O Planeta Pré-Histórico (1965)

4
(2)

O Planeta Pré-Histórico
Original:Voyage to the Prehistoric Planet
Ano:1965•País:EUA, União Soviética
Direção:Curtis Harrington
Roteiro:Curtis Harrington
Produção:George Edwards
Elenco:Basil Rathbone, Faith Domergue, John Bix, Gennadi Vernov, Georgi Zhzhyonov, Yuriy Sarantsev, Georgiy Teykh, Vladimir Yemelyanov

O Planeta Pré-Histórico (Voyage to the Prehistoric Planet) é uma tosqueira a cores produzida em 1965. Foi lançada em DVD no Brasil pela extinta Works na Sci-Fi Collection, num mesmo disco com Viagem ao Planeta das Mulheres Selvagens (Voyage to the Planet of Prehistoric Women, 1967).

Com direção e roteiro de Curtis Harrington, o filme tem a curiosidade de ter em seu elenco nomes como Basil Rathbone (astro de inúmeros filmes de horror) e Faith Domergue (do clássico Guerra entre Planetas, 1955), apesar que em papéis pequenos: Rathbone é o cientista Prof. Hartman, que lidera uma expedição com destino ao planeta Vênus (e que não sai do centro de comando, de onde dá suas ordens e orientações), e Domergue é a cientista e astronauta Marsha Evans, que também não sai de seu foguete, nunca se expondo ao perigo.

Ambientado em 2020, após a exploração da lua, a Terra inicia uma conquista maior do espaço com uma expedição que é formada por dois grupos de astronautas viajando em naves diferentes. De um lado (Sirius), temos os astronautas Brendan Lockhart (Vladimir Yemelyanov), Andre Ferneau (Gennadi Vernov) e Hans Walters (Georgi Zhzhyonov), e em outra nave (Vega), temos Allen Sherman (Yuri Sarantsev) e Kern (Georgi Tejkh), acompanhados por um robô chamado John (John Bix), desajeitado e pesado. Esses últimos descem à superfície do planeta Vênus para uma missão de exploração e perdem o contato com o centro de comando. Para tentar resgatá-los, a nave Sirius vai ao seu encontro, e seus tripulantes enfrentam uma série de situações tensas num ambiente desconhecido e hostil com ataques de animais pré-históricos e revolta da natureza com uma erupção vulcânica.

O Planeta Pré-Histórico (1965) (2)

Diversão discreta num filme de baixo orçamento produzido há quase meio século, e que curiosamente teve várias cenas aproveitadas do filme russo Planeta das Tempestades (Planeta Bur, 1962), de Pavel Klushantsev. Aliás, O Planeta Pré-Histórico recebeu uma espécie de refilmagem dois anos depois, com o acréscimo de outros eventos na história tendo como resultado o filme Viagem ao Planeta das Mulheres Selvagens, dirigido por Peter Bogdanovich (de Na Mira da Morte, 1968, com Boris Karloff) e com a musa Mamie Van Doren liderando uma tribo de belas mulheres loiras habitantes de Vênus, que se comunicam telepaticamente e planejam vingança contra os astronautas humanos que chegaram em seu planeta numa missão de exploração e matam um pássaro pré-histórico num confronto, o qual era considerado um deus para as nativas. O filme consegue ser mais tosco que seu antecessor, uma vez que a inclusão forçada e fora do contexto de mulheres seminuas na história deixou o roteiro ainda mais bagaceiro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

2 thoughts on “O Planeta Pré-Histórico (1965)

  • 19/04/2021 em 11:47
    Permalink

    parece a nave dos Jetsons do desenho animado dos estúdios Hanna-Barbera. De tão ruim o filme, se torna bom ! Será que esse filme foi o precursor do estilo de cinema chamado Trash Movies?Eu gosto desse tipo de filme porque os roteiros lembram os roteiros de quadrinhos, aliás num dos diálogos do filme um dos personagens fala sobre quadrinhos meio que debochando do amigo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *