Romina (2018)

2.3
(3)

Romina
Original:Romina
Ano:2018•País:México
Direção:Diego Cohen
Roteiro:Diego Cohen
Produção:Adriana Ortega
Elenco:Francisca Lozano, Roberto Beck, Walter Bercht, Victor Bonilla, Diego Cohen, Arantza Ruiz, Eduardo Negrete

A única boa ideia do péssimo longa mexicano Romina acontece nos primeiros cinco minutos, quando desperta uma expectativa animadora de um trabalho diferenciado. Após a introdução-clichê, onde a personagem título é interrogada pelo ocorrido durante o acampamento às margens do Lago de Cristal (que criativo!), surge um cenário de morte e violência, com a apresentação dos cadáveres de vários jovens, desfigurados e cobertos de sangue. Ao saber que praticamente todos os personagens irão morrer, num aparente violento slasher, você – por alguns segundos – imagina que verá uma produção com uma narrativa invertida até entender a motivação dos crimes. Infelizmente, logo após essa introdução, o filme volta ao tradicional mas com altas doses de chatice e amadorismo.

Um grupo de amigos, em conversas triviais e pouco interessantes com a câmera acompanhando-os do lado de fora de um carro em movimento, planeja alguns momentos de diversão na mata. Arturo (Roberto Beck), Rámon (Walter Bercht), Ezequiel (Victor Bonilla), Diego (Oliver Nava), Ximena (Arantza Ruiz) e Celia (Claudia Zepeda) querem apenas relaxar na natureza, falar bobagens e encher a cara. Mas, não estão sozinhos. Uma outra estudante, Romina (Francisca Lozano), está acampando do outro lado do lago, atiçando os meninos que, além de observá-la sem roupa e durante o banho no lago, resolvem partir para uma ação agressiva.

Na manhã seguinte, com o veículo inutilizado, só resta aos jovens tentar sobreviver aos ataques, na construção do que fora visto nas cenas iniciais. Ainda que tenha mostrado as vítimas no começo, até desperta uma leve dúvida de como aquilo irá se desenvolver, mas o resultado é extremamente decepcionante. Mortes em off, câmera discreta nos atos e até mesmo nos ataques. Um rapaz está andando pela mata, desaparece, e depois é visto preso, amordaçado a uma árvore. Como aquilo aconteceu? Use a sua imaginação, porque todas as vítimas terão destinos parecidos.

A câmera de Diego Cohen evidencia o amadorismo, ainda que o elenco tenha até se mostrado um pouco esforçado. Poucos posicionamentos se destacam como na cena do carro, embora seja arrastada em demasia. Há falhas no som (o barulho das pedradas e a trilha incidental são muito ruins), nos efeitos de maquiagem (é facilmente perceptível os olhos pintados de preto no que deveria ser um sinal de ausência deles) e até na composição das mortes (repare na respiração de um dos “cadáveres” na cena inicial). Romina não se destaca como uma Angela, de Acampamento Sinistro, e nem como a violentada Jennifer, de A Vingança de Jennifer. Aliás, a partir de uma certa revelação final, não fica claro se era uma intenção desde o começo cometer os crimes ou se foi um ato de vingança.

Com exemplares melhores no México, principalmente em seu passado de riquezas cinematográficas, Romina está bem distante de merecer uma indicação. Basicamente, está do lado oposto do lago cristalino, silenciosa e solitária.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

24 thoughts on “Romina (2018)

  • 21/08/2019 em 04:22
    Permalink

    O filme é péssimo e as atuações são ridículas, mas chega a ser inacreditável um filme tão idiota e ter várias pessoas sem entender a motivação dela e do parceiro, se é dito logo no primeiro diálogo do grupo e ainda citando o nome dela.
    E o estupro ocorreu, porque ela seduziu um a noite com a intenção já de matar, mas apareceu o outro que ela não esperava.
    No início do filme o cúmplice diz que está ligando pra ela e todos do grupo fazem comentários maldosos, como se ela fosse uma excluída, comentários machistas etc. Sem saber que ela estava lá justamente pra matar eles.
    O filme é horrível, mal feito e mesmo previsível várias pessoas não entenderam.

    Resposta
    • 21/04/2021 em 23:58
      Permalink

      Horrível, triste, perdi meu tempo assistindo essa bosta, ao invés de sentir medo, chorei de rir.

      Resposta
  • 05/04/2019 em 01:21
    Permalink

    Que filme ridículo! Claramente ali não foi uma vingança, foi prazer em matar. Aquelas duas garotas não tinham absolutamente nada a ver com os acontecimentos que rolaram com a Romina.

    Resposta
    • 16/06/2019 em 01:53
      Permalink

      Pior filme já visto, perca de tempo, tudo é ruim atores,maquiagem,efeitos não tem nada de bom.

      Resposta
      • 17/06/2020 em 17:19
        Permalink

        Podem explicar se o personagem Diego morreu ou não? Se era cúmplice ou não da Romina? Isso ficou no ar.

        Resposta
  • 19/10/2018 em 17:24
    Permalink

    Que filme ridículo, calouros de cinema fazem filme melhor que esse, me espanta o filme estar com 89% de positividade no Netflix, só por isso assisti, mas não é possível essa classificação, já negativei o filme.

    Resposta
    • 10/04/2019 em 01:33
      Permalink

      Algo que pode te ajudar: li que o que você intitulou como “89% de positividade no Netflix” não é bem isso; esse percentual se refere a quantos por cento o filme é interessante para você, com o algoritmo se baseando no que você já assistiu/ costuma assistir e nos “negativos” e “positivos” que você atribui às obras que já avaliou. Espero que com essa dica, você desfrute melhor da plataforma. Bons filmes pra você!

      Resposta
    • 22/07/2019 em 22:33
      Permalink

      porcaria de filme , as meninas não tinha nada á ver , coitadas morreram sem saber o que aconteceu nota zero 22/07/2019 segunda-feira 22:33 minutos

      Resposta
      • 21/08/2019 em 04:02
        Permalink

        No início do filme eles deixam bem claro que conheciam a garota (inclusive falam o nome dela) e todos fazem comentários machistas e depreciativos, sugerindo bullying (exceto o cúmplice e a “namorada”, que ele afirma merecer também no final).
        O filme é péssimo, mas fica claro durante todo o filme do início ao fim que eles conheciam ela. O estupro seria mais uma referência e um “a caso”. Eles planejaram matar todos.

        Resposta
        • 20/02/2020 em 19:56
          Permalink

          Não entendi por que no início do filme o corpo de Diego aparece boiando ao lado do da namorada e na final ele está vivo, entre tantas outras coisas mal explicadas essa é pra mim a mais questionável!

          Resposta
  • 14/10/2018 em 10:14
    Permalink

    Zuado demais, ainda está na Netflix esse filme KKKKKKK, tiraram muita coisa boa de lá para deixar essa coisa ruim ae.

    Resposta
  • 02/09/2018 em 03:06
    Permalink

    Acabei de ver e vim procurar sobre o filme pra saber se era só eu que tinha achado um lixo.. Meu Deus que filme escroto, fiquei até com tonteiras de ver 10x a câmera descendo e levantando á TODO momento, roteiro péssimo e atores piores aindas, maquiagem bosta, não tem como descrever o quão ruim é esse filme.

    Resposta
  • 14/08/2018 em 10:09
    Permalink

    Credo, filme irritante, chato, mal feito, sem lógica, sem noção, pior que teatro escolar… só um retardado poderia assistir e gostar. Me arrependo de não ter lido as criticas antes de tentar assistir.

    Resposta
    • 27/08/2018 em 01:39
      Permalink

      Ridículo. Quem foi o retardado q criou isso? Pra q fui assistir a está merda? Tinha q ser mexicano.

      Resposta
      • Avatar photo
        27/08/2018 em 11:19
        Permalink

        O filme é ruim mesmo, Flávia, mas eu não generalizaria assim. O cinema mexicano tem uma caralhada de coisa boa 😉

        Resposta
    • 17/06/2020 em 17:18
      Permalink

      Podem explicar se o personagem Diego morreu ou não? Se era cúmplice ou não da Romina? Isso ficou no ar.

      Resposta
  • 06/08/2018 em 05:39
    Permalink

    Filme sem realidade, sem impacto de um filme de terror!

    Resposta
  • 03/08/2018 em 13:53
    Permalink

    Um filme horroroso no sentido mais literal da palavra. Atores de 5° categoria, extremamente canastrões e inexpressivos. Os dialogos pré-adolescentes dos personagens sao enervantes e infinitos. As cenas de mutilaçoes e mortes sao infantis e tao mal feitas que chega a sangrar os olhos do incauto expectador que se aventurou a assistir este ridiculo filme.
    Cenas desconexas, roteiro infantil, efeitos especiais lamentaveis e atores mediocres. Quer mais? Assista essa pérola cinematografica chamada Romina…Mas depois nao diga que nao avisei. Nota -0

    Resposta
  • 30/07/2018 em 22:51
    Permalink

    Eu assisti esse filme hoje, porém detestei. É bem como você disse: no início parece interessante, porém fica uma coisa repetitiva e sem atrativo algum. Não mostra as mortes, nem como as pessoas são capturadas, fora que não há como entender, especificamente, qual é o objetivo da menina: vingança ou simplesmente prazer em matar.

    Resposta
    • 07/11/2020 em 02:52
      Permalink

      POIR FILME DA VIDA!!!!!!!! QUE ÓDIO

      Resposta
  • 23/07/2018 em 10:17
    Permalink

    Assisti isso ontem, avançando é lógico.
    Perdi minutos preciosos de meu tempo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *