5
(6)
Banda:Black Sabbath
Ano:1970•País:EUA
Álbum:Black Sabbath
Estilo:heavy metal
Selo:Vertigo

Certa vez, folheando as páginas da extinta revista MetalHead, que existia ali pelos idos de 1990/2000, me deparei com uma entrevista traduzida do guitarrista Tony Iommi em que ele dizia, às vésperas da formação do seminal Black Sabbath, ter observado a lotação na fila de um cinema para ver um filme de terror, ainda na década de 1960 (o filme era Black Sabbath, do Mario Bava), na rua do estúdio onde ensaiavam. Na ocasião, ele lembrou, Geezer Butler estranhou o fato de tantas pessoas pagarem para verem filmes que dão medo. Esse foi o insight que deu nome e conceito à banda que “fundaria” o heavy metal nos termos atuais.

O Black Sabbath (a banda), surgiu em 1968 na sombria Birmingham, cidade industrial inglesa, com uma proposta diferenciada para aqueles anos tão coloridos. O que não se imaginava é que Black Sabbath (o disco), lançado em 1970, se tornaria um dos pilares de um gênero que surgia ali, o heavy metal. Apesar de já vir se desenvolvendo devagar e sempre através de riffs e licks de guitarras esparsos que se destacavam entre uma banda e outra ao longo dos anos anteriores, o heavy metal encontrou no Black Sabbath (a banda, o disco, e a música – por que não?), sua identidade absoluta.

Importante considerar que o metal, nesta época, era bem diferente do que conhecemos hoje, quando este tipo de som, quando relembrado pelas bandas atuais, é tratado como “vintage”. O que temos em Black Sabbath (o disco) é um conjunto de canções baseadas num “hard blues rock”, e é fácil ver por aí este primeiro trabalho da banda ser chamado de proto-heavy metal, e o principal motivo para isso é sua característica mais marcante, presente em todas as canções: o peso.

E mesmo o peso, tão marcante, já estava sendo ensaiado por outros grupos. The Jimi Hendrix Experience já fazia apresentações esmagadoras na segunda metade da década de 1960, e na Inglaterra, The Who, Cream e Yardbirds foram nomes que se destacaram pelo experimentalismo nessa direção. O Led Zeppelin, o “resultado” do Yardbirds, também já tinha lançado dois discos pesudos quando o Sabbath cravou sua bandeira no mundo do rock.

As letras sombrias foram outro diferencial do Sabbath. Poucas bandas vinham arriscando algo nessa direção – já que a energia do mainstream era totalmente outra -, como o Coven, banda que já falei sobre por aqui, e outros nomes menos pomposos, como o Black Widow, o Jacula, o Plus, e outros que forjaram passo a passo a estrada que hoje chamamos de occult rock.

Para se ter uma ideia da força que foi o Black Sabbath nesse sentido, olha o que o Rob Halford (Judas Priest) falou, em entrevista para o portal Brave Words, sobre Black Sabbath (a música), numa ocasião em que teve que cantá-la substituindo Ozzy Osbourne em uma apresentação:

“Para mim, ‘Black Sabbath’ é a canção mais demoníaca de todos os tempos no metal. E eu tive a oportunidade de cantá-la três vezes (Halford substituiu Ronnie James Dio no Black Sabbath duas noites em novembro de 1992 quando ele se recusou a abrir o show de Ozzy Osbourne, e em 2004 Ozzy teve bronquite e Halford o substituiu em um apresentação no Ozzfest). Há uma sensação malevolente no ar quando ela é tocada ao vivo. Algo obscuro acontece sobre a plateia e todos se calam, desligam seus celulares e atentam para o palco. É a canção mais sinistra que existe. Quando comecei a cantá-la me senti como se Satã estivesse na primeira fileira”.

E assim inicia a estreia do Sabbathzão. Distribuído pelo selo Vertigo, na época dedicado a bandas progressivas e estilos menos radiofônicos (os sons mais pesados da época), Black Sabbath (o disco) foi gravado em um dia, “ao vivaço”, com todos os músicos tocando juntos. Tony Iommi já repetiu em dezenas de entrevistas que as faixas apresentadas ali eram na verdade o set da banda nas apresentações da época. Com apenas dois dias de estúdio para gravar e mixar, não havia muito a ser feito. Tudo aconteceu de forma orgânica num único take. Os únicos retoques no álbum aparecem na forma de sons como sinos, trovões e efeitos de chuva na faixa de abertura, além de guitarras dobradas em N.I.B. e Sleeping Village.

E por falar nas canções, eis um compilado das mais sinistras e fantasmagóricas composições da época. O que dizer da faixa-título, um doom arrastado que narra uma aparição de Satã, que se manifesta em meio às pessoas numa rua e avança sobre (ou contra) elas? Ou de N.I.B., canção de amor (ou de recrutamento), cantada por um Lúcifer encantador? Nessa, o heavy pesado dá as caras e mostra porque o Sabbath é considerado um pioneiro.

E interessante que nem tudo é treva neste compilado. The Wizard toma o ouvinte com seus riffs de gaita (?!?!?!) conduzindo um blues pesado que conta a história de um bruxo que caminha pelas ruas de uma vila, “spreading his magic” e afastando o mal. Momentos mais contemplativos também existem com Sleeping Village e Behind The Walls of Sleep. E mesmo nesses momentos menos densos, o tom sombrio conduz as melodias, dark até em seus lapsos mais luminosos e versáteis.

Dois covers completam a obra: Evil Woman, do grupo Crow, com forte pegada radiofônica e, por isso, um dos singles do álbum, e a chapadíssima Warning, original do Retaliation e lançada em 1967. Com um balanço envolvente em seus mais de dez minutos, em Warning percebemos todo o potencial do quarteto enquanto instrumentistas.

É chover no molhado falar sobre a importância deste álbum, que influenciou tudo que surgiu no metal pesado a partir dali. A banda seguiria caminhos distintos, musicalmente falando, por toda a sua carreira, com cada novo disco soando completamente diferente do anterior, moldando muitas vertentes do rock que se desenvolveriam. O tom sombrio marca todas as épocas mesmo com as narrativas sobre bem e mal tomando outras formas nas composições. Black Sabbath rules!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *