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O Terror Veio do Espaço
Original:The Day of the Triffids
Ano:1963•País:UK
Direção:Steve Sekely, Freddie Francis
Roteiro:Bernard Gordon, Philip Yordan, John Wyndham
Produção:George Pitcher
Elenco:Howard Keel, Nicole Maurey, Janette Scott, Kieron Moore, Mervyn Johns, Ewan Roberts, Alison Leggatt, Janina Faye

“Todos os relatórios confirmam que o mundo está testemunhando uma chuva de meteoritos sem precedentes. Não há registro de uma exibição como essa na história. Nos observatórios, os astrônomos estão notando esse fenômeno fantástico e calculando cuidadosamente o efeito em nosso sistema solar. O consenso da opção é que os meteoritos queimam devido ao calor intenso antes de atingirem a Terra.”

O Terror Veio do Espaço (The Day of the Triffids, Inglaterra, 1963) é uma ficção científica com elementos de horror situado na sempre interessante temática de invasão alienígena com monstros vindos do espaço sideral (validando o título nacional), através de plantas carnívoras (as tais trífides do nome original), desenvolvidas por esporos vindos numa chuva de meteoros.

Foi lançado no mercado brasileiro de vídeo VHS pela “VTI” na coleção “Vídeo Nostalgia”, e também está disponível no Youtube. A direção é de Steve Sekely, com sequências adicionais não creditadas de Freddie Francis, habitual colaborador das produtoras “Hammer” e “Amicus”. O roteiro é baseado na história homônima de John Wyndam, publicada em 1951, o mesmo autor de “The Midwich Cuckoos”, que serviu de inspiração para outra preciosidade do mesmo período, A Aldeia dos Amaldiçoados (Village of the Damned, 1960).

Uma inédita chuva de meteoros atinge a Terra (conforme a narração reproduzida no início desse texto), e mesmo sendo incinerados no contato com a atmosfera, ainda criam um efeito apocalíptico causando cegueira na maior parte da humanidade, ficando imunes apenas aqueles que não tiveram contato visual. O fenômeno bizarro também é responsável por trazer esporos alienígenas de natureza hostil, que entram em contato com plantas carnívoras que crescem e se locomovem, aumentando ainda mais o clima perturbador com perseguições e mortes violentas.

Dentro desse cenário de histeria por causa da cegueira coletiva e luta pela sobrevivência contra os monstros vegetais do espaço, temos dois núcleos distintos com personagens que não perderam a visão e tentam combater os invasores.

Um deles é formado pelo oficial da marinha Bill Masen (Howard Keel), que acorda num hospital em Londres após uma cirurgia nos olhos e encontra o caos ao seu redor. Ele acolhe uma menina órfã nas ruas, Susan (Janina Faye), sobrevivente de um acidente de trem, e juntos partem para França onde encontram Christine Durrant (Nicole Maurey) refugiada numa casa de campo. Agora o grupo formado tenta escapar com destino a uma base naval americana no litoral da Espanha para serem resgatados, tendo que enfrentar no caminho a ameaça das plantas alienígenas, que por sua vez resistem ao fogo e se regeneram quando danificadas.

O outro núcleo em paralelo (dirigido por Freddie Francis para aumentar a metragem do filme) é formado por um casal de cientistas em crise de relacionamento, Tom Goodwin (Kieron Moore) com problemas de alcoolismo e sua esposa Karen (Janette Scott). Eles trabalham com pesquisas científicas isolados num farol de uma ilha e precisam lutar por suas vidas contra os ataques das plantas mutantes.

A história do filme é bem interessante com a chuva de meteoros, a cegueira coletiva e a invasão com as plantas alienígenas, contada através da perspectiva de dois grupos diferentes de sobreviventes. Mas, o maior destaque certamente é aquilo que para muitos é motivo de piadas e para os apreciadores do cinema fantástico de baixo orçamento é a garantia do entretenimento, ou seja, os efeitos práticos toscos dos monstros bagaceiros, aqui representados por plantas assassinas que perseguem e matam as pessoas. Os ataques são extremamente hilários e divertidos, com atores fantasiados simulando as plantas rastejantes à procura de suas vítimas. Vale sempre lembrar e enaltecer as dificuldades com o orçamento reduzido para a criação dos efeitos práticos e numa época sem as facilidades da computação gráfica.

Curiosamente, existem outras duas versões inspiradas na história de John Wyndham, ambas minisséries para a televisão: The Day of the Triffids (1981) com seis episódios, e O Dia Final (2009), dividida em dois capítulos. Outra curiosidade é a semelhança do título nacional com outro filme também de produção inglesa, lançado em DVD por aqui com o manjado nome O Horror Vem do Espaço (Fiend Without a Face, 1958), sobre experiências de um “cientista louco” com a materialização de pensamentos e a influência destrutiva da energia radiativa dos reatores atômicos militares, criando monstros inicialmente “sem rostos” e depois visíveis na forma grotesca de um cérebro com espinha dorsal.

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