5
(2)

Os Malditos
Original:The Damned
Ano:2024•País:Irlanda, UK, Bélgica, Islândia
Direção:Thordur Palsson
Roteiro:Thordur Palsson, Jamie Hannigan
Produção:Conor Barry, Lee Crowley, Tim Headington, Kamilla Hodol, Emilie Jouffroy, Nate Kamiya, John Keville, Danny McCafferty, Theresa Steele Page
Elenco:Odessa Young, Joe Cole, Siobhan Finneran, Rory McCann, Turlough Convery, Lewis Gribben, Francis Magee, Mícheál Óg Lane Andrean Sigurgeirsson, Guillermo Uria, Arnar Máni Iansson Gray

“Tranque suas portas e janelas quando o mar entregar seus mortos.
Cuidado com o Draugur, pois sua fúria não será alimentada.
Ele rouba por amor ao roubo, ele machuca por amor à dor.
Cuidado com o Draugur, quando ele vagueia pela planície.
Há loucura em suas palavras, há doença em seu hálito.
Cuidado com o Draugur, pois seu toque gelado é a morte.
Ele permanece perto do túmulo e do hálito que uma vez tirou.
Cuidado com o Draugur, pois esta noite ele vem atrás de você”.

Nascido de uma coprodução internacional entre o Reino Unido, Islândia, Irlanda, Bélgica e Estados Unidos, The Damned é uma grata surpresa que, infelizmente, foi subestimada pela mídia. A história tem uma levada de “folk horror” e narra os infortúnios de uma pequena vila de pescadores na Islândia, que tem que sobreviver ao inverno rigoroso com a fome batendo a sua porta.

Eva (Odessa Young), viúva do líder da expedição, tenta manter a ordem entre os famintos pescadores até que num dado momento presencia um naufrágio nas encostas rochosas chamadas de “Os Dentes”. Os poucos sobreviventes do naufrágio tentam alcançar o barco pesqueiro, mas são expulsos pelos marinheiros em preservação da própria embarcação.

Após sepultar os mortos que chegam à baía, Ragnar (Rory McCann), Hákon (Turlough Convery) e os demais marinheiros começam a recolher os alimentos pertencentes ao navio. Em uma noite de comemoração com muita música e bebida, Eva começa a sentir uma presença maligna na cabana e que põe todos em perigo e conta o ocorrido a Helga (Siobhan Finneran), a “curandeira” do grupo, que relata sobre uma lenda local onde uma criatura chamada Draugur aparece depois de um naufrágio para atormentar os pescadores que pilham seus pertences. De acordo com a mitologia, o draugur ou draug (em nórdico antigo: draugr; em norueguês, sueco e dinamarquês, draugen), também conhecido como aptrgangr (literalmente “o que caminha de novo“, ou “o que caminha depois da morte“) é uma criatura classificada como um morto-vivo vingativo na mitologia nórdica.

The Damned é uma aula de cinema. Com uma fotografia espetacular que traz na pele do espectador toda a claustrofobia de um ambiente que vive no gelo e na solidão, esta produção também impressiona tanto pela caracterização dos personagens e sua atuação. Odessa Young consegue entregar uma interpretação incrível que nos impulsiona no terror e na depressão da personagem e o final empurra o espectador num redemoinho de surpresas.

O filme estreou no Festival de Cinema de Tribeca em 6 de junho de 2024 e, mesmo antes de sua estreia, a Vertical Entertainment adquiriu os direitos de distribuição na América do Norte, arrecadando US$ 1,3 milhão nas bilheterias. Também teve uma passagem em São Paulo pela 48ª Mostra de Cinema BR, exibido com o título “Os Malditos“.

Cru, claustrofóbico e assustadoramente real, The Damned é uma ótima indicação para quem curte filmes de época onde o suspense é mais coroado que o próprio horror em si.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *