4.4
(7)

Silo - 2ª Temporada
Original:Silo - Season Two
Ano:2024•País:EUA
Direção:Amber Templemore, Aric Avelino, Michael Dinner
Roteiro:Hugh Howey, Jeffery Wang, Graham Yost, Jessica Blaire, Remi Aubuchon, Aric Avelino, Fred Golan, Cassie Pappas, Sal Calleros, Katherine DiSavino
Produção:Aric Avelino, Matthew Bird, Jessica Blaire, Joanna Thapa
Elenco:Rebecca Ferguson, Common, Tim Robbins, Harriet Walter, Avi Nash, Billy Postlethwaite, Chinaza Uche, Iain Glen, David Oyelowo, Rick Gomez, Ferdinand Kingsley, Steve Zahn

Essa série da Apple TV continua sendo uma ótima alternativa atualmente em ficção cientifica na telinha. Baseado nas publicações de Hugh Howey, a primeira temporada chegou devagar e, numa divulgação boca a boca entre os aficionados, ampliou seu escopo e fez um sucesso inesperado.

A série começa exatamente onde terminou a temporada anterior, acompanhando a saga de Juliette Nichols (Rebecca Ferguson) na sua tentativa desesperada de descobrir a verdade e salvar as pessoas do silo, enquanto o prefeito e chefe de TI, personagem de Tim Robbins (cada vez mais maquiavélico), tenta conter uma rebelião das classes menos favorecidas.

Há novos personagens, como o maluquete Solo (Steve Zahn, um ator que particularmente não gosto, mas que aqui está bem caracterizado) e outros que ganham nova envergadura, como o chefe de segurança interpretado por Common, além do pessoal da Mecânica, meros figurantes na primeira mas que ganham importância e desenvolvimento nesta segunda temporada.

Para quem não sabe do se trata, Silo retrata um futuro distópico, convenientemente preso a regras rígidas que impedem o conhecimento do passado (qualquer objeto antigo é proibido), onde as pessoas vivem numa cidade subterrânea (o tal silo) sem acesso ao mundo exterior, que está contaminado por algum evento radioativo que ninguém mais se lembra. Todos vivem sob as regras de um livro chamado “Pacto”, escrito pelos fundadores do silo, que restringe o conhecimento, impõe sanções a quem questiona, a quem quer entender o que aconteceu ou analisar o que, efetivamente, tem do lado de fora.

Em razão de certos acontecimentos que vimos no final da primeira, essa segunda temporada amplia um pouco o horizonte, responde alguns questionamentos (o que tem do lado de fora e por qual motivo as pessoas morrem ao chegar lá) e coloca outros bem pertinentes, mantendo a curiosidade e tensão dos episódios.

As maquinações políticas ganham certo destaque (mas não tanto, ou seja, passa longe de se tornar algo enfadonho), enquanto a rebelião ganha contornos inesperados, principalmente com a adesão de importantes personagens aos rebeldes.

Esta segunda temporada é mais ousada nos temas tratados (a manutenção do controle social é um bom exemplo), mantém a cenografia magistral e as interpretações convincentes de todo o elenco, com destaque, claro, para o já mencionado Tim Robbins, mas sem abandonar a protagonista interpretada pela Rebecca Ferguson, grande atriz que injeta força e altivez ao personagem.

O final tem uma cena de grande impacto que deixa dúvida sobre o destino de dois personagens ao mesmo tempo que abre uma nova perspectiva sobre uma terceira temporada (será que teremos um prequel?!?!?!). De qualquer forma, Silo traz uma nova roupagem para alguns temas de ficção cientifica já explorados e um conjunto de mistérios que desafiam o espectador, num ritmo vertiginoso de thriller conspiratório que resulta numa ótima diversão para todos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *