Silo – 1ª Temporada (2023)

4.5
(4)

Silo - 1ª Temporada
Original:Silo - Season One
Ano:2023•País:EUA
Direção:Adam Bernstein, Morten Tyldum, Bert, David Semel
Roteiro:Lekethia Dalcoe, Hugh Howey, Jeffery Wang, Graham Yost, Jessica Blaire, Ingrid Escajeda, Remi Aubuchon, Aric Avelino, Fred Golan, Cassie Pappas
Produção:Aric Avelino, Matthew Bird, Jessica Blaire, Joanna Thapa
Elenco:Rebecca Ferguson, Common, Tim Robbins, Harriet Walter, Avi Nash, Billy Postlethwaite, Chinaza Uche, Iain Glen, David Oyelowo, Rick Gomez, Ferdinand Kingsley

Confesso que me surpreendi com Silo, série disponibilizada na Apple TV que, se não fez o sucesso merecido, vem angariando simpatizantes e boas críticas. A história parece derivativa de outros filmes e séries ao retratar um futuro distópico, convenientemente preso a regras rígidas que impedem o conhecimento do passado (qualquer objeto antigo é proibido, de livros a embalagens de doces) e onde a evolução social, tecnológica e política é podada ou anda a passos de tartaruga. Todavia, há originalidade e competência criativa sob vários aspectos, da cenografia ao roteiro que sustenta um clima de conspiração e investigação policial ancorado por excelentes atores.

Num futuro pós apocalíptico, cerca de 10.000 pessoas sobrevivem numa cidade subterrânea sem acesso ao mundo exterior, que está contaminado por algum evento radioativo que ninguém mais se lembra. As pessoas vivem numa comunidade onde há uma série de restrições, por exemplo, ter filhos. Esse é o início do primeiro episódio em que o xerife Holston (David Oyelowo) consegue autorização para tentar novamente gerar um filho com sua esposa (Rashida Jones). Esta, por sua vez, está fazendo questionamentos perigosos que poderão por em risco a relação com o marido xerife e a própria estrutura vigente no silo. A partir do deslinde desses personagens chave iniciais, a série encontra sua protagonista em Rebecca Ferguson, que interpreta uma engenheira mecânica que se vê envolvida numa trama paranoica para desvendar um assassinato, a verdade sobre a existência do silo e o que existe do lado de fora.

Todos os atores são de primeira linha e estão excelentes, cada um com características próprias e arcos dramáticos bem definidos. Além dos já citados, destaque também para Tim Robbins e Will Patton, que, nos últimos anos, se esmeram em roubar a cena cada vez que aparecem na tela.

Podem incomodar alguns puristas as decisões de criar um amálgama de outros produtos já vistos, mas aqui sempre há um toque diferente, um jeito de executar e um ponto de vista do roteiro que desculpa qualquer tropeço e diferencia essa versão de tantas outras que tem por aí. Há episódios onde a tensão é mais presente (o conserto do gerador), outros em que a dramaticidade ganha contornos inesperados (infelizmente não dá para relatar aqui sem cair num spoiler), mas todos seguem a cartilha dos melhores enredos de conspiração já vistos na telinha, parte sustentada pela ótima produção de Graham Yost, responsável por ótimas séries como Slow Horses (2022), The Americans (2013 – 2018) e Justified (2010 – 2015).

Silo é uma adaptação do primeiro livro de uma trilogia escrita por Hugh Howey e espero sinceramente que a Apple adapte com o mesmo esmero os próximos (foi dado sinal verde para um nova leva de episódios), já que o final deixa em aberto uma gama de possiblidades bem interessantes para a continuidade da história.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

One thought on “Silo – 1ª Temporada (2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *