![]() Maníaco do Parque
Original:Maníaco do Parque
Ano:2002-2009•País:Brasil Direção:Alex Prado Roteiro:Solange Queiróz Produção:Alex Prado Elenco:Cláudio Mello, Franklin Fiuza, Cleber Armeloni, Giovana Meredig, Jorge Martins, Edgar da Silva, Daiane Brito |
Em 2024 foi lançado Maníaco do Parque de Mauricio Eça, um filme que teve bastante repercussão nas mídias. Mas o que muitos não sabiam é que essa não foi a primeira adaptação da história de Francisco de Assis Pereira. Na verdade, o primeiro longa do Maníaco do Parque foi um filme independente dirigido por Alex Prado. O longa foi filmado em 2002, sendo exibido a partir de 2009, e teve seu roteiro baseado em relatos que o próprio Francisco fez ao diretor, enquanto estava preso.
A história todos já conhecem. Após vivenciar infância e adolescência traumáticas, o motoboy Francisco de Assis Pereira dá início a uma série de assassinatos contra jovens moças. Após enganar suas vítimas com a história de que trabalhava em uma agência de modelos, o maníaco conseguia convencer e atrair as mulheres até uma mata fechada, onde eram estupradas e mortas.
O contraste inegável entre este exemplar e o filme de 2024 é também seu ponto mais forte. Enquanto a versão de Eça peca na falta de terror, a obra de Prado está recheada de elementos gore, com muitas cenas de violência e sangue, além de nudez, sexo e até mesmo aparições diabólicas. Se por um lado, o filme de 2024 é um suspense policial, inteligente, super produzido e que adicionou diversos elementos fictícios para preencher lacunas na história do maníaco do parque, a produção dos anos 2000 é essencialmente um filme de terror trash – independente e de baixo orçamento – baseado em relatos do próprio Francisco, ainda que longe de representar os fatos com total veracidade. Pode-se dizer que os dois são opostos que acabaram se complementando.

Mas o que mais me incomodou foi a narrativa construída em cima dos traumas passados vivenciados por Francisco. Provavelmente por ser baseado nas versões do próprio assassino a respeito de si mesmo, o longa parece tentar a todo momento justificar os atos criminosos cometidos pelo maníaco do parque e explicar os motivos pelos quais um garoto comum se tornou o monstro que conhecemos. Diferentemente da obra de Eça, que optou por conferir protagonismo às mulheres, aqui, de certa forma, quem acaba sendo colocado como vítima é o próprio Francisco. As justificativas são várias, incluindo: preconceito social, histórico de violência sexual, um acidente de bicicleta que, aparentemente, provocou uma lesão neurológica grave, além de uma série de desilusões amorosas e o mais chocante – e inédito – relato de que quando adolescente teve seu pênis mutilado por uma amante enquanto faziam sexo no cemitério, em cima de um túmulo, em um tipo de ritual satânico.
O filme tem algumas curiosidades e até mesmo uma suposta maldição. Alex Prado é um diretor veterano, pioneiro dos bang-bang brasileiros e um nome importante da Boca do Lixo, polo cinematográfico paulistano e reduto de filmes independentes nacionais. Segundo relatos na internet, durante a produção, o diretor Alex Prado descobriu um tumor no cérebro, forçando uma pausa de 6 anos, além disso, Cleber Armeloni, que interpretou Francisco na infância, morreu em um acidente de trânsito após as filmagens. De acordo com o canal do Youtube onde o longa está disponível, destinado a apresentar os trabalhos do cineasta Carlos Sabugo, o filme não foi lançado devido a problemas judiciais.
O Maníaco do Parque de Alex Prado acabou apresentando um resultado abaixo das expectativas, mas que merece ser conferido por dois motivos. Primeiramente pela sua importância histórica – por ser oficialmente o primeiro longa inspirado em um dos mais notórios serial killers do Brasil – e representatividade do cinema marginal, mas também por entregar todo o terror que faltou no filme de 2024.




Você teria o link para o filme ou uma forma de disponibilizar o filme? Venho procurando mas não consigo achar