5
(1)
Nova Jaguaruara
Original:Nova Jaguaruara
Ano:2017•País:Brasil
Autor:Amaurício Lopes •Editora: Independente

Nova Jaguaruara é o primeiro trabalho do autor cearense Amaurício Lopes. Lançado em 2017, a obra apresenta um suspense sobrenatural carregado de referências da cultura cearense, que surpreende pela ousadia e mistério instigante, provando que o horror clássico pode emergir em qualquer ambiente, quando bem idealizado e realizado.

O livro conta a história da cidade fictícia de Nova Jaguaruara, cidadezinha localizada no meio do semiárido cearense e envolta em mistérios. A mais pontual das curiosidades em torno da cidade se apresenta diariamente à meia-noite, hora em que toda a energia da cidade cai por exatamente um minuto. Todas as noites, Nova Jaguaruara se afunda na escuridão da noite por um minuto, nesse mesmo horário. Outro mistério envolve o desaparecimento de pessoas na região há décadas, sempre nas proximidades de uma antiga igreja localizada na saída da cidade.

Paralelo a isso, ainda temos personagens que remetem muito ao folclore das cidades do interior cearense. Um exemplo é Bonifácio, morador de Nova Jaguaruara que se converte numa espécie de santo devido seus poderes de cura. A história esquenta com a chegada de uma equipe de cientistas à cidade em busca de locais com condições para a implantação de torres eólicas. Liderada por Vicente, a equipe logo sofre uma baixa quando um de seus componentes desaparece em meio a um acidente de carro nas proximidades da velha igreja.

Nova Jaguaruara é uma cidade típica do interior cearense: pequena, seca, pobre, e com uma cultura típica e muito localizada sustentada pelos moradores dali. Entrelaçando passado e presente a partir das histórias de seus personagens, Amaurício Lopes aos poucos nos coloca a par do que acontece em Nova Jaguaruara, cidade construída pelos moradores de uma “velha Jaguaruara”, quando estes resolveram abandonar seus lares na tentativa de fugir de uma maldição que, naquele momento, já se tornava histórica.

O autor aposta em muitos elementos de suspense, horror clássico sobrenatural, além de alguns momentos com mais violência. O clímax é ousado, remetendo aos clássicos de horror da década de 1970, e encaminha para uma conclusão “esperta” e dinâmica, que satisfaz na medida sem deixar aquela sensação de que falta “algo”. Nova Jaguaruara é uma cidade onde o mal busca refúgio, e claro que discussões sobre “bem x mal” não poderiam faltar.

Enquanto constrói essa atmosfera de horror entre suas tramas e subtramas, Amaurício ainda versa o leitor sobre muitos detalhes e nuances que compõem o quadro de cearensidade fantástica que pincela, ao relembrar, por exemplo, a grande seca de 1915, as grandes migrações decorrentes desse período, a presença de campos de concentração no estado para os retirantes da seca, e outros detalhes para os quais só o estudo da história do Ceará nos alerta.

Natural de Fortaleza, Amaurício Lopes é um autor de mão cheia e se destaca pela mescla contundente de horror clássico com elementos regionais. Seu Nova Jaguaruara foi lançado em 2017 e ficou entre os finalistas do 2º Prêmio Kindle de Literatura. Em 2022, lançou seu segundo romance, O Galinheiro, também com ambientação no interior do Ceará e novamente mesclando elementos de terror e suspense. Ambos estão disponíveis na Amazon e gratuitamente para assinantes do Kindle Unlimited. Amaurício Lopes é um autor para ficarmos de olho nos próximos lançamentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário

  1. Amauricio manda muito bem. Também tem ” o galinheiro” dele que é excelente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *