Crânio: DarkSide Books apresenta nova linha editorial de não-ficção

0
(0)

A DarkSide Books anunciou recentemente a criação do selo Tokyo Terror, que incluirá mangás e obras da literatura japonesa, com lançamentos a partir de 2017. Mas, antes disso, a caveira apresenta outra linha editorial, desta vez de não-ficção, cujo primeiro lançamento já acontece neste ano: trata-se de Crânio, série que tem como objetivo “mostrar que ciência, inovação, história e filosofia podem ser tão surpreendentes quanto a mais criativa obra de ficção”.

Aqui tudo é real. E ainda assim, fantástico e muitas vezes assustador. Assuntos delicados e surpreendentes são tratados com o respeito que merecem, com uma linguagem que aproxima o leitor. Devorar um título da série Crânio é aceitar um convite à reflexão do agora. O compromisso da linha editorial Crânio é publicar material minuciosamente selecionado. Livros assinados por especialistas, acadêmicos e pensadores em diversas áreas, dispostos a dividir experiências e pontos de vista transformadores que nos ajudem a entender melhor esse estranho e admirável mundo novo.

A DarkSide já adiantou que um dos lançamentos da linha Crânio será o livro Superinteligência, de Nick Bostrom, que aborda as possibilidades e riscos da inteligência artificial alcançar e até mesmo superar a inteligência humana, mas primeiro, em novembro, chega às livrarias Onde Nascem os Gênios, de Eric Weiner. O autor viaja de Atenas ao Vale do Silício para mostrar como gênios criativos florescem em lugares e épocas específicas.

Weiner explora a história de lugares — como a Viena da virada do século XIX para o XX, a Florença renascentista, a antiga Atenas, a dinastia Song Hangzhou, que governou a China de 960 a 1279, até a Califórnia contemporânea — para mostrar como certas configurações urbanas são apropriadas para a concentração e ebulição das melhores mentes da época. Faremos os mesmos caminhos que inspirou figuras como Sócrates, Michelangelo e Leonardo da Vinci para tentar descobrir, com a ajuda de Weiner, o que ainda paira de especial sobre cada um desses locais. Esta ligação pode ser rastreada através da história: a teoria da evolução de Darwin, concebida enquanto andava em uma carruagem. Os grandes pensamentos de Freud que tomaram forma durante suas visitas a uma singela cafeteria local. Beethoven e suas longas caminhadas no meio da mata, cercado pelo poderoso e gutural som da floresta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *