Revelations (2005)

Revelations (2005)

Revelations
Original:Revelations
Ano:2005•País:EUA
Direção:Lili Fini Zanuck, Lesli Linka Glatter, David Semel
Roteiro:David Seltzer, Mark Kruger
Produção:Jessika Borsiczky, James Bigwood, Jim Chory
Elenco:Bill Pullman, Natascha McElhone, Michael Massee, Mark Rendall, Chelsey Coyle, Brittney Coyle, John Rhys-Davies, Orla Brady, Alexa Nikolas, Tobin Bell, Martin Starr

Omnium finis imminet. O fim é agora

Revelations refere-se ao livro bíblico Apocalipse ou Livro das Revelações. O texto sagrado indicaria como seriam os sinais do fim dos dias, quando uma série de milagres e fenômenos culminaria na luta final entre o bem e o mal. Produzido em 2005 pela rede de TV norte-americana NBC e exibido em 6 episódios de aproximadamente 45 minutos, Revelations narra a trajetória do casal interpretado por Bill Pullman (Dr. Richard Massey) e Natascha McElhone (Irmã Montafiore), em busca da criança que seria a nova encarnação de Jesus Cristo. David Seltzer, autor de A Profecia (The Omen, EUA, 1976), assina o roteiro e tem seu nome como chamariz nas sinopses oficiais da série. Entretanto, é o próprio desenvolver da trama o maior revés da mini-série, embora os primeiros 45 minutos sejam promissores. Situações como a garota clinicamente morta profetizando em latim, o surgimento de uma estrela desconhecida dos astrônomos visível a olho nu, um bebê sobrevivente de um naufrágio no Mar Egeu, o líder de uma seita satânica prestes a entrar no corredor da morte…vão criando uma interessante teia de acontecimentos, mas que infelizmente acaba não sendo satisfatoriamente explicada ou aproveitada. Nos episódios finais ocorre ainda o pior: a série vira uma cópia descarada de O Código da Vinci, com direito a criptex e tudo mais.

Quanto ao elenco, ele se garante pelos atores que interpretam os vilões. O ótimo ator Michael Massee (o terrorista Ira Gaines, da primeira temporada da série 24 Horas) interpreta competentemente o sinistro Isaiah Haden. Ainda entre os vilões estão Tobin Bell (o Jigsaw de Jogos Mortais), interpretando o advogado braço-direito de Isaiah e o roqueiro Fred Durst (do Limp Bizkit), estreando na profissão de ator como um dos seguidores do demônio. Já o casal de protagonistas não apresenta carisma algum. Tanto o veterano Bill Pullman (de A Estrada Perdida, de David Linch), quanto a atriz Natascha Mc Elhone não demonstram qualquer esforço, tornando seus personagens artificiais e sem sentimentos. É inevitável ainda, a associação do casal com a dupla de agentes do FBI, Mulder e Scully, do extinto seriado Arquivo-X. Em ambos os casos há a parceria conflituosa entre a fé e a ciência (no caso do Arquivo-X, a agente Scully era extremante cética, enquanto Mulder tinha fé irrestrita na existência dos alienígenas).

Revelations (2005) (2)

O final deixa ainda abertas as portas para uma segunda temporada, que ainda não foi produzida, talvez pelo desempenho pouco animador na TV norte-americana, apesar de alguns picos de 15 milhões de espectadores.

Revelations foi lançado no Brasil no final de 2006 em DVD duplo pela Universal, na versão fullscreen e opção de idioma dublado em português. E apesar de todas estas deficiências, Revelations pode agradar pelo tema sempre em voga, principalmente numa época de extrema violência nos quatro cantos do planeta e com a natureza devolvendo todas as maldades que lhe foram aplicadas. Porém, é preciso muita coragem para enfrentar quase cinco horas com o canastrão Bill Pullman. Se você for um destes corajosos, boa sorte.

(Visited 265 times, 1 visits today)
João Pires Neto

João Pires Neto

Formado em Letras e Literatura, embora trabalhe com Tecnologia; Vegetariano não batizado; apaixonado por Livros, Música e Filmes e colaborador desde 2005. Contato: joaopiresneto@bocadoinferno.com.br

2 comentários em “Revelations (2005)

  • 04/03/2014 em 08:40
    Permalink

    A minissérie enrolou demais, muito mistério para um final totalmente vago…

    Resposta
  • 26/02/2014 em 13:17
    Permalink

    lembro de ter visto uma parte quando passou no sbt,mas até que me deu vontade de ver o resto.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien