Damien (2016) – 1ª Temporada

Damien (2016) – 1×02: Second Death

Damien (2016) (1)

Damien - 1ª Temporada
Original:Damien - First Season
Ano:2016•País:EUA
Direção:Ernest R. Dickerson
Roteiro:Mark Kruger
Produção:Glen Mazzara; Mark Kruger; John Ryan
Elenco:Bradley James; Tiffany Hines; Barbara Hershey; Megalyn Echikunwoke, Omid Abtahi, David Meunier, Robin Weigert, Sandrine Holt

O segundo episódio de Damien foi ao ar na última segunda feira com grande responsabilidade. Após um episódio piloto fraquíssimo e de péssima repercussão, cabia ao episódio “Second Death” apresentar algo digno da atenção do público. Será que foi bem-sucedido?

Dirigido pelo experiente diretor de televisão Ernest R. Dickerson, o episódio tem início com uma cena aparentemente desconexa com o resto do enredo, em que uma mulher latina pratica um exorcismo em um cemitério, debaixo de chuva. A relação que isso terá com a trama da série só será revelada futuramente, até então foi apenas uma tentativa barata de prender a atenção do espectador utilizando uma das coisas mais cansativas e reutilizadas no terror: uma cena de exorcismo com alguém possuído se debatendo e emitindo sons com vozes múltiplas. Nada como um clichê para se estabelecer em uma zona de conforto. Ao longo da franquia A Profecia, sempre existiu uma linha alternativa, em que ao invés de serem possuídos, as pessoas eram somente seduzidas, manipuladas e levadas a loucura pela força do demônio. Isso era o principal elemento aterrorizante da história original, que aqui foi trocada por uma ideia simplória.

Damien (2016) (2)

De volta ao núcleo principal, o episódio continua de onde o anterior parou. Kelly, a amiga e interesse amoroso do protagonista, está sendo velada após sua morte bizarra no episódio anterior. O anticristo mais queridinho de todos se vê na porta de uma igreja e flashbacks com cenas de A Profecia original aparecem mais uma vez, representando o icônico momento em que os Thorn tentam arrastar o pequeno Damien para dentro da igreja. Algumas interações com personagens secundários acontecem para apresentar as figuras que estarão ao redor de Damien ao longo da temporada. Na melhor cena do episódio, o anticristo bate-boca com um padre e pela primeira vez, o ator Bradley James transpareceu confiança no papel de Damien Thorn. Ponto positivo!

No transcorrer do episódio, um homem de uma congregação católica extremista é encarregado de assassinar Damien. Por motivos óbvios, a tentativa de homicídio fracassa completamente, terminando especialmente mal para o assassino. Entra em cena Barbara Hershey, ou como ela será conhecida aqui, a possível salvadora da série.

Damien (2016) (3)

De longe a atriz mais experiente do elenco e com mais presença, Hershey interpreta uma mulher poderosa e misteriosa, que será uma espécie de mentora para Damien enquanto este se descobre. Com uma participação muito mais substancial neste segundo episódio, a própria interação com o personagem vivido por Bradley James eleva a atuação do mesmo, tornando-o um Damien levemente mais marcante.

Apesar de acrescentar esse elemento positivo e mostrar sinais de melhora, o tom de exposição continua presente, dando a entender que a temporada terá esse viés mais mastigado, deixando as sutilizas de lado. Infelizmente, apesar de tentar trazer à tona o clima do original, a série parece mais próxima do remake. Mas o episódio manteve viva a chama da esperança!

(Visited 533 times, 1 visits today)
Daniel Rodriguez

Daniel Rodriguez

Belorizontino, professor de inglês, psicólogo de formação e fã do bizarro, do estranho, do surreal, do sanguinário e do monstruoso!

3 comentários em “Damien (2016) – 1ª Temporada

  • 21/06/2016 em 14:49
    Permalink

    Particularmente não gosto do terceiro filme, embora a atuação do Sam Neil seja boa. Não gosto desse filme, porque o modus operandi para destruir Damien, bem claro no primeiro e no segundo filme se desfaz : Eram necessárias TODAS as adagas, cravadas no corpo em posições específicas e com finalidades distintas. No terceiro filme, cada padre fica com uma adaga para tentar matar individualmente o Damien. Não cola. Além do mais, o final do filme é apressado e mal amarrado. Quem espera um grande conflito, de proporções bíblicas (como seria de se esperar, já que o personagem e os fatos se baseiam no livro do Apocalipse) se decepciona muito…

    Resposta
  • 08/06/2016 em 13:49
    Permalink

    Fiz esse comentário antes da série ser cancelada, mas já esperava que isso fosse acontecer, confesso que a série começou à me preocupar (e muito!) logo no episódio dois (tá bom, no 1 também), não encontrava carisma em nenhum dos personagens (o próprio Damien demorou um pouco mas depois ficou ok) no episódio 1.06 Temptress acho que deu medo em todos os fãs de tudo ir ladeira abaixo (eu!) para no final mostrar que foi um sonho (ufa!). É difícil analisar uma série com essa premissa sem comparar com o filme clássico ou até mesmo o livro, ainda mais com a série mostrando várias cenas e citações do filme, mas se ela passar à andar com as próprias pernas (e eu espero que comece) tem tudo para se tornar uma grande série, imaginem eles explorando a influência de Damien na Casa Branca, os contatos e o caminho ele já tem através da dupla Ann Rutledge e do John, creio que isso cedo ou tarde acabe acontecendo, vamos esperar e torcer para que agora que o Anticristo despertou a série e os personagens também despertem. O que não veremos isso acontecer.

    Resposta
  • 25/05/2016 em 19:41
    Permalink

    Fico triste com o fim da serie, acho que sou um dos poucos que realmente gostou da serie e que era fã dos filmes.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien