Boca do Inferno: O Chamado dos Sete Anos!

0
(0)

Boca do Inferno

“Sete anos depois de trazer à vida o site Boca do Inferno, tenho a sensação de que ele já se atualiza sozinho…”

Sete anos se passaram desde que a internet abriu espaço para um site de horror chamado Boca do Inferno. Naquela época, hospedado num provedor gratuito, a página já possuía um vasto material de consulta. Cerca de 400 filmes no catálogo, algumas críticas ruins, um trabalho de conclusão de curso, novidades sobre lançamentos…

Com o avançar da idade, o site foi crescendo, adquirindo experiência, ampliando seus horizontes, maturidade e, finalmente, vida própria. Sim, infernautas, não há mais pessoas por trás das atualizações semanais: as novidades surgem com o sussurrar de vozes sombrias, os artigos e críticas estão sendo escritas por demônios, fugitivos da Boca do Inferno! Há uma maldição que obriga os responsáveis a vagarem como zumbis que se alimentam das visitações dos fãs do gênero! No entanto, ainda é uma criança. Com apenas sete anos, faz suas travessuras, fala tudo o que vem na cabeça, mas ainda precisa de ajuda para se manter de pé.

No começo do ano, a página foi simplesmente tirada do ar pelo provedor, sem maiores explicações. Fazia poucas semanas que a anuidade tinha sido paga, e o Boca do Inferno já estava em oitavo lugar na categoria cinema do concurso IBest, deixando para trás grandes portais de cinema e entretenimento. Tudo quase foi para o inferno!

Boca do Inferno (18)

Com milhares de visitas semanais e a obrigação de manter a qualidade, os zumbis que comandam o site foram obrigados a pedir ajuda. Criou-se o Hell Club, uma assinatura mensal feita sob o formato de doação, que tem como função cobrir o rombo causado pelo provedor de hospedagem e também ajudar a manter o site sempre vivo nos mares sangrentos da internet!

Sete anos de zumbi Marcelo ainda serve – não Labão -, mas o incontestável maior site de horror da internet. Durante esse período, vale destacar os 7 melhores filmes que foram exibidos nos cinemas do Brasil, cada um representando um ano.

Boca do Inferno (17)

Os Sete (não de André Vianco, mas de Marcelo Milici)

Fácil de Enterrar (Soft for Digging, 2001) – produção de horror independente, que pronunciava apenas três palavrinhas e, mesmo assim, conseguia causar uma certa perturbação nos espectadores da Mostra de Cinema em São Paulo. Na época, o site possuía meses de vida, mas a inspiração em trazer para os infernautas curiosidades sobre produções obscuras serviu de base para a estrutura atual do Boca do Inferno! Revendo o filme, talvez não seja mais novidade, porém ainda permanece com grande força entre as principais obras exibidas em 2001, ao lado de , também inédito no Brasil, e ao mega-sucesso, Os Outros.

Fácil de Enterrar (2001) (3)

Extermínio (28 Days Later, 2002) – quando as produções de zumbis pareciam literalmente enterradas, Danny Boyle surpreendeu a todos com uma renovação no gênero. Sua grandiosidade serviria de pavio para as inúmeras produções que viriam nos anos seguintes, como Terra dos Mortos, de Romero; Madrugada dos Mortos, Resident Evil, etc. Foi o ano também da primeira grande refilmagem de uma produção oriental, O Chamado, que apresentaria ao público uma nova forma de assustar, usando cabelos compridos e uma garotinha fantasma. Nesta época, o site conhecia definitivamente o trabalho dos colaboradores Renato Rosatti e Felipe M.Guerra, que moldariam o estilo da página, e trariam diversos infernautas para suas visitações constantes…

Extermínio (2002)

O Massacre da Serra-Elétrica (Texas Chainsaw Massacre, 2003) – injustamente criticado por muitos fãs de horror saudosos da era de ouro do cinema fantástico, o filme conseguiu mostrar que é possível fazer uma refilmagem sem precisar copiar inteiramente a produção original, exibir sangue e mutilações sem censura, com um enredo interessante e incômodo. Serviu de inspiração para outras refilmagens, e contou com a colaboração de outra grande produção da época, Pânico na Floresta, o filme mais visitado do site desde a sua fundação, para deixar evidente que a violência gráfica também podem atrair multidões aos cinemas. Em 2003, o Boca do Inferno já acumulava prêmios e citações em revistas especializadas do gênero, principalmente quando chegava às bancas a primeira Cine Monstro.

O Massacre da Serra Elétrica: O Início (2006)

Espíritos – A Morte Está ao Seu Lado (Shutter, 2004) – Era época de assustar o público com fantasmas perturbadores. O Grito trazia novos espectros ao estilo, as produções se espalhavam pelas locadoras e cinemas, e ainda assim, um filme tailandês se mostrava definitivo como o maior assustador de todos. A cena final ainda permanece imortal na mente daqueles que presenciaram os sustos na tela grande. Nesse ano também tinha início a famosa franquia com o assassino dos jogos mortais, JigSaw, dividindo o trono ao lado dos fantasmas cabeludos…Em 2004, o site fazia grandes parcerias promocionais, distribuia prêmios pelo Brasil afora, mas ainda buscava um visual que agradasse a todos. Seria necessário uma reformulação…

Espíritos (2004) (2)

O Albergue (Hostel, 2005) – Se ainda não havia entendido o quanto poderia ser perigoso viajar para lugares desconhecidos, Eli Roth trazia a lição final. Conhecer grandes lugares pode trazer grandes consequências. Belas mulheres arrastavam homens para um universo de tortura e morte, financiados por empresários milionários. Por falar em quantia de dinheiro, o ano foi especial porque os cinemas tremeram com as estreias das refilmagens King Kong e Guerra dos Mundos. Grande era o adjetivo usado para falar do conteúdo do site, que agora ampliava suas seções e visitas, mostrando o quanto os infernautas estavam satisfeitos com a evolução da página.

O Albergue (2005) (13)

Abismo do Medo (The Descent, 2006) – De volta à época das cavernas, Neil Marshall se diferenciava de filmes como A Caverna, A Caverna do Medo (do ano anterior) e A Caverna Maldita como a produção mais sangrenta e violenta do estilo. Será que existem criaturas horrendas embaixo da terra ou seria a personificação da maldade de uma mulher perturbada? Outros destaques desse ano foram a série Mestres do Terror, a antologia brasileira 3 Cortes, o misterioso O Código da Vinci, etc. Quinto ano do Boca do Inferno, novos colaboradores, novo visual e a evolução no modo de se corresponder com os infernautas.

Abismo do Medo (2005)

Extermínio 2 (28 Weeks Later, 2007) – Ninguém esperava nada dessa sequência, já que o primeiro filme já tinha contado uma boa história, dado sangue novo ao estilo. No entanto, Juan Carlos Fresnadillo assumia o lugar de Danny Boyle para fazer uma produção tão gráfica e interessante quanto o original, e ainda inspirando mais uma vez o gênero zumbis. Foi o ano de A Morte Pede Carona, de 30 Dias de Noite e do divertidíssimo Planeta Terror. Já o site entrava em sua fase 666, mostrando toda a sua maldade com análise de produções ainda mais bizarras e assustadoras, doa a quem doer. Os comentários dos infernautas tornou-se efetivo, e a interação ainda mais frequente. Foi produzida a primeira camiseta Boca do Inferno, e a revista em quadrinhos começava a ser idealizada.

Extermínio 2 (2007)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *