Criador do Alien, H.R. Giger morre aos 74 anos

0
(0)
Giger é conhecido por suas esculturas, pinturas e móveis.
Giger é conhecido por suas esculturas, pinturas e móveis.

O artista surrealista suíço H.R. Giger, criador do Xenomorfo e de cenários de Alien, faleceu ontem, em Zurique, em decorrência de fraturas causadas por uma queda. Ele tinha 74 anos.

Nascido na cidade de Chur em 1940, Giger explorava a relação entre o corpo humano e as máquinas, criando imagens surrealistas de humanos fundidos com partes industriais, um estilo que ele descrevia como “biomecânico”. Por seu trabalho em Alien, o artista venceu o Oscar de Efeitos Especiais em 1980.

“Minhas pinturas parecem causar um efeito mais forte em pessoas que são, bem, loucas. Muitas pessoas pensam da mesma forma que eu. Se elas gostam do meu trabalho, são criativas… ou são loucas”, Giger afirmou em uma entrevista com a revista Starlog em1979.

Giger também é conhecido por suas esculturas, pinturas e móveis, e muitos de seus trabalhos estão expostos no H.R. Giger Museum, localizado em um castelo medieval em Gruyères, Suíça. Gerenciado pela segunda esposa do artista, Carmen Maria Scheifele Giger, o museu conta ainda com a coleção de arte particular de Giger, que inclui trabalhos de Salvador Dalí.

H.R. Giger

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

4 thoughts on “Criador do Alien, H.R. Giger morre aos 74 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *