Há menos de uma semana, o diretor Ruairi Robinson (O Planeta Vermelho) divulgou um vídeo conceitual do projeto The Leviathan no Vimeo, onde foi assistido por 1,2 milhão de pessoas, e no YouTube, onde alcançou centenas de visualizações. Foi o suficiente para atrair a atenção de nomes de peso da indústria cinematográfica para apoiá-lo na produção.
Simon Kinberg, produtor e roteirista de filmes como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e consultou criativo de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, se uniu ao projeto como produtor. Além dele, Neill Blomkamp (Distrito 9) também entrou para a equipe como produtor executivo.
Após o lançamento do vídeo de Robinson, vários produtores tentaram se encontrar com o diretor para negociar o desenvolvimento do projeto, mas foi Kinberg quem chegou na frente. O envolvimento do produtor dá a Robinson a possibilidade de um acordo com a Fox, caso o projeto siga em frente.
No filme, ambientado no início do século XXII, a humanidade colonizou vários mundos em uma época em que viagens mais rápidas que a velocidade da luz se tornaram possíveis através do cultivo de matéria exótica dos ovos das maiores espécies que a raça humana já viu. Aqueles que participam da caça da matéria, porém, são, em sua maioria, trabalhadores involuntários.