Caligari em quadrinhos

0
(0)
Novo livro de Alexandre Teles é uma releitura do clássico filme de Robert Wiene.

Um dos primeiros filmes de terror da história, O Gabinete do Doutor Caligari (1920), de Robert Wiene, é considerado a base do cinema noir e dos thrillers psicológicos. Com suas ruas entrecortadas, construções cubistas e personagens de olhares fugazes e delirantes, o filme inaugura uma nova estética no cinema, extremamente influente nas artes gráficas em geral.

Agora, esse clássico do cinema ganha uma releitura do artista gráfico e quadrinista paulistano Alexandre Teles, publicada pela Editora Veneta. Por mais de três anos, Teles recriou frames do filme utilizando a técnica de monotipia, à maneira negra (método de impressão de tiragem única). O resultado são mais de 600 imagens que recontam a história dos misteriosos assassinatos cometidos em uma cidadezinha alemã após a chegada do Dr. Caligari e o sonâmbulo Cesare, transferindo para as páginas do livro o universo onírico e sombrio do filme.

Para criar as monotipias que tão bem captaram a atmosfera lúgubre e expressionista do filme, Teles utilizou uma chapa de cobre em cuja superfície foi aplicada uma camada de tinta preta. Depois, para formar o desenho, parte dessa tinta foi removida, criando pontos de luz e formas. E então a chapa foi para uma prensa, que imprimiu o material em papel de algodão. “Ao me aprofundar no contexto de realização da produção, optei por adaptar a história. Parti das imagens que marcavam minha memória, passei a me preocupar com o movimento, o tempo, a narrativa e muitas vezes vi o trabalho como um diário”, afirma o autor no posfácio do livro.

Sobre o autor: Desenhista e artista gráfico, Alexandre Teles é coautor de O. (Balão Editorial), com João Riveros.

Caligari! já está à venda na Amazon com desconto.

Título: Caligari!
Autor: Alexandre Teles
Editora: Veneta
336 páginas
Brochura/preto e branco
Preço: R$ 69,90

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *