Fantaspoa 2017: O que vem por aí?

0
(0)

No ultimo dia 18 o Boca do Inferno esteve presente no café da manhã com a imprensa para o lançamento da edição de número 13 do Fantaspoa (Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre). O evento ocorreu na Cinemateca Capitólio, que é um dos mais importantes e clássicos cinemas da cidade. Lá fomos recebidos pelos anfitriões e realizadores do festival, João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho, para conferir com exclusividade o filme Dave fez um Labirinto (Dave Made a Maze), que em breve terá sua crítica aqui no site. Também recebemos novidades em primeira mão do que está por vir.

Esse ano o festival está com um lado bem “Girl Power”, sua ilustração que estampará os cartazes foi criada pela diretora, produtora e especialista em criação visual Elizabeth Schuch, que possui em seu currículo conceito artístico e o storyboard de filmes como Mulher Maravilha e Pacific Rim: Uprising. Elizabeth estará presente na abertura do festival, apresentando seu filme The Book of Birdie, que tem assinatura do Fantaspoa na produção e conta com um elenco exclusivamente feminino. Essa também é a primeira vez em que haverá 15 produções dirigidas por mulheres e o festival contará com uma diretora entre os homenageados: Katt Shea. Katt iniciou sua carreira artística como modelo e atriz, trabalhando com profissionais como Brian de Palma e Anthony Perkins. Destacou-se posteriormente, quando começou a trabalhar com o lendário produtor Roger Corman: roteirizou algumas obras produzidas por Corman, além de tê-lo como produtor de alguns de seus filmes. Além de Katt, o festival homenageia o diretor e roteirista Jeff Lieberman, responsável pelos filmes Controle Remoto e Pouco Antes do Amanhecer, que serão exibidos e comentados, e Bill Plympton que é considerado o mais importante cineasta independente de animação do mundo.

Esse ano o Fantaspoa contará com seis cursos abertos ao público, além de sessões especiais que acontecerão na Cinemateca Capitólio à meia-noite.

Alguns dos mais de 100 filmes que estão na programação foram divulgados, como você pode conferir abaixo:

México Bárbaro 2 – Continuação da antologia iniciada em 2014 traz novamente diretores mexicanos contemporâneos e suas visões sobre as mais variadas histórias de horror dentro da sua cultura. O filme fará sua estreia mundial no Fantaspoa.

13 Histórias Estranhas 2 – Mais uma continuação que fará sua estreia mundial no festival. O filme nacional dessa vez trás muitas novidades, além de diretores de todo o Brasil, tendo nomes como Cíntia Domit Bittar (Santa Catarina), Kapel Furman (São Paulo), Paulo Biscaia Filho (Paraná), Liz Marins (São Paulo), Rubens Mello / Julio Wong (São Paulo), Claudio Ellovitch (São Paulo), Ricardo Ghiorzi (Rio Grande do Sul), Filipe Ferreira (Rio Grande do Sul), Felipe M. Guerra (Rio Grande do Sul), Rodrigo Brandão (Minas Gerais), Taísa Ennes Marques / Rafael Duarte (Rio Grande do Sul), Marcos DeBrito (Santa Catarina) e Lucas Sá (Maranhão).

Freddy Eddy – O filme alemão tem em sua trama, Freddy, que encontra-se na maior crise de sua vida, porque ele é acusado de ter espancado sua esposa. Enquanto seu mundo entra em colapso, Eddy, seu amigo imaginário de infância reaparece. E ele se parece exatamente com ele. O que é um grande apoio para ele no começo, mas acaba por se tornar um pesadelo logo em seguida. Ele perde o controle sobre Eddy e ninguém acredita que ele não é ele, fazendo todas essas  atrocidades. Como provar que alguém que costumava ser um produto de sua própria mente está vivo? O filme tem direção de Tini Tüllmann.

ReplaceReplace é o longa de estreia do diretor Norbert Keil, que também assina o roteiro, juntamente com Richard Stanley (Hardware). Na trama, uma jovem mulher sofre de uma doença estranha. Quando começa a envelhecer rapidamente, ela descobre que pode substituir sua própria pele com a carne dos outros para manter sua beleza.

Psiconautas, as Crianças Esquecidas – Três crianças decidem deixar suas casas procurando uma vida melhor. O filme espanhol foi o grande vencedor do premio Goya de animação de 2017 e tem direção de Pedro Rivero e Alberto Vázquez.

https://www.youtube.com/watch?v=4HeRwcDxCbI

Nova Seed – Abaixo da decadência de um mundo morrendo vive o Mad Doctor Mindskull. Usando o poder de criação do planeta, ele criou a Arma Suprema. A humanidade pode encontrar uma maneira de parar esse mal antes que o tempo se esgote? A única resposta está dentro da Nova Seed. O filme canadense é comandado por Nick DiLiberto.

Salvando Sally – O filme filipino comandado por Avid Liongoren, mescla animação e live-action e levou 12 anos para ser feito. Na trama típica adolescente sobre o amor, monstros e máquinas, Marty, um aspirante a artista de quadrinhos, secretamente ama a sua melhor amiga Sally, e fantasia salvá-la do mundo grande e ruim.

Esta Pedra Gigante de Papel Machê é Realmente Muito Pesada – Dirigido por Christian Nicolson, o filme busca homenagear as antigas produções de ficção científica. Na trama três caras comuns são empurrados para um mundo paralelo de um antigo filme de Sci-Fi. Preso em um universo de baixo orçamento, eles devem de alguma forma lutar para encontrar seu caminho para casa antes que seja tarde demais.

Hoje à Noite Ela Virá – Depois de uma menina desaparecer, dois de seus amigos e um misterioso conjunto de estranhos se sentem atraídos para a cabana no bosque onde ela desapareceu. Eles vão rir, eles vão beber, eles vão beijar, eles vão fazer amor, e eles devem morrer! O filme foi escrito e dirigido por Matt Stuertz.

Querida IrmãMattie Do é a diretora da trama sobrenatural que conta a história de uma menina de uma pequena aldeia que viaja para a capital do Laos, para cuidar de sua prima rica, que perdeu a visão e ganhou a capacidade de se comunicar com os mortos.

Clementina – O filme argentino que tem direção de Jimena Monteoliva, conta a história de uma mulher, em choque com a perda de seu bebê devido a seu marido que é abusivo e vive batendo nela. O trauma de Clementina é talvez o que dê inicio aos fantasmas que resolvem assombrá-la.

O Despertar de Lilith – O filme dirigido pela brasileira Monica Demes tem a trama centrada em uma mulher sexualmente reprimida que abraça seu lado sombrio, experienciando sua fantasia mais selvagem.

1974: A Possessão de Altair – O found footage do diretor Victor Dryere, tem em sua trama um casal recém-casado que desapareceu em 1974, deixando suas fitas de 8mm, que revelam um dos eventos mais horríveis da história mexicana.

#Screamers – Quando uma empresa de internet decide investigar uma série de vídeos ‘Screamer’, eles são confrontados com estragos e um inferno que nunca poderiam esperar. O filme do sub-gênero found footage tem direção de Dean Matthew Ronalds.

A Noite do Virgem – Nessa comédia de horror, numa festa de Ano Novo, Nico, um ingênuo jovem de vinte anos, está pronto para perder a virgindade a qualquer custo nessa mesma noite. No meio da festa, seu olhar cruza com o de Medea, uma mulher madura e atraente. O filme espanhol tem direção de Roberto San Sebastián.

Em Busca do Boneco Perdido – É o último dia do ano e Fito e sua gangue de losers eternos estão prontos para incendiar seu boneco gigante. Em La Plata, na Argentina, a tradição convida todos os rapazes e meninas a construir e queimar este tipo de figuras como um símbolo de todas as coisas ruins que as pessoas estão deixando para trás e como uma esperança das coisas futuras. Mas há um problema: alguém roubou o boneco, e o grupo de vingadores terá que descobrir quem o fez. Eles vão enfrentar todos os tipos de gangues e perigos antes que seja tarde demais. E confiem em nós: quando dizemos todos os tipos, realmente queremos dizer isso, porque nem mesmo Fito e seus amigos estão cientes das forças antigas que tramam contra eles.  A direção fica por conta de Facundo Baigorri e Hernán Biasotti.

Câmera Obscura – Com direção de Aaron B. Koontz, o filme mostra um homem que é presenteado com uma misteriosa câmera que mostra tragédias que ainda não aconteceram.

The Master Cleanse – O Master Cleanse centra-se em um homem de coração partido que participa de um retiro espiritual inusitado. O filme conta com estrelas como Anjelica Huston e Johnny Galecki e tem direção de Bobby Miller.

Jogo da Morte – Matar ou ser morto é a regra de ouro do Jogo da Morte. Agora a cabeça de cada um explodirá a menos que mate alguém. Será que eles se voltarão uns contra os outros para sobreviver? O filme tem direção de Sebastien Landry e Laurence Morais-Lagace.

O Invisível – O filme canadense de Geoff Redknap contra a história de um homem que abandonou sua família e agora arrisca tudo para encontrar sua filha desaparecida, inclusive expondo o segredo de que ele está se tornando invisível.

Miruthan – Diretamente da índia e com direção de Shakti Soundar Rajan, o filme é centrado em uma experiência química errada que transforma uma cidade indiana em Zombie Central. Cabe ao policial Karthik salvar o dia.

Interchange – Um fotógrafo forense é atraído para um mundo de xamãs e criaturas místicas enquanto ajuda seu amigo detetive a investigar uma série de assassinatos macabra. O filme tem direção de Dain Said.

Fashionista – Dirigido pelo britânico Simon Rumley, o filme é centrado em uma mulher que usa roupas como uma muleta emocional e descobre que sua vida não é tão ideal quanto ela pensava.

Don’t Kill It – Com direção de Mike Mendez e estrelado por Dolph Lundgren, a trama fala de um antigo demônio que aterroriza uma pequena cidade do Mississippi.

A Repartição do Tempo – Num canto esquecido da vasta burocracia brasileira, um chefe psicótico usa uma máquina do tempo para escravizar seus funcionários preguiçosos e aumentar a produtividade. O filme nacional que tem direção de Santiago Dellape terá uma sessão comentada por ele e pela atriz global Bianca Müller.

Confira o trailer oficial do festival:

O XIII Fantaspoa ocorre de 19 de maio a 04 de junho. Você encontra mais informações página oficial do festival no Facebook.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Bruna Alfama

Publicitária, redatora e um pouco insana. Colecionadora de clássicos e louca por horror. Fã de fotografia e curiosa pelo desconhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *