Grande parte dos fãs de horror consideram O Exorcista, de William Friedkin, o filme de terror mais assustador já feito. O filme gerou uma grande quantidade de sequências, prequels e até séries de televisão, mas, quase 50 anos após seu lançamento, nenhum filme de possessão chegou perto de criar o impacto que o clássico filme de 1973 teve sobre o público e a cultura pop no geral.
Recriar esse sentimento não é uma tarefa fácil e notícias sobre um possível remake do filme circulam por anos, mas um rumor bastante forte começou a tomar a internet no fim de 2020, quando uma reportagem falava sobre um reboot do filme com David Gordon Green (Halloween) na direção e com a Blumhouse sendo responsável pela produção.
Com a direção de Green confirmada, Jason Blum afirmou em recente entrevista para o portal Den of Geek que a Blumhouse, de fato, irá produzir o filme.
A entrevista toma um rumo bastante inesperado quando Blum dá uma visão um pouco diferente para o que O Exorcista pode vir a se tornar, algo seguindo bastante a linha do que foi feito com o Halloween de 2018.
“Vai ser como a sequência de David para Halloween,” Blum disse ao site. “Eu penso que será incrivelmente surpreendente para todos os céticos por aí. Tivemos muitos céticos em relação ao Halloween e David mudou a opinião deles, e eu acho que ele vai surpreendê-los novamente.”
Apesar disso, nenhum rumo para a história foi confirmado, mas é possível especular que o novo filme irá ignorar todas as sequências já feitas e criar um novo começo a partir do clímax da obra-prima de 1973. De qualquer maneira, Blum também deixou claro que sua vontade é surpreender tanto públicos mais velhos quanto mais novos, o que pode ser uma tarefa complicada.
“Eu quero fazer um filme para ambos os públicos”, disse Blum. “Eu quero fazer um filme para as pessoas que conhecem e amam o primeiro Exorcista e estão revoltadas que estamos fazendo isso, mas de alguma maneira vão se arrastar até os cinemas. Eu quero que eles saiam de lá felizes. E eu quero fazer um filme para que as pessoas que nunca ouviram falar de O Exorcista possam gostar. Eu acho que David fez isso com Halloween. Eu acho que ele também vai fazer isso com O Exorcista.”
A franquia de O Exorcista não chega às telas de cinema desde 2005, com o lançamento de Domínio: Prequela de O Exorcista, uma versão alternativa de O Exorcista – O Início, lançado no ano anterior. Antes disso, a franquia teve O Exorcista II: O Herege, lançado em 1977, e O Exorcista III, lançado em 1990.
Recentemente, O Exorcista se tornou uma série de televisão da Fox, que foi cancelada após duas temporadas.
Olá boca do inferno! sou fã do site faz mo tempo, olha eu não senti firmeza nessa nova produção que tentaria recriar a atmosfera do filme de 73 ao mesmo tempo criando a partir do zero uma “nova” perspectiva de filme, o que ele tá dizendo nas entre linhas é “nós vamos usar o logo” apenas isso. Alguns pontos podem ir contra: 1 todos já sabem o final do filme. 2 exorcista é um filme prolífico, tem muitos filhos, então não é inovador 3 concerteza vai ter elenco feminino e drama familiar tendencioso e isso é negativo pra mim.
Eu não vejo vantagem de sentir “medo, susto, pavor” com o exorcista, é até cômico o filme de 73 não tem tanto medo quanto parece, acho que a propaganda que ficou espalhada “maior filme de terror de todos os tempos” já tá bem desgastada, vai chegar em 2022 um filme já repetido cansado, a formula do evil dead é um exemplo que pode se adaptar nesse caso, por que, eu já sabia o filme a produtora apenas filme com qualidade 1080p e atualizou o filme, masss já era o mesmo filme de sempre. Esse papinho do jason blum não parece de um produtor de terror e sim de um empresário aproveitando a chance.
Sem mancada, o halloween novo é uma bosta, é reprise tudo já feito, essa promessa de matar o Michael Myers é o roteiro de 100% dos filmes anteriores, ele sobreviver e retornar na mesma pegada é a pira do roteiro, o motivo dele estar de pé sendo filmado. Novamente, elenco fraco, sedetário, idoso, reciclado. Halloween do Rob Zombie é odiado por modinha e birra, por que, aquele filme é lendário muuuito foda, ele sim trouxe algo “inovador” diferente, por que djabo um diretor mão de alface pegou o exorcista?
Que bela porcaria. Este novo Halloween é muito fraco. E fazer uma continuação ou remake de O Exorcista é um sacrilégio, sem trocadilho. Mas deve ser a missão sagrada da Blumhouse: primeiro destruir os Monstros Clássicos da Universal, começando pelo Homem Invisível. Agora também os grandes clássicos do horror. Enfim, sempre existirão os originais para reassistir, e ficar longe das novas visões modernosas e progressistas.