Livro O FOUND FOOTAGE DE HORROR, de Rodrigo Carreiro, já está à venda

5
(2)

O found footage é algo polêmico. Muita gente ama, muita gente odeia, mas é inegável que os tais falsos documentários já deixaram sua marca no cinema, e não só no cinema de horror. Mas foi dentro do gênero horror que Rodrigo Carreiro desenvolveu sua pesquisa no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2011 e 2021. O resultado é o livro O Found Footage de Horror, que já está à venda.

Ponto culminante da pesquisa, o livro O found footage de horror apresenta uma história expandida do gênero, debate se eles constituem também um estilo específico de realização fílmica, discute uma variação recente do tema – os chamados computer screen films, nos quais a ação se passa inteiramente na tela de computadores dos personagens – e se debruça mais extensivamente sobre dois longas paradigmáticos para estrutura narrativa e aspectos de imagem e som do fenômeno: A Bruxa de Blair (1999) e [Rec], de 2007. Ao final, uma lista dos 20 longas-metragens favoritos do autor pode ajudar os mais interessados a se enveredar pelo fenômeno.

Carreiro catalogou, ao longo dos 10 anos de pesquisa, mais de 1.000 longas-metragens found footage vindos de diversos países. Para adquirir O Found Footage de Horror e entender mais sobre esse fenômeno, acesse o site da Editora Estronho ou entre em contato diretamente com o autor pelo e-mail rcarreiro@gmail.com.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *