4.2
(11)
A Bolha Assassina (1988)
Terror sufocante!
A Bolha Assassina
Original:The Blob
Ano:1988•País:EUA
Direção:Chuck Russell
Roteiro:Chuck Russell, Frank Darabont
Produção:Elliott Kastner, Jack H. Harris
Elenco:Art La Fleur, Beau Billingslea, Candy Clark, Del Close, Donovan Leitch, Jeffrey De Munn, Joe Seneca, Kevin Dillon, Paul McCrane, Rick Goldin, Sharon Spelman, Shawnee Smith

Em 1958, o cineasta Irwin S. Yeaworth dirigiu o filme A Bolha, um pequeno clássico de ficção científica e horror que acabou se tornando um cult movie. Esse antigo filme da Paramount foi produzido por Jack H. Harris e trazia no elenco Steve McQueen (em seu primeiro grande papel), Anneta Corseaut e Earl Rowe.

Trinta anos depois, Chuck Russell (que estreou na direção em 1987 com o filme A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos) resolveu fazer uma refilmagem da história original. Ele foi apoiado pelo mesmo produtor da primeira versão, Jack H. Harris (que possuía os direitos do filme) e para a satisfação dos apreciadores de Horror dos tempos mais modernos, temos essa nova versão bem mais violenta e sangrenta, sustentada por excelentes efeitos especiais.

A propósito, muitos cineastas já usaram essa fórmula em outras refilmagens de clássicos dos anos 50. Citando dois exemplos, temos a versão do filme A Mosca da Cabeça Branca (The Fly, Fox, EUA, 1958), que trazia no elenco David Hedison, o grande Vincent Price e Patricia Owens. Esse filme de Kurt Neumann mostrava as experiências de um cientista com a desintegração da matéria. O eficiente David Cronenberg (de Scanners e Videodrome) refilmou esse clássico em 1986, com Jeff Goldblum e Geena Davis, utilizando poderosos efeitos especiais, que tornaram o filme bem mais podre e assustador. Outro exemplo é o clássico O Monstro do Ártico (The Thing, RKO, EUA, 1951), dirigido por Christian Nyby e estrelado por Robert Cornthwaite, Kenneth Tobey e Margaret Sheridan. Um monstro alienígena que é encontrado congelado no Ártico, desperta e ataca uma expedição de pesquisadores. Em 1982, John Carpenter (de Halloween e Starman) dirigiu uma nova versão com Kurt Russell e T. K. Carter, utilizando também mais violência e efeitos especiais de primeira qualidade.

Voltando à refilmagem de A Bolha, que recebeu agora o nome de A Bolha Assassina, podemos dizer que é um dos bons e significativos filmes produzidos nos anos 80, com uma considerável dose de cenas de violência e sustos. Com um orçamento de US$ 19 milhões (mais da metade gasto só com os efeitos especiais), o filme não foi bem recebido pela crítica brasileira, porém fez grande sucesso entre o público.

A Bolha Assassina (1988) (1)

O competente diretor Chuck Russell (que iniciou sua carreira produzindo o filme Back to School e co-escrevendo a ótima FC Dreamscape), contou com a ajuda de Lyle Conway na criação dos efeitos da bolha e de Tony Gardner no comando dos outros efeitos especiais.

Na pequena cidade fictícia de Arborville, a pacata população é atacada por um monstro gelatinoso vindo do espaço através de um meteorito. Inicialmente de pequeno porte, a bolha aumentava seu volume progressivamente ao dissolver e engolir as pessoas que entravam em seu caminho.

A nova bolha está bem mais dinâmica que a sua antecessora original, pois podia criar tentáculos quando quisesse, ajudando muito seus ataques mortíferos. Mais tarde descobriu-se que a gosma viva era fruto de uma fracassada experiência para a guerra bacteriológica e os cientistas responsáveis isolaram a cidade para tentar capturar a criatura com vida.

Enquanto muitas mortes violentas ocorrem, um casal, Kevin Dillon (de Platoon) e Shawnee Smith, tentava praticamente sozinho salvar a cidade. Entre os destaques, temos as cenas em que um funcionário de uma lanchonete entra literalmente por um cano e para o final interessante com o fanático reverendo Meeker (Del Close, que aliás é o único ator que já participou de outro filme da bolha, a fraca sequência Son of Blob, de Larry Hagman, filmada em 1972 e mais voltada para o humor).

Enfim, A Bolha Assassina é uma refilmagem interessante, apresentando um roteiro com muita violência explícita, sangue em profusão e cenas assustadoras, mas ainda assim não chega a superar o charme do clássico original, que foi produzido com baixo orçamento e é um dos mais lembrados exemplos do cinema fantástico da década de 50 do século passado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

10 Comentários

  1. Tem hospedado no site adulto xvideos pra baixar em HD 720p dublado completo de graça 📺🤟✡️👍

  2. Mto bom mesmo assistia quando era novinha. Foi um dos filmes que me fez amar filmes de terror!!!!!!

  3. No final dos anos 90 esse filme reprisava direto no sbt a tarde, (classificação etária não era respeitada na época) eu assisti quando eu tinha uns 8 anos e adorava ver a bolha engolindo as pessoas

  4. clássico do cinema em casa no sbt,bons tempos.

  5. me arrependo amargamente de não ter comprado esse dvd quando via dando sopa nas americanas! agora o filme é uma relíquia..

    1. Também vivo o mesmo drama… rs
      Estão vendendo a R$ 200 no Mercado Livre!

  6. Otimo filme,Anos 80,como eu amo esta decada.

Deixe um Comentário

  • Default Comments (10)
  • Facebook Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *