Renascido do Inferno
Original:Fragment
Ano:2009•País:Austrália Direção:Andrew Miles Roteiro:Andrew Miles Produção:Kelvin Crumplin Elenco:Wayne Bradley, Bree Robertson, Ian McPhee, Erin Chadwick, Johan Earl, Justin Aldridge, Maurie Barlin, Rachel Burns, Alexandra Davies, Albany Livingstone, Peter McAllum, Matt Hylton Todd |
Poderia ser um episódio do seriado Além da Imaginação ou até o piloto de uma série fantástica: fotógrafo de guerra, em cobertura da Tempestade do Deserto, no Golfo, é ferido por um estilhaço de urânio e tem uma experiência de quase-morte. Um ano depois, descobre que adquiriu a capacidade de trazer os mortos à vida, através de sua câmera. O problema é que seu novo dom acaba ressuscitando um torturador e serial killer, o que pode trazer grandes perigos para a sua vida e sanidade. Na verdade, não é tão interessante quanto poderia ser o roteiro e direção de Andrew Miles para o longa Renascido do Inferno (Fragment, 2009).
Não é à toa que esse é o único trabalho de Miles, além do curta Pizza Noir. Apesar de tocar levemente num argumento que poderia render um ótimo curta para uma antologia ou série de TV, a necessidade em desenvolver um enredo maior transformou o filme numa produção capaz de aborrecer até o adolescente mais tolerante. Até mesmo porque a sinopse apresentada no parágrafo anterior pode enganar o público após uma conferida, quando este percebe que os problemas são mais internos do que sobrenaturais.
Acostumado a registrar cenas de morte, Lloyd (Wayne Bradley, da série Home and Away) é atingido na cabeça por um fragmento (daí o título original) de urânio (absorvido pelo cérebro numa computação risível para os velhos usuários de MSX) durante um dia de trabalho de cobertura da guerra. Um ano após o ocorrido, desenganado pelos médicos devido ao aumento do tumor, o fotógrafo acaba de se mudar para um novo apartamento, sem saber nada sobre a antiga moradora. Ao fotografar um pássaro morto, ele estranha quando o animal sai voando alguns minutos depois. O mesmo acontece com um cachorro, sempre acompanhado de algumas reações adversas como tontura, sangue no nariz e lembranças do incidente no Golfo.
Enquanto isso, dois policiais encontram o local onde se esconde o perigoso serial killer Shape (Ian McPhee). Durante a operação de resgate de uma nova vítima, com direito a peitos à mostra, eles são mortos, mas acabam eliminando o assassino embaixo de um veículo, com óleo quente cobrindo seu rosto. Nem é preciso ser bidu para saber que o “dom” recém-adquirido por Lloyd irá trazer a vítima, a belíssima Victoria (Bree Robertson), e o serial killer, quando ele encontrar em sua morada uma fita snuff e resolver fotografar a garota sem prestar atenção nos detalhes do vídeo.
Renascido do Inferno (um título comum e extremamente incoerente com o resultado) tenta estabelecer uma boa nota com o cadáver de uma bela mulher assombrando o protagonista, enquanto ele sente a presença de Shape na escuridão, num visual sombrio e macabro. No entanto, não são suficientes para afastar o longa do marasmo, da repetição de sustos e da decepção, principalmente com o final bobo e inconclusivo.
passo longe.