Video Violence (1987)

0
(0)

Video Violence (1987)

Video Violence
Original:Video Violence
Ano:1987•País:EUA
Direção:Gary P. Cohen
Roteiro:Gary P. Cohen, Paul Kaye
Produção:Ray Clark
Elenco:Gary Schwartz, Chick Kaplan, Robin Leeds, Paige Price, Kevin Haver, Art Neill, Bart Sumner, Joseph Kordos, Chris Williams

Na explosão da era do VHS nos Estados Unidos produções independentes filmadas e lançadas diretamente em vídeo (denominados SOV’s) começaram a aparecer como uma praga pelas locadoras de todo o país. E o gênero terror era a aposta mais segura, pois com um mínimo de orçamento (e pouco talento) era possível fazer um longa com facilidade, o que pontuou a era de prata do exploitation pelos idos do final dos anos 80.

Blood Cult de 1985 é considerada a primeira produção SOV a ser colocada nas prateleiras e, a partir de seu sucesso no underground, o interesse só cresceu… E os fãs de terror além de terem opções diferentes ainda tinha o fator “colecionístico“, pois eram de distribuidoras tão limitadas em recursos e diretores tão desconhecidos que alguns se tornaram lendas. Conforme a década acabou, o acesso das pessoas a filmadoras VHS cresceu e este método característico de filmagem e distribuição foi caindo em desuso até desaparecer por completo.

Video Violence (1987) (2)

Neste período Gary P. Cohen, um atendente de locadora em Bayonne, Nova Jersey, teve uma ideia para um filme e ela surgiu de uma maneira um pouco inusitada: enquanto estava no trabalho uma mulher com uma criança pequena entrou na loja. Após olhar as prateleiras da seção de terror, pegou a fita de I Dismember Mama (1972) e perguntou a Cohen se a fita continha nudez, “porque se só tivesse violência, as crianças poderiam assistir“. Parcialmente chocado com a pergunta, Cohen rapidamente elaborou um roteiro (em conjunto com Paul Kaye), pegou um orçamento de nada e começou a filmar… Daí saiu Video Violence, uma bobagem sangrenta de que não tem a menor vergonha de ser amadoramente atuado, despretensiosamente filmado, cheio de buracos na trama e com efeitos de custo “zero“.

Steven (Art Neill) é um recém chegado a uma pequena cidade e inaugura uma locadora de vídeo… Você sabe, aqueles lugares onde a gente das antigas costumava ir e pagar para levar uma caixa de plástico para casa, ver um filme numa televisão de tubo e voltar pra devolver em um prazo determinado… O sucesso da locadora faz bem para os negócios – aparentemente cada morador tem seu aparelho VHS em casa – porém, para o estranhamento do dono, eles só alugam filmes de terror bem sangrentos.

Video Violence (1987) (3)

As coisas ficam complicadas quando ao abrir a loja para mais um dia de trabalho, encontra uma fita sem identificação entre as devoluções. A curiosidade bate mais forte e ele coloca no aparelho da loja para ver do que se trata, pensando que talvez fosse a filmagem de uma festa ou do jogo que passou no dia anterior, entregue na locadora erroneamente. A surpresa é que a fita exibia um snuff legítimo! Ou, pelo menos, tão legítimo quanto o orçamento pôde ser. O assassinato filmado foi cometido por duas pessoas que se identificam como Eli (Uke) e Howard (Bart Sumner) contra um senhor amarrado num colchão, o chefe dos correios da cidade.

Horrificado, Steven corre para comunicar o chefe de polícia (William Toddie), enquanto seu funcionário Rick (Kevin Haver) toma conta do estabelecimento. O velho policial, achando que se trata de uma brincadeira, a princípio reluta, mas resolve acompanhar o homem para ver o que ele quer mostrar, só que ao retornarem Rick desapareceu e a fita foi substituída por outra inofensiva.

Video Violence (1987) (5)

Não é spoiler dizer (até porque dá para manjar do primeiro frame mostrado) que a cidade guarda um segredo… E de fato o segredo é que a cidade inteira está imersa numa rede de criação e distribuição de snuff movies entre si, com todos os assassinatos registrados e apresentados em todos os detalhes por Eli e Howard. Evidentemente não tarda muito para Steven e sua esposa Rachel (Jackie Neill), correrem perigo iminente por investigarem o que está acontecendo.

A história tem potencial e é simples, mas os buracos são imensos e o maior deles aparece quando a reviravolta final se apresenta, pois é um plano que anula boa parte da (pouca) coerência do que vimos até aquele momento… É aquilo: se era para terminar deste jeito, porque enrolaram tanto pra isso, quando poderiam dar uma solução em 3 minutos de projeção?

Só que quando você encontra uma fita dos anos 80 com o título Video Violence e uma capa chocante, não está tão interessado nisso, não é verdade? E no quesito violência a produção não fica devendo nada. Nos “snuff” filmados por Eli e Howard vemos vários pares de peitos, muita morte on-screen, tudo sem pudor e com litros de sangue na tela: você verá decapitações, desmembramentos, perfurações e cortes… Por um lado o orçamento que os efeitos aparentam é de fazer rir – muitas lâminas retráteis, membros de plástico e facas evidentemente falsas – por outro o amadorismo da filmagem em VHS também mostra seu lado rústico e por vezes eficiente.

Video Violence (1987) (6)

O tom da produção oscila entre a comédia e o horror pleno – normalmente ficando na comédia, para o nosso gosto – e dá para sacar o final a milhas de distância, mas não dá para negar o charme de época: aspecto de tela full frame cheio de imperfeições, figurino, iluminação, estilo de filmagem, atuações…

Não é à toa que ninguém teve uma carreira depois de fazer este filme. Tudo o que é mostrado é do tipo de coisa que só se vê encapsulado nos anos 80, assim Video Violence é um guilty pleasure e a avaliação do espectador fica de acordo com o quanto ele valoriza ou deprecia estas características. De ruim mesmo fica a longa duração do filme que permite que várias cenas se estendam para além do necessário, quando poderia ser mais compacta e eficiente.

Sobre isto uma curiosidade: o diretor pediu para um amigo para usar o equipamento de edição em uma estação local de TV a cabo. Quando, após alguns dias, ficou sabendo do que se tratava, o amigo ficou furioso e só deixou-o usar o equipamento durante a madrugada. Mesmo assim conseguiu agendar e exibir três vezes na mesma estação de TV… Na verdade duas, pois a terceira foi cancelada quando o dono da estação assistiu ao filme completo, hehe…

Video Violence (1987) (1)

Ao fim, o filme ganhou distribuição nacional nos Estados Unidos pela Camp Motion Pictures e o sucesso nas locações e vendas habilitou a realização de uma continuação já no ano seguinte, o inferior Video Violence 2 – The Exploitation, também lançado direto em vídeo… Esta análise fica para a próxima fita.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Gabriel Paixão

Colaborador e fã de bagaceiras de gosto duvidoso. Um Floydiano de carteirinha que tem em casa estantes repletas de vinis riscados e VHS's embolorados. Co-autor do livro Medo de Palhaço, produz as Horreviews e Fevericídios no Canal do Inferno!

One thought on “Video Violence (1987)

  • 19/06/2014 em 21:52
    Permalink

    É uma ótima raridade violenta e sangrenta da melhor época do Horror que foi a década de 80 e que muita gente não conhece , por isso eu recomendo .
    Vídeo Violence é uma pérola de gore e diversão , sou muito feliz em ter esse filmaço em DVD com trailers de outras produções totalmente desconhecidas da mesma distribuidora juntamente com os extras , na minha coleção !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *