Eles Existem
Original:Exists
Ano:2014•País:EUA Direção:Eduardo Sánchez Roteiro:Jamie Nash Produção:Robin Cowie, Jane Fleming, Andy Jenkins, Mark Ordesky Elenco:Samuel Davis, Dora Madison Burge, Roger Edwards, George P. Gakoumis Jr., Chris Osborn, Stefanie Sanchez, Jeff Schwan, Brian Steele, Denise Williamson |
Exists é uma produção independente escrita por Jamie Nash (de Seventh Moon, Lovely Molly e do segmento A Ride in the Park do filme V/H/S/2) e dirigida por Eduardo Sánchez (de The Blair Witch Project, Seventh Moon, Altered e A Ride in the Park). A trama conta a história de cinco amigos que decidem passar um fim de semana no Texas Big Thicket. Mas o que todos acreditavam ser uma viagem sem preocupações acaba por água abaixo com um acidente repentino em uma estrada escura e deserta. Em decorrência deste acidente, uma descomunal força da natureza é desencadeada, algo não exatamente humano, mas não completamente animal – uma lenda urbana viva (e aterrorizante!) que parte em busca de vingança.
Sim… Exists é um filme sobre o Pé-grande no formato found footage, amado por uns e odiado por outros. O longa-metragem de “cenas encontradas” tem como tema a lenda desta enigmática criatura e é estrelado por Dora Madison Burge, Samuel Davis, Roger Edwards, Chris Osborn e Denise Williamson.
O Pé-grande (Bigfoot, Sasquatch ou Caiola – termo derivado do halkomelem – um idioma do grupo linguístico salishan, natural do sudoeste da Columbia Britânica) é descrito como uma criatura na forma de um grande macaco que vive nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá. Reivindica-se que seria um animal aparentado do Iéti tibetano (o famoso “Abominável Homem das Neves“). Relatos de pessoas que teriam visto a criatura, na maioria dos casos, descrevem um primata bípede muito alto (entre 2 a 4,5 m). Geralmente é coberto por pêlos de cor marrom escuro e seu rosto é uma mistura de gorila e ser humano. Algumas pessoas testemunham um forte odor desagradável, enquanto outras dizem que a criatura não exala cheiro algum. Existe uma teoria científica que aponta a possibilidade dessas criaturas serem descendentes diretos do Gigantopithecus, primata já extinto, maior que um gorila e que possuía dentes parecidos com os dos humanos. Seu parente vivo mais próximo é o orangotango.
O Pé-grande de Sánchez e Nash é de longe a estrela do filme. Brian Steele nos apresenta uma criatura violenta e feroz na pele do monstro e seus uivos e gritos de lamento são realmente apavorantes. Diferente de outros filmes que abordaram monstros do imaginário popular no cinema found footage, como The Frankenstein Theory, Wer, The Black Water Vampire e The Pyramid, o Sasquatch de Exists não parece ter medo de aparecer, independente dos horários (diurnos ou noturnos) e arremessar os incautos nas paredes, além de destruir automóveis com árvores arrancadas pela raiz.
Mas o filme tem, sim, os seus erros. O found footage funciona em alguns pontos, mas é flagrantemente equivocado em outros. É de uma confusão tão grande em algumas partes que passa a sensação de que não foi escrito originalmente para algo no estilo “filmagem encontrada”, e sim transformado durante o seu processo de desenvolvimento. Algumas câmeras magicamente aparecem do nada na floresta. De onde é que elas vêm? Quando foram instaladas? Isso não fica lógico na trama e traz o filme um pouco para baixo.
Além de Sánchez na direção e Nash no roteiro, a produção ficou com a Haxan Films e Amber Entertainment e teve sua estreia mundial em 07 de março de 2014 nas exibições da meia-noite no festival South by Southwest (SXSW). Desde 1987 que o SXSW movimenta a cidade de Austin, no Texas. São 10 dias de música, filmes e o futuro em tecnologia. Basicamente, é um festival de filmes feitos por produtores independentes, muitos deles não ligados a estúdios, e, por isso, muitos deles estão lá, com os seus olheiros, para analisar essas produções. As próprias independentes também colocam os filmes que podem render uma boa propaganda, e torná-los mais conhecidos. Exists foi um dos vencedores. Adquirido pela Lionsgate (a produtora da franquia Jogos Vorazes), certamente a nova experiência de terror claustrofóbico dos criadores do “found footage” chegará ao Brasil.
Bom filme uma grata surpresa.
Levando em conta os filmes de horror que vi no ano passado, este aqui é uma grata surpresa! Divertido, assustador e tenso na medida certa.
Eu já tinha visto muitas noticias referente a esse filme(muitas aqui mesmo no Boca) mas por ser found footage e tratar do Pé Grande( que é uma criatura que não me acende interesse) eu olhava com um olhar torto.Vou dar uma conferida agora.
Ps: ótima critica!