Do Além
Original:From Within
Ano:2008•País:EUA Direção:Phedon Papamichael Roteiro:Brad Keene Produção:Adrian Butchart, Chris Gibbin Elenco:Elizabeth Rice, Thomas Dekker, Kelly Blatz, Laura Allen, Adam Goldberg, Margo Harshman, Rumer Willis, Britt Robertson, Steven Culp, Jared Harris, Candace Hammer |
Muitos dos elogios feitos ao admirável Corrente do Mal (It Follows, 2014) compararam-no às assombrações orientais, principalmente pela maldição que acomete Jay Height (Maika Monroe); já as críticas que detonaram Jessabelle (2014) conseguiram visualizar algumas referências também a esse universo, provando que, para o bem ou para o mal, o cinema fantástico deve muito aos olhos puxados. Anos antes, mais precisamente em 2008, já era possível encontrar um outro espécime que se alimentou da mesma fonte, e que permite certas dúvidas sobre a sua própria influência aos dois filmes posteriores.
Na pequena comunidade religiosa de Grovetown, uma série de estranhos suicídios está intrigando a polícia e assustando os moradores. O pontapé inicial seria o suicídio do adolescente Sean (Shiloh Fernandez, de Deadgirl, 2008) diante da namorada, estourando os miolos com um revólver. Assustada, a garota correria pela cidade, manchada de sangue, e buscaria abrigo em um comércio local, perguntando a todos se estariam vendo alguém que parecia estar perseguindo-a. Pouco tempo depois, ela mesma enfiaria uma tesoura na própria garganta, como uma espécie de pacto de morte. A tragédia abala a cidade e resgata um episódio do passando, quando uma mulher, considerada bruxa, Candace Spindle, por não participar dos encontros na Igreja e ter sua própria crença, teria ocasionado a morte de um rapaz no lago, para depois ser encontrada morta num incêndio suspeito.
Candace é mãe do rapaz que se iniciou a série de suicídios e de Aidan (Thomas Dekker, de A Hora do Pesadelo, 2010), um gótico que se isola na casa da família. Apontado como responsável pelas mortes, ele apanha do fanático religioso e filho do reverendo, Dylan (Kelly Blatz, de A Morte Convida para Dançar, 2008), mas é ajudado por Lindsey (Elizabeth Rice, de Forgetting the Girl, 2012), cuja aproximação repentina poderá trazer a revolta dos moradores. Nesse palco de personagens tridimensionais, outras mortes vão acontecer, com um curioso aspecto: cada vítima foi a primeira testemunha do corpo do último suicida e está sendo assombrada por si mesma. E é nesse ponto que entra a referência ao horror oriental, já que os fantasmas vistos (sua assombração pessoal ao estilo Jessabelle) muitas vezes aparecem com o cabelo sobre o rosto (justificável pela intenção de esconder essa possível surpresa do espectador), além, é claro, da maldição que transmite para o próximo (Corrente do Mal).
Do Além tem a direção acertada de Phedon Papamichael, mais conhecido pelo trabalho como diretor de fotografia de longas caros como Caçadores de Obras-Primas (2014), Nebraska (2013) e Os Descendentes (2011). Sem apelar para sustos falsos e apoiado no enredo cativante de Brad Keene, em seu único acerto, Papamichael permite que o espectador esteja sempre à porta do horror, espalhando as assombrações criativamente, seja como uma testemunha silenciosa na multidão ou até como observadora do alto de uma árvore.
O longa fez parte do festival 8 Films to Die For, de 2008, promovido pela After Dark Films, ao lado de The Broken, Dying Breed, Lake Mungo, Efeito Borboleta 3, Perkins´14, Slaugter e Voices. Encerrado em 2010, o festival, que oportunizava o cinema independente, passaria a ser chamado After Dark Originals (por se basear em roteiros originais) e depois terminaria definitivamente em 2013. A After Dark Films continua promovendo lançamentos do gênero, sempre apoiado em orçamentos reduzidos e muita criatividade. Do Além pode ser classificado entre os acertos da After Dark, contribuindo significativamente para o gênero fantástico através de uma ideia simples, mas interessante, com um dos finais mais bem realizados de sua franquia.
A falta de capacidade de construção de personagens interessantes aliada a mortes encenadas sem a menor inspiração me impediram de passar da metade do filme…
por onde assistiu?