O Mapa
Original:The Fifth Quarter
Ano:2006•País:EUA, Austrália Direção:Rob Bowman Roteiro:Alan Sharp, Stephen King Produção:Jeffrey M. Hayes, John J. McMahon Elenco:Jeremy Sisto, Samantha Mathis, Christopher Morris, Christopher Kirby, Robert Mammone, Peter O'Brien, Kodi Smit-McPhee, Christine Moffat |
Um pouco deslocado do tema terror – o que não diminui este que é o melhor episódio do segundo DVD. “The Fifth Quarter” é um segmento sobre crime, traição e ganância que traz o diretor Rob Bowman de volta à minissérie e conta com interpretações inspiradíssimas dos atores principais.
“The Fifth Quarter” é um conto que foi publicado pela primeira vez em abril de 1972 na revista estadunidense Cavalier e um bocado de tempo depois compilado no livro Pesadelos e Paisagens Noturnas. Não é uma das histórias mais inspiradas do autor, porém a adaptação que ganha a pequena tela é muito bem executada e se não fosse pelo risível final seria certamente um dos melhores da série.
O roteiro acompanha Willie Evans (Jeremy Sisto, de May – Obsessão Assassina e Um Ponto Zero), que é reincidente no crime e cumpre sua segunda sentença na prisão onde sua esposa Karen (Samantha Mathis, de O Justiceiro) vai visitá-lo sempre que pode. A mulher trabalha na limpeza de um parque de diversões, ganha uma mixaria e está cansada de precisar mentir para o filho Jackson sobre a situação de seu pai.
Willie termina sua pena e vai para o trailer onde mora com uma promessa de vida limpa e honrada ao lado da esposa e do filho, mas, logo mais a noite, seu ex-companheiro de cela Barney (Christopher Morris) vai encontrá-lo.
Ferido de morte à bala, Barney explica a Willie que participou um último grande golpe com outros quatro bandidos. Cappy, outro ex-presidiário conhecido de Willie que já estava em estágio terminal de câncer, pegou todo o dinheiro do roubo – algo em torno de 3,5 milhões – e enterrou em algum lugar do estado dividindo o mapa da localização em quatro partes entregues para Barney, e os outros membros da gangue Keenan (Peter O’Brien, de O Retorno), Sarge (Christopher Kirby, de Matrix Reloaded e Matrix Revolutions) e Jagger (Robert Mammone, também da franquia Matrix).
O moribundo diz que foi Keenan quem lhe deu o tiro a fim de roubar sua fração do mapa; entrega sua “quarta parte” para Willie e antes de falecer pede que recupere o dinheiro por ele e por Karen.
Willie se torna então a “quinta parte” e irá colocar um jogo sua recém liberdade determinado a encontrar os outros três pedaços do mapa movido pelo desejo de vingança e pela ganância de tanto dinheiro, matando seus donos se preciso for.
Jeremy Sisto é o nome do episódio; o Willie que ele interpreta é muito convincente e emotivo, com o ator quase chegando a loucura junto com seu personagem, sempre apoiado no grande trabalho do restante do elenco. Rob Bowman dirige ainda melhor do que em seu episódio anterior – O Último Caso de Umney – até mesmo porque é facilitado pelo formato mais sombrio e calçado na violência.
Também é preciso destacar que embora tenha elementos fictícios, “The Fifth Quarter” é o roteiro mais próximo da realidade entre todos os escolhidos para o seriado e isso conta mais alguns pontos a favor para aumentar o suspense do segmento. Quer um conselho final? Assista uma vez e se deixe levar, então assista novamente para pegar os detalhes do tipo que só S.K. – com o perdão da intimidade – poderia imaginar.
Eu queria rever o filme a cidade do Rock and roll