2:22 – Encontro Marcado (2017)

3
(2)

2:22 - Encontro Marcado
Original:2:22
Ano:2017•País:Austrália, EUA
Direção:Paul Currie
Roteiro:Todd Stein, Nathan Parker
Produção:Paul Currie, Bruce Davey, Jodi Matterson
Elenco:Michiel Huisman, Teresa Palmer, Sam Reid, John Waters, Kerry Armstrong, Richard Davies, Maeve Dermody, Remy Hii, Simone Kessell

Destino, coincidências e previsões são temas que se tornam fascinantes e reflexivos no cinema fantástico. Um personagem, envolto em um mistério de dados estatísticos e acontecimentos do passado, fica obcecado para tentar entender esse dom adquirido, enquanto busca explicações para os sinais que recebe. Ele é sempre cercado por descrentes, considerado louco e estranho, mesmo que as evidências para suas teorias sejam bastante fortes. Número 23 (2007) e Presságio (2009) enlouqueceram respectivamente Jim Carrey e Nicolas Cage na tentativa de entender as mensagens numéricas, os sonhos e as provas adquiridas. O mesmo acontece com Dylan Branson (Michiel Huisman, o escritor de A Maldição da Residência Hill), quando ele começa a perceber repetições diárias, quase como um loop temporal.

Como instrutor do tráfego aéreo de Nova York, ele precisa estar atento nos controles e pensar rápido para evitar desastres. Sua rotina, de acordar e ir de bicicleta até o trabalho, é abalada quando ele tem uma leve dormência, atrapalhado por imagens que mostram estrelas brilhantes e círculos luminosos, e quase permite que dois aviões se choquem no aeroporto, o que ocasiona seu afastamento temporário da função. Dentro de um desses voos está a lindíssima Sarah (Teresa Palmer, de Quando as Luzes se Apagam, 2016), alguém que ele irá conhecer durante um espetáculo de balé aéreo e perceberá algumas estranhas coincidências.

Além de tê-la salvado da morte, ambos têm a mesma idade e fazem aniversário no mesmo dia, 18 de abril, além de terem suas carreiras encerradas pelo destino: ela sonhava em ser dançarina; ele queria ser piloto. Trabalhando numa galeria de arte, ela está prestes a apresentar as obras de seu ex-namorado, Jonas (Sam Reid), que ainda não aceitou muito bem o término da relação. Dylan começa a perceber que muitas situações se repetem durante o dia, como abraços e encontros, buzinas e pequenos acidentes, sendo que o ápice envolve o horário das 2h22 (14h22), com o marco absoluto na estação de metrô, onde no passado acontecera a morte de três pessoas, exatamente no dia 18 de abril. Com a proximidade da data e coincidências perturbadoras, Dylan afoga seu romance mágico para tentar descobrir esse mistério, como se tudo estivesse prestes a se repetir e ele precisa estar disposto a evitar uma nova tragédia.

Com uma passagem discreta pelos cinemas brasileiros no dia 7 de setembro de 2017, 2:22 – Encontro Marcado poderia ter tido um destino melhor e se tornado um exemplar popular de uma fantasia amorosa bem interessante. Além de um bom elenco, com poucos personagens circulando nos mesmos cenários, pode-se classificar o trabalho de Paul Currie como uma comédia romântica, com discretos elementos de Ficção Científica. Em dado momento, na intenção de trazer mais profundidade ao casal protagonista, as coincidências de seus dias estranhos acabam sendo deixadas de lado. E ainda permite a reflexão: se o protagonista realmente fizesse isso, não teria com o que se preocupar, o que diminui a força como thriller – diferente do pesadelo que atormentou Cage e Carrey nas produções mencionadas acima. Dylan não trabalha com o inevitável, mas com a perspectiva de impedir uma nova coincidência temporal.

O enredo, desenvolvido por Todd Stein e Nathan Parker, é coincidentemente parecido com o longa espanhol  O Aviso (El Aviso, 2018), disponível na Netflix. Ambos envolvem a obsessão de um homem diante da possibilidade de repetição de um incidente trágico, sendo que o trabalho de Daniel Calparsoro, além de posterior, é mais profundo pela profissão do protagonista, atuando como um matemático desesperado pelas coincidências numéricas. A profissão de Dylan já envolve uma atenção maior pelo simbolismo de uma coincidência trágica: se houver distração no processo, o encontro entre os aviões é fatal. São duas propostas similares e divertidas, que valem a pena serem conhecidas.

2:22 – Encontro Marcado está sendo exibido na programação do canal Telecine. Procure pela obra antes que ela o encontre, em uma coincidência inevitável.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

2 thoughts on “2:22 – Encontro Marcado (2017)

  • 25/10/2020 em 00:41
    Permalink

    Eu assisti e me arrepiei porque, eu sou fã da aviação, costumo as vezes sim fazer tudo padrão e principalmente sou nascido 18 de abril de 1987, um ano mais novo que o filme. Observação: o número 2:22 divido dá 1:11 Eu levo comigo o número 11 Como um sinal de que os anjos estão comigo, me protegendo e eu creio na energia positiva disso tudo, do número 11. Deus é bom o tempo todo. Eu me vi nesse filme! Adorei.

    Resposta
  • 27/05/2020 em 18:36
    Permalink

    Este filme 2:22 é remake de um filme dos anos 90. Qual filme é esse?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *