A Noite do Terror (1981)

4.6
(13)

A Noite do Terror
Original:Le notti del terrore / Burial Ground
Ano:1981•País:Itália
Direção:Andrea Bianchi
Roteiro:Piero Regnoli
Produção:Gabriele Crisanti
Elenco:Karin Well, Gianluigi Chirizzi, Simone Mattioli, Antonella Antinori, Roberto Caporali, Pietro Barzocchini, Claudio Zucchet, Anna Valente, Raimondo Barbieri, Mariangela Giordano

“A terra irá tremer… covas serão abertas… eles virão até os vivos como mensageiros da morte e haverá as noites de terror…”

O cinema fantástico italiano é muito divertido e sangrento. A lista de filmes é imensa, assim como os diretores que associaram seus nomes e eternizaram suas obras na história do horror bagaceiro. Em 1981, o cineasta Andrea Bianchi lançou uma pérola do horror explorando o subgênero dos zumbis, Le Notti Del Terrore. O filme recebeu vários títulos no Brasil, como sempre apenas para confundir e atrapalhar um eventual trabalho de catalogação e organização dos colecionadores e apreciadores.

A Noite do Terror foi o nome no lançamento em VHS pela “Century Video” (com uma capa péssima, sem relação com o filme). A Noite dos Mortos-Vivos no lançamento em VHS pela “Poderosa Filmes” (aliás, confundindo o nome com o clássico de George Romero, de 1968). Completando a bagunça, também recebeu o título Noites de Terror quando foi lançado em DVD pela “Versátil”, no box “Zumbis no Cinema – Volume 2”. Para o mercado internacional recebeu também os nomes “Nights of Terror” e “Burial Ground”, entre outros.

O filme tem apenas um fiapo de história, “mortos-vivos despertados que atacam um grupo de pessoas presas numa mansão isolada, com o único objetivo de rasgar seus corpos e devorar suas carnes”. Mas, o que interessa mesmo e sendo o motivo da diversão, é precariedade geral da produção, com a exagerada violência sangrenta dos ataques (e se ainda impressiona atualmente, imagine no distante ano de 1981…), além da maquiagem e efeitos toscos dos zumbis.

Um veterano pesquisador de ciências ocultas (Renato Barbieri) descobre um segredo misterioso na inscrição de uma pedra antiga retirada de uma escavação arqueológica, despertando acidentalmente uma legião de ancestrais etruscos mortos-vivos, que o atacam violentamente ao sair de seus túmulos frios de pedra e covas podres sob a terra.

Os zumbis então vão até uma mansão isolada próxima para atacar um grupo de pessoas convidadas pelo professor historiador. No grupo, temos dois empregados da mansão, Nicholas (Claudio Zucchett) e Kathryn (Anna Valente), e três casais, George (Roberto Caporali), Evelyn (Maria Angela Giordan) e seu filho Michael (Peter Bark), além de Janet (Karin Well) e Mark (Gian Luigi Chririzzi), e James (Simone Matiolli) e Leslie (Antonietta Antinori).

Com o caos instaurado, resta somente ao grupo sitiado no imenso casarão com estilo gótico, lutar desesperadamente por suas vidas, se defendendo dos mortos-vivos asquerosos que querem saciar a sede de sangue e fome de suas carnes.

A Noite do Terror é uma preciosidade do cinema tranqueira de horror, extremamente divertido não pela história simples, rasa e quase inexistente, com personagens acéfalos que estão ali apenas para servir de vítimas dos zumbis e que merecem mortes dolorosas, mas pelos excessos de violência, sangue e cenas gráficas de mortes. Seguindo a escola tradicional dos zumbis lentos, eles comem a carne humana, são destruídos apenas com ferimentos na cabeça e as vítimas retornam também como mortos-vivos. Um diferencial é que os zumbis até evidenciam um certo grau de inteligência, quando organizam ações em grupos e portam armas como machados e foices para seus ataques.

O filme tem decapitação, cabeças esmagadas, zumbis em chamas (nesse caso em cenas bem produzidas e convincentes) e tripas dilaceradas num banquete de sangue. Um destaque certamente é o trabalho tosco de maquiagem dos zumbis, com vermes saindo das cavidades dos olhos, e os efeitos das mortes violentas, tudo sem a artificialidade da computação gráfica, garantindo os momentos de entretenimento.

Apesar de ter “noite” no nome, a primeira parte dos ataques dos zumbis é toda realizada em plena luz do dia. O ator Peter Bark, que interpreta o garoto Michael, tinha na verdade 26 anos na época, e realmente não parecia uma criança, mas como tem algumas cenas bizarras no relacionamento dele com a mãe, é fácil entender porque escolheram um adulto com estatura menor para esse papel. Como a quantidade de zumbis em cena é grande, é até compreensível por questões de orçamento que parte deles nem estejam maquiados adequadamente, pois em algumas cenas podemos ver os rostos dos atores apenas pintados de verde, sem a maquiagem de mortos putrefatos.

Curiosamente, a primeira vez que vi o filme foi por volta de 1988, numa fita VHS com o nome A Noite dos Mortos-Vivos, alugada de uma locadora de bairro. Até hoje, sempre que passo perto do local onde ela ficava lembro-me desse filme e do aluguel da fita. É um momento nostálgico que ficou eternamente gravado na memória.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

5 thoughts on “A Noite do Terror (1981)

  • 24/12/2023 em 14:29
    Permalink

    Apesar da produção baratíssima e das atuações classe Z, o filme tem seu charme. Assisti uma cópia dublada em inglês, com péssimos dubladores fingindo com muita má vontade. Mas tornou-o mais divertido. Os figurinos dos zumbis são pobres, mas há muito sangue, tripas, cabeças explodindo que compensam. Trilha sonora amadora e deslocada em alguns momentos. No geral o filme é bem legal e divertido. Os melhores momentos são com o garoto esquisito Michael e sua mãe.

    Resposta
  • 23/12/2023 em 18:11
    Permalink

    O Halloween III foi lançado em fita pela VTI com o título ‘Noite de Terror’.

    Resposta
  • 13/03/2023 em 15:17
    Permalink

    A nostalgia das antigas locadoras de VHS serão eternas para todos aquele que viveram esses aureos tempos. Em minha cidade eu tinha “ficha” em mais de 10 locadoras, mas sempre preferi aquelas que tinham os filmes mais antigos (anos 60, 70 e 80). Bons tempos aqueles.

    Quanto ao filme (??) em questão não passa de outra porcaria cagada por mais um italiano picareta que sabe-se lá como conseguiu fazer um filme.

    Resposta
  • 08/04/2021 em 20:19
    Permalink

    Uma pérola trash super divertida, do jeito que os italianos sabiam fazer.

    Resposta
  • 08/04/2021 em 20:19
    Permalink

    Uma pérola trash super divertida, do jeito que os italianos sabiam fazer.
    ⭐⭐⭐⭐

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *