![]() The Appearance
Original:The Appearance
Ano:2018•País:EUA Direção:Kurt Knight Roteiro:Kurt Knight Produção:Jennifer Griffin Elenco:Jake Stormoen, Kristian Nairn, Adam Johnson, Michael Flynn, Baylee Self, Cameron Samora, Nathan Stevens, Oscar R. Sanchez, Eric Millward |
Quando se cria uma imagem mental da Idade Média, certamente ela é envolta em cavaleiros em confrontos de espada, gigantescos castelos e abadias, doenças e ignorância religiosa como motor propulsor do medo. A ausência de conhecimento, o que a apelidou de Idade das Trevas – embora existam estudiosos que enxerguem o período como bastante fértil para o desenvolvimento plantio e industrial -, fomentou o gênero fantástico com contos macabros e fábulas envoltas por uma atmosfera de perturbação e bruxas em estilos diversos como a do subestimado terror The Appearance, de Kurt Knight.

Depois que um monge é encontrado morto numa abadia, sem saber se foi vítima de suicídio ou assassinato, o escrivão Felix (Adam Johnson) convoca o inquisidor Mateho (Jake Stormoen), conhecido por sua racionalidade, para descobrir o que aconteceu, uma vez que uma moça do lugar, Isabel (Baylee Self), fora presa e considerada responsável pela morte, com o abade Scipio (Michael Flynn) sugerindo que a dita seja levada à fogueira. Mateho acredita que não se trata de um caso de bruxaria, mas, sim, de ignorância pela crença exacerbada em forças ocultas e influências negativas, e está disposto a provar a inocência da garota.
Assim que encontra pela primeira vez a jovem condenada, nas celas escuras de um labirinto sombrio com corredores estreitos, Mateho investiga o corpo da vítima e descobre cortes que representam uma espécie de cruz com três hastes, um sinal que será visto em outros corpos e lugares, indicando uma possível mensagem secreta. Com a pressão psicológica dos eclesiásticos e até mesmo do seu gigante parceiro Johnny (Kristian Nairn), Mateho resolve realizar um teste que permite saber se a condenada é realmente uma bruxa, e, a partir de então, tudo muda: seus conceitos e crenças e a relação de tudo aquilo com um pesadelo constante que envolve um episódio da infância. O terceiro ato é o que promove os momentos de verdadeiro terror claustrofóbico, em cenas que remetem – também de maneira desproporcional – os primeiros filmes da franquia Alien, quando a criatura era perseguida pelos túneis.
É claro que The Appearance deve ser compreendido como uma produção de orçamento menor. Contudo, dentro de suas limitações, há bons efeitos, boa direção e a ótima atuação de Michael Flynn, que compõe um abade indigesto, além de uma fotografia escura e que compactua com o tom do período. Ainda assim, o que se nota de melhor é o roteiro do próprio Knight, que soube explorar os principais contextos do período como a ignorância dos cidadãos pelo temor de uma entidade maligna e a rotina de sofrimento, clausura e orações. Com mais créditos como Diretor de Arte, o cineasta atualmente está no comando de episódios da série The Outpost, em sua quarta temporada. É um nome a ser observado com mais atenção em seus próximos projetos!

























