The Green Woman (2010)
![]() ![]() The Green Woman
Original:The Green Woman Ano:2010•País:EUA Páginas:160• Autor:Peter Straub, Michael Easton•Editora: DC Comics (Selo Vertigo) |
“Peter Straub has written some of the most beautiful, disturbing and poetic
horror of the last century. It’s a delight to see him turn his attention to
graphic novels. Chilling and haunting.”
–Neil Gaiman
Um detetive nova-iorquino chamado Bob Steele – nome dado por seu pai em homenagem a um cowboy cinematográfico – está em uma longa e dedicada caça ao assassino serial conhecido como Fielding “Fee” Bandolier, que procura um desfecho para a sua longa e tortuosa vida dedicada à morte, até que ambos encontram em seu caminho o pub “The Green Woman Tavern”, que exercerá um diferente papel sangrento em cada.
Straub é conhecido por diversos livros de horror, e sempre teve seus livros fora do gênero uma recepção mista. Foi então que em 1979 ganhou notoriedade do público com o Ghost Story que teve uma adaptação em 1981 e dois grandes outros pontos em sua carreira vieram com a escrita em conjunto com ninguém menos que Stephen King nos livros “O Talismã”(The Talisman) e “Black House“. Já Michael Easton, que apesar de uma profícua carreira como ator incluindo participação em séries como Buffy The Vampire Slayer e Ally Mcbeal, teve um excelente início de carreira como escritor tendo trabalhado reconhecido em parceria com o desenhista Christopher Shy: Soul Stealer, na qual retrata a saga do soldado Kalan, que, em busca de seu amor perdido, avança através das eras perdendo o que restou de sua humanidade contra a ira dos deuses em seu avatar Apis Bull. Soul Stealer ganhou até mesmo o reconhecimento da ‘Ain’t it Cool News em 2010 como graphic novel do ano.
A importância da escolha de Bolton para ilustração do roteiro não é menos que uma digna homenagem ao encerramento de carreira do personagem Bandolier, que advém ainda da trilogia de Straub conhecida como (trilogia) Rosa Azul, iniciada por seu livro Koko, depois Mystery e por fim The Throat, onde o personagem é citado. A temática de trauma pós-guerra desemboca na selvageria de assassinatos com requintes de crueldade e é profundamente orientado a uma dissonância da realidade por uma missão, além de ser abraçado por um dos personagens da comic, e isso está diretamente associados aos eventos da trilogia, e que podem abrilhantar a leitura da HQ por quem já está familiarizado com os livros de Straub, mas certamente não é um pré requisito para que possa degustar os painéis como um velho wiskey envelhecido em um barril dentro do Galeão Negro.
Diria ainda que o único problema da HQ é que por seu um desfecho de uma história mais longa merecia um número ainda maior de páginas com recapitulações da trilogia e ainda mais aprofundamento da história do Galeão e a raiz do “mal”.