Escravas da Vaidade
Original:Dumplings
Ano:2004•País:Hong Kong Direção:Fruit Chan Roteiro:Pik-Wah Lee Produção:Peter Ho-Sun Chan Elenco:Pauline Lau, Po-Lin Lau, Tony Ka Fai Leung, Bai Ling, Meme Tian, So-Foon Wong, Miki Yeung, Miriam Chin Wah Yeung |
Na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2005, fiz uma seleção dos filmes que me pareceram mais relevantes, dando prioridade ao Cinema Asiático contemporâneo e sua configuração muito particular do horror cinematográfico. Minha maior surpresa nessa seleção de filmes acabou sendo a produção de Hong Kong Dumplings, 2004, dirigida por Fruit Chan. Sua construção de um pesadelo contemporâneo protagonizado por duas mulheres ambiciosas apenas evidencia a força do gênero feminino dentro do Cinema Fantástico. Sem a obviedade brutal de histórias violentas protagonizadas por homens, Dumplings tece desde seu início uma teia macabra singular como poucas vezes vimos no cinema. A vaidade, tempero favorito do Diabo, é a espinha dorsal dessa trama perturbadora.
Tudo começa com a visita da sofisticada Sra Li, interpretada pela bela Miriam Yeung Chin Wah, a uma espécie de “Consultora de Beleza” chamada Mei, na pele de Ling Bai, que atende suas clientes em um apartamento dentro de um cortiço. O encontro de uma mulher da elite, a Sra Li, com uma mulher pobre e vulgar, Mei, fica muito claro no gestual e no figurino de cada uma e reafirma o hábito de membros das classes altas que vão até a periferia em busca de resoluções não muito ortodoxas para seus problemas. O grande horror da Sra Li é o de envelhecer e perder a atenção do marido para uma mulher mais jovem. Como parte do tratamento de rejuvenescimento de Mei, está a preparação dos populares bolinhos chineses cozidos, conhecidos como Dumplings. Os ingredientes secretos dos tais bolinhos são um mistério que perturba a Sra Li, mas seu desejo de eterna juventude sobrepõe todas as barreiras éticas. O preparo dos tais bolinhos é mostrado no filme de forma aterradora, onde a música aliada à montagem e a fotografia sublime criam imagens angustiantes e hipnóticas. Um detalhe importante da Direção de Fotografia: ela ficou a cargo do esteta extremo Cristopher Doyle, responsável pelas imagens ultra-estilizadas dos filmes recentes de Wong Kar Wai, além de colaborar também em filmes importantes como Herói, de Zhang Ymou, e da produção tailandesa Last Life in the Universe. Com essa apurada estilização visual o filme aos poucos atinge graus cada vez mais elaborados de uma dicotomia Beleza/Horror digna das clássicas produções da Era de Ouro do Horror Cinematográfico Italiano.
A grande ruptura dramática da história surge quando fica evidente que a Sra Li precisa de um ingrediente mais poderoso para surtirem os efeitos rejuvenescedores dos Dumplings. O horror então se instaura no filme de maneira definitiva e irreversível. Mei não é apenas uma especialista em técnicas alternativas de manipulação de ingredientes naturais ligados a cosmética. Seu apartamento de decoração vulgar tem um altar bastante ecumênico com imagens de santos e figuras pagãs que criam em torno dela uma aura de bruxa, catimbozeira. Numa tarde ela recebe a visita de uma mãe com a filha adolescente que suplica para que Mei faça um aborto na menina. Mais um lado sombrio de Mei vem a tona: ela pratica abortos. O prédio onde a cirurgia clandestina será feita é assustador. Sua arquitetura cilíndrica parece um caminho de sombras para o Inferno. Surge então uma das sequências mais assustadoras do filme onde enquadramentos precisos mostram a realização do aborto com direito a planos estilizados ao extremo da retirada do feto. Agora Mei pode oferecer a Sra Li bolinhos muito especiais, recheados com pedaços picados do feto abortado de uma adolescente.
É perturbador o fato de que em nome da beleza e do poder de sedução que garantem a sobrevivência e a segurança econômica de um casamento, as pessoas são capazes de qualquer coisa, passando por cima de tudo. Essa questão da ingestão de fetos com fins terapêuticos aparece na cena onde o Sr Li come o ovo semi-chocado com o embrião de uma ave para aumentar sua potência sexual e satisfazer uma amante muito jovem. A chocante cena de ingestão de um feto humano aparece na antológica produção de Joe D´Amato, Antropophagus, 1980. Em Dumplings, porém, a falta total de sutileza de D’Amato cede lugar a sugestão, fazendo o espectador imaginar sem ver explicitamente a ingestão do feto dentro dos bolinhos. Mesmo assim o diretor nos choca ao mostrar o feto em meio aos ingredientes caseiros da preparação dos Dumplings.
Ao ceder a tentação de Mei e saborear os bolinhos, a Sra Li passa a viver um jogo perverso e macabro de muitas reviravoltas que conduz a história para um desfecho apocalíptico que desde já entrou para a antologia da história do cinema de horror. Inicialmente Dumplings fazia parte do filme Three Extremes composto de três episódios: Cut do sul-coreano Park Chan Wook, Box do japonês Takashi Miike e Dumplings do chinês Fruit Chan. Nesse filme em episódios Dumplings tem uma duração menor, de cerca de trinta minutos, que faz o filme perder o impacto e a densidade de sua versão de aproximadamente 90 minutos analisada nessa resenha. A cópia mostrada nos cinemas de São Paulo exibida durante a Mostra Internacional de Cinema de 2005 acabava com uma perturbadora e sangrenta sequência. Já em algumas edições de DVD existe uma pequena sequência em P/B como complemento. Mesmo assim o filme não perde seu impacto e parece que o diretor quis sobrepor na edição a tal cena sangrenta final seguindo na montagem com uma outra que serviria para amenizar o horror extremo ao qual os espectadores estiveram expostos nos últimos 90 min.
Na sessão da Mostra em que eu vi Dumplings uma mulher surtou no final do filme e aos gritos foi retirada da sala de exibição com tremores pelo corpo. Um filme não recomendado para fãs de filmes de horror óbvios e vulgares. Absolutamente imperdível e obrigatório.
Perturbador eu amei esse filme, sou a favor de mais criticas de filmes asiáticos aqui principalmente os coreanos é um melhor que o outro e sempre memoráveis, vou citar alguns aqui Bedevilled, Miss Zombie, Beautiful, Beasts Clawing at Straws, Coin Locker Girl.