A Família Addams 2 - Pé na Estrada
Original:The Addams Family 2
Ano:2021•País:EUA, Canadá Direção:Greg Tiernan, Conrad Vernon, Laura Brousseau, Kevin Pavlovic Roteiro:Dan Hernandez, Benji Samit, Ben Queen, Susanna Fogel Produção:Gail Berman, Adam Brainin, Brian Briskman, Kate Enge, Alison O'Brien, Sue Shakespeare, Danielle Sterling, Conrad Vernon Elenco:Oscar Isaac, Charlize Theron, Chloë Grace Moretz, Javon 'Wanna' Walton, Snoop Dogg, Nick Kroll, Bette Midler, Conrad Vernon, Bill Hader, Wallace Shawn, Brian Sommer |
Uma das características mais interessantes desta animação, inspirada na tradicional Família Addams, criada pelo cartunista Charles Addams, em 1938, é a semelhança com o material original. Todos os personagens e movimentos se aproximaram ao máximo dos primeiros traços desenvolvidos pelo criador, o que dá uma nostálgica sensação de reencontro com suas origens. É claro que eu só fui conhecer os personagens através da versão cinematográfica, que contou com os inspirados Raul Julia, Anjelica Huston e Christopher Lloyd, mas depois você acaba buscando a fonte original para saber mais sobre os esquisitos membros de uma família macabra e carismática.
Depois do sucesso do primeiro filme, lançado em 2019, no mesmo ano já se falava em uma parte 2. Já se sabia, inclusive, que A Família Addams 2 chegaria aos cinemas em 22 de abril de 2021, com o retorno na direção de Greg Tiernan e Conrad Vernon. Devido à pandemia do covid-19, a produção foi adiada para o começo de outubro, com a United Artists Releasing já deixando claro que não haveria novas mudanças na estreia, tendo consciência que o processo caminhava ao lado de uma falta de confiança no projeto. O problema é que nessa data aconteceria o lançamento de Hotel Transilvânia 4, com duas animações com elementos de terror disputando as salas de cinema. Para sorte da United Artists, Drácula e suas criaturas do hotel acabaram sendo enviados para janeiro de 2022, deixando a estrada livre para os Addams.
A manutenção da data trouxe bons frutos. Só nos EUA e Canadá, o filme alcançou mais de U$50 milhões, atingindo em sua passagem pelo mundo um total de U$120. Contudo, as críticas não foram tão favoráveis quanto as do longa original, sendo que boa parte das opiniões consideraram o trabalho bastante inferior, com um roteiro problemático. E é verdade. Talvez se A Família Addams 2 tivesse um enredo que explorasse mais a rotina dos personagens e criasse conflitos ali mesmo, na mansão, aos poucos o público iria se preparar para algo mais ousado. É só lembrar que a franquia Hotel Transilvânia só foi buscar novos ares a partir do terceiro filme, propondo conflitos em seus domínios, explorando novas situações no próprio hotel.
Como o subtítulo nacional já anuncia, A Família Addams 2 – Pé na Estrada propõe mostrar a família em diversos lugares na América. Começa com Wandinha (Chloë Grace Moretz) apresentando seu projeto particular em uma feira de ciências: em um cenário de cientista louco, ela mistura elementos do DNA de sua lula de estimação, Sócrates, com o do Tio Chico (Nick Kroll) com a proposta de mostrar o quanto o cérebro humano pode ser modificado. Intimidada com a presença de sua família, algumas confusões acontecem no ambiente, enquanto nota-se a curiosidade do cientista Cyrus Strange (Bill Hader), um dos vilões desta continuação. De volta à mansão dos Addams, Gomez (Oscar Isaac) sugere que a família faça uma viagem de férias para conhecer, entre outros lugares, Salem.
Antes de entrar no veículo enorme, eles são incomodados pelo advogado Mustela (Wallace Shawn), que indica a possibilidade de Wandinha ter sido trocada na maternidade. Tio Chico conta uma informação da época, quando eles fez malabarismo com bebês, que permite essa confusão, mas Gomez e Mortícia (Charlize Theron) ignoram a informação e aceleram com o veículo para se afastar dali, sendo perseguidos pelo advogado e seu ajudante grandalhão Pongo (Ted Evans). Apesar da intenção inicial de ir para Salem, eles desviam para as Cataratas do Niágara, depois passam por Sleepy Hollow, Miami, San Antonio e o Grand Canyon. Em cada um dos lugares, novas situações cômicas acontecem como as tentativas de Wandinha assassinar o irmão Feioso (Javon ‘Wanna’ Walton substituindo Finn Wolfhard), a transformação gradual do Tio Chico em uma lula gigante, a participação da Wandinha em um concurso de talentos, as tentativas de paquera do Feioso e as investidas da dupla que os persegue. Durante a viagem, Wandinha vai saber mais sobre as intenções de Mustela e vai se convencer através de um teste de DNA que realmente não é filha dos Addams, partindo sozinha para encontrar seus pais.
A nova aventura, com roteiro desenvolvido por Dan Hernandez, Benji Samit, Ben Queen e Susanna Fogel, é bastante agitada. Sequências de ação, confrontos com o inimigo e a prisão da família para experiências dão um dinamismo ao humor físico. Há realmente poucas piadas que realmente funcionam, tendo seus méritos na boa animação, na direção de Tiernan, Vernon, com o apoio de Laura Brousseau e Kevin Pavlovic, e na trilha sonora. As composições de Mychael Danna e Jeff Danna se alinham às versões de “I Will Survive“, na apresentação de Tropeço (o diretor Conrad Vernon), a trilha-tema, cantada por Christina Aguilera, e não pode faltar alguma do Snoop Dogg, que mais uma vez interpreta o Coisa.
Mesmo inferior ao primeiro, A Família Addams 2 – Pé na Estrada deve divertir os pequenos, já apaixonados pela família e suas loucuras. E vale a pena principalmente para os fãs da Wandinha, que, aqui, ganha um destaque maior pelo enredo envolvendo a insana possibilidade dela não ser parte da família. Tudo bem que ela é a mais inteligente dos personagens, mas mantém a natureza sombria dos demais membros!