A Mansão do Homem Sem Alma (1963)

4.4
(5)

A Mansão do Homem Sem Alma
Original:La vergine di Norimberga / Horror Castle
Ano:1963•País:Itália
Direção:Antonio Margheriti
Roteiro:Frank Bogart, Ernesto Gastaldi, Edmond T. Gréville, Antonio Margheriti
Produção:Marco Vicario
Elenco:Rossana Podestà, Georges Rivière, Christopher Lee, Laura Nucci, Jim Dolen, Lucile Saint-Simon, Patrick Walton

“A mente do Homem está sempre a serviço do Mal.”

Uma história de maldição familiar com atmosfera sombria de um castelo com uma câmara de torturas. A Mansão do Homem Sem Alma (1963) é mais um divertido filme do ciclo italiano de horror gótico dos anos 60 do século passado, com fotografia a cores e dirigido por Antonio Margheriti (creditado como Anthony Dawson), além da presença ilustre no elenco do eterno ícone do horror Christopher Lee.

O título original italiano é “La vergine di Norimberga”, mas ele também é conhecido por “Horror Castle” nos Estados Unidos. Possui ainda o título em inglês utilizado ao redor do mundo, “The Virgin of Nuremberg” (“A Virgem de Nuremberg”), que é o nome de um instrumento medieval de tortura, um sarcófago de ferro com pontas afiadas internas, onde mulheres eram presas e punidas por adultério com mortes dolorosas através de perfuração dos olhos e hemorragia.

Ambientado na Alemanha, o casal Max Hunter (Georges Rivière) e sua esposa Mary (Rossana Podestà) são os proprietários de um imponente castelo gótico que abriga um museu repleto de máquinas medievais de tortura, da sangrenta época da Santa Inquisição, e que eram manipuladas por um terrível carrasco conhecido como “O Justiceiro”. O zelador do museu macabro é Erich (Christopher Lee), que tem o rosto parcialmente deformado por ferimentos de guerra, sendo extremamente leal à família Hunter, principalmente quando servia ao veterano General (Mirko Valentin), pai de Max e líder que ficou atormentado pelos horrores brutais da Segunda Guerra Mundial. Além de Erich, outros empregados do castelo são a sinistra governanta Martha (Laura Nucci) e a jovem arrumadeira Trude (Luciana Milone).

Porém, a atmosfera já naturalmente obscura do castelo fica ainda mais perturbadora com a ocorrência de assassinatos misteriosos de mulheres nos instrumentos de tortura, despertando a atenção da polícia na investigação do agente do FBI John Selby (Jim Dolen), que acredita que um monstro assassino está agindo escondido nos porões escuros do castelo.

A Mansão do Homem Sem Alma é ambientado a maior parte do tempo nos interiores sombrios do castelo, com apenas algumas cenas externas, com a bela Rossana Podestà vagando pelos imensos corredores, passagens secretas e porões de ambientes tétricos de gelar a espinha. A câmara com diversos dispositivos para proporcionar tortura e dor até poderia ser mais explorada, pois somente a “Virgem de Nuremberg” e uma gaiola com um rato faminto foram utilizados nas mulheres vítimas do assassino misterioso. É insano pensar como esses instrumentos existiram de verdade e foram responsáveis pelo sofrimento de muitas pessoas desesperadas com dores e tormentos indescritíveis, num capítulo sangrento na história da humanidade.

O diretor italiano Antonio Margheriti (1930/2002) tem várias tranqueiras divertidas de horror e FC em seu currículo, como Destino: Espaço Sideral (1960), O Planeta dos Desaparecidos (1961), Dança Macabra (1964), A Máscara do Demônio (1965), O Choque dos Planetas (1966), Sete Mortes nos Olhos de um Gato (1973) etc.

Curiosamente, o nome de Christopher Lee aparece nos créditos de abertura como “Cristopher” (sem o “h”). O filme foi lançado em DVD no Brasil pela “Versátil” na coleção “Obras Primas do Terror – Gótico Italiano #2”, e está disponível no “Youtube” com áudio original em italiano e opção de legendas em português.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *