A Máscara do Demônio (1964)

4.7
(3)

A Máscara do Demônio
Original:I lunghi capelli della morte
Ano:1964•País:Itália
Direção:Antonio Margheriti
Roteiro:Ernesto Gastaldi, Tonino Valerii, Antonio Margheriti
Produção:Felice Testa Gay
Elenco:Barbara Steele, George Ardisson, Halina Zalewska, Umberto Raho, Laura Nucci, Giuliano Raffaelli, Nello Pazzafini, Jeffrey Darcey

Em um vilarejo no final do século XV, uma mulher é acusada injustamente de bruxaria. Adele Karnstein (Halina Zalewska), a suposta bruxa, tem duas filhas, Helen (Barbara Steele) e Lisabeth. Helen, a mais velha, tenta convencer o conde Humboldt (Giuliano Raffaelli) de que sua mãe não é culpada pela morte de Franz, irmão do conde que, por sua vez, promete salvar Adele em troca de uma noite com a jovem. Ainda assim, Adele é levada pelos guardas e colocada na fogueira, sob as ordens de Kurt (George Ardisson), sobrinho de Humboldt. Antes de morrer, Adele lança uma maldição, profetizando que uma peste atingirá toda a aldeia e que os Humboldt padecerão no último dia do século. Helen consegue escapar, mas é morta logo em seguida, ao ser atirada de um penhasco pelo conde.

Os anos se passam e a pequena Lizabeth cresce – ficando cada vez mais parecida com a mãe – e se torna objeto de desejo e uma obsessão para Kurt. Com uma epidemia assolando o vilarejo e o fim do século que se aproxima, a praga de Adele parece estar funcionando. Até que em uma noite, enquanto todos estão reunidos na igreja rezando por salvação, chega na cidade Mary, uma jovem que muito se assemelha à falecida Helen.

Se eu tivesse que indicar filmes que retratassem o terror gótico italiano da década de 60, A Máscara do Demônio definitivamente estaria entre eles. Toda a estética que envolve a película, como os figurinos, a maquiagem e os cenários, tão sinistros e sombrios quanto encantadores, nos transportam diretamente para um vilarejo amaldiçoado na Europa do século XV.

E como se uma Barbara Steele já não fosse boa o bastante, aqui temos a saudosa scream queen interpretando dois papeis de destaque, a filha mais velha de Adele, Helen, e a misteriosa forasteira, Mary. A atuação de Halina Zalewska, como Adele e Lizabeth, também merece aplausos e não deixa nada a dever para a musa do gótico italiano.

Os maiores defeitos do filme são o roteiro fraco, que deixa algumas pontas soltas, e a longa duração. Depois que entendemos a ideia central, no caso, a vingança de Adele e suas filhas contra os aristocratas da família Humboldt, não há muito o que fazer a não ser aguardar pela concretização da maldição de Adele, algo que só vai acontecer nos últimos momentos do longa. Ou seja, com exceção do início e do final, que por sinal são excelentes, grande parte do filme acaba se tornando um tanto cansativa.

A Máscara do Demônio é um filme sobre vingança, bruxaria e fantasmas do passado. Não chega a ser um clássico absoluto, nem mesmo é o melhor trabalho de Margheriti – o próprio diretor afirmou não ter gostado muito do resultado final -, mas vale a pena ser conferido pela harmonia perfeita que há entre sua atmosfera gótica e a performance de Barbara Steele, que nunca desaponta.

A Máscara do Demônio também faz parte do 1º volume da coletânea Obras-Primas do Terror: Gótico Italiano, da Versátil Home Video.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Taison Natarelli

Biólogo e enfermeiro, nascido e criado em Jaboticabal-SP, a cidade dos zumbis e das “Sete Catacumbas”. Um geek apaixonado por filmes de terror e ficção científica, especialmente os slashers dos anos 70/80 e Jurassic Park.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *