M3gan (2022)

4.2
(19)

M3gan
Original:M3gan
Ano:2022•País:EUA
Direção:Gerard Johnstone
Roteiro:Akela Cooper e James Wan
Produção:James Wan e Jason Blum
Elenco:Allison Williams, Violet McGraw, Jen Van Epps, Brian Jordan Alvarez, Ronny Chieng, Amy Usherwood, Stephane Garneau-Monten, Arlo Green, Kira Josephson

M3GAN é um filme do gênero terror lançado em 2023, que tem como personagens centrais Gemma (Allison Williams), uma robótica extremamente talentosa, sua sobrinha Cady (Violet McGraw), de 8 anos, e a mais nova criação de Gemma, a super tecnológica boneca M3gan. Dirigido por Gerard Johnstone, o longa já se inicia com um tema nada amigável, envolvendo a morte dos pais de Cady durante uma viagem em família em que a garota estava presente.

Por se tratar de uma criança que, muito provavelmente, viu a morte dos pais com os próprios olhos, o infernauta é direcionado a sentir pena e angústia por Cady. A atriz faz um bom trabalho em manter as expressões e palavras vazias, da mesma forma que qualquer criança agiria se passasse pelo mesmo que a personagem passou. O olhar e falas quase que sem vida demonstram de maneira eficaz o que o diretor tenta passar: falta de esperança.

Gemma toma a guarda da pequena, mas, sendo uma mulher muito focada em sua carreira e sem experiência em tomar conta de crianças, a robótica se vê um tanto quanto perdida. Nota-se que ela se preocupa em ser uma guardiã ideal, mas não sabe por onde começar. Após levar um “puxão de orelha” da psicóloga de Cady para que passe a cuidar melhor da garota, e também perceber o quão entretida a garota ficou ao ter seu primeiro contato com uma de suas invenções, Gemma projeta M3gan, que tem o papel de ensinar, cuidar, conversar e entender Cady, assim como uma babá humana.

Apesar de ser um robô, M3gan tem uma personalidade forte. Além de possuir uma voz delicada, a boneca é super protetora de Cady e, por motivos óbvios, é uma intelectual. Quando ela dá “pane no sistema” e desenvolve uma personalidade que não estava no planos de sua criadora Gemma, torna-se extremamente teimosa e não obedece mais a comandos, como foi projetada para fazer.

Um dos aspectos deste filme que deve ser exaltado é a aparência física da boneca, que possui cabelos loiros, olhos azuis, traços finos e veste uma blusa de listras cinzas por baixo de um terninho branco e uma gravata. O olhar da M3gan é extremamente forte, fazendo-a exalar humanidade e vida ao falar e agir. Apesar disso, a ideia não é inovadora. Filmes de terror com bonecos assassinos não são mais novidade há muitos anos, e isso não é um problema. O problema vem quando este boneco não tem nada de especial em comparação aos inúmeros que existem no universo cinematográfico.

Pode-se comparar M3gan com o boneco Chucky em seu filme lançado em 2019, Brinquedo Assassino. No reboot, Chucky faz de tudo, inclusive matar, para proteger a criança que o tem como dono, com a justificativa que deve ser protegida e que fará de tudo para não deixar ninguém machucá-la, que é justamente a razão que o filme dá para as maldades de M3gan.

Vale destacar as ótimas atuações de Ronny Chieng (David, o chefe de Gemma), de Brian Jordan e Jen Van Epps, que interpretam seus colegas de trabalho (Cole e Jess, respectivamente). O longa não poderia ficar totalmente centrado nas três protagonistas, e os personagens escolhidos para dar mais vida e roteiro ao filme foram boas escolhas, que geram até diálogos engraçados.

M3GAN não é um filme para dar medo e nem sustos. A narrativa diverte o espectador, que se vê curioso para saber o que irá acontecer depois, e possui algumas mortes sangrentas e uma desastrosa. Tendo isso dito, o filme não é uma obra de arte, e muito menos inovador. Porém, é uma boa escolha para se assistir caso esteja procurando algo para distrair sua mente sem ter que fazer muito esforço para compreender os acontecimentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Luana Levasier

Estudante de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e redatora no Estadão. Tem interesse pelo gênero terror há alguns anos e possui grande amor pelo jornalismo de entretenimento.

4 thoughts on “M3gan (2022)

  • 05/11/2023 em 02:55
    Permalink

    Eu realmente achei a M3GAN bastante parecida com o Chucky do remake de 2019,que tbm é um boneco vivo por uma inteligência artificial,mas adorei o filme,que indiretamente mostra o perigo de inteligências artificiais um dia se tornarem conscientes demais.

    Resposta
  • 28/01/2023 em 07:39
    Permalink

    Robótica? Engenheira robótica, certo?

    Resposta
  • 27/01/2023 em 14:23
    Permalink

    ótima atuação de ronny chieng? mds eu achei uma das piores atuações que já vi na vida, totalmente exagerada e fora do tom com o resto do elenco.

    Resposta
    • 27/01/2023 em 19:30
      Permalink

      Essa é a SUA opinião, não a da autora da critica. Um abraço.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *