Sonhos de Horror (1989)

4.8
(6)

Sonhos de Horror
Original:Nightwish
Ano:1989•País:EUA
Direção:Bruce R. Cook
Roteiro:Bruce R. Cook
Produção:Keith Walley
Elenco:Brian Thompson, Jack Starrett, Elizabeth Kaitan, Alisha Das, Clayton Rohner, Artur Cybulski, Robert Tessier, Tom Dugan, Gayle Vance

Seguir o rastro das coincidências (ou das sincronicidades) sempre me proporcionou bons momentos. Sempre. Essa semana – e aqui vai um preâmbulo, talvez desnecessário, mas que faz parte – me peguei curioso com uma notícia sobre a ampliação de uma anomalia no campo magnético da Terra, a Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), localizada bem em cima do Brasil e que se estende até a costa do oeste da África. Essa anomalia é preocupante por significar um “mergulho” do campo magnético da Terra nesse trecho, e aproximar da superfície os  elementos contra os quais esse campo nos protege, como o fluxo de vento solar, radiação cósmica etc.

Hoje mesmo eu estava assistindo a um documentário da BBC sobre o assunto, e achei engraçado os cientistas chamarem essa anomalia de “Triângulo das Bermudas do Espaço“, visto que a aproximação da radiação cósmica possibilitada pelas regiões onde o campo magnético é mais “baixo” é frequentemente associada a pane em aparelhos eletrônicos (satélites, celulares, comunicações em geral), mas também a outras estranhezas, como avistamento de luzes brilhantes no céu por astronautas,  satélites que saem do controle quando atravessam a área etc (mas tudo justificado pela radiação que chega de fora até onde se sabe, vale frisar).

Bom, logo ao fim do documentário, o Youtube emendou com um filmezinho, com cara de filmezinho, que começou péssimo, mas eu deixei rolar porque, enfim, estava no computador fazendo outras coisas. O filmezinho em questão é esse Nightwish, ou Sonhos de Horror, lançado em 1989 sob direção de um cara chamado Bruce R. Cook.

Já me chamou atenção por retratar um grupo de parapsicólogos universitários estudando fenômenos psíquicos em tanques de imersão. Minhas antenas já ficaram ligadas, pois esse foi o cenário principal do Viagens Alucinantes, último filme que comentei para o Boca do Inferno antes desse. Mas eu precisei parar tudo que estava fazendo no computador quando vi o grupo de estudantes viajando para um lugar determinado da Califórnia, onde, segundo eles, é comum o avistamento de luzes no céu, e associando as tais visões a pequenas anomalias de campo magnético na região – a exemplo da nossa AMAS. Como pra doido tudo é sinal (e isso não tem nada a ver com algoritmos, rsrs), voltei toda a minha atenção para o filme com o objetivo de me divertir. E foi isso que aconteceu.

Com pouco menos de uma hora e meia de duração, Sonhos de Horror é até leve, no sentido despretensioso, e entrega muito mais do que promete. Narra a história de um professor universitário que “faz macabras experiências com alunos, levando-os a vivenciar suas próprias mortes em sonho, geralmente em terríveis situações”. É o que diz a sinopse.

Mas esse Professor (Jack Starret) é ainda mais perigoso que isso. Ele quer invocar entidades de outros planos e materializá-las na nossa realidade. E pra isso, ele reúne sua turma numa cabana, localizada lá no tal ponto onde fica a anomalia magnética, e tenta proporcionar uma experiência parapsicológica aos seus estudantes, que devem medir e computar os fenômenos (tal qual aqueles caça-fantasmas de Poltergeist e de Paranormal).

A primeira experiência com uma entidade já provoca grandes confusões. Desperta um crescendo de medos, paranoias, violência, que logo se converte em tortura, decepamentos, assassinatos – e muita alucinação. E esse é um dos pontos altos do roteiro, que confunde não só os personagens mas também o espectador. Já que estamos lidando com o paranormal, o que faz o que estamos vendo não ser real? Os personagens entram num estado crescente de tensão, que compartilhamos até o fim.

Outro ponto positivo é um toque de “inesperado” que o filme carrega. Como num sonho (de horror), ele muda suas orientações constantemente, as perspectivas, e até a dinâmica dos personagens, mas sempre mantendo a coesão. Destaque pra participação do Brian Thompson (o Caçador de Recompensas do Arquivo X), e não se espante se começar odiando seu personagem e se pegar torcendo por ele um pouco mais à frente. Tudo muda com frequência nesse barato.

Sonhos de Horror não é nenhuma obra-prima. De toda forma, é leve e inteligente, um roteiro que diverte sem forçar a barra, e faz valer o tempo gasto nele. Está disponível no Youtube, como já disse, numa versão com uma dublagem ótima. Recomendo àqueles que buscam uma diversão despretensiosa, mas principalmente àqueles que se interessam pelos assuntos que mencionei ao longo do texto. Muito legal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Pedro Emmanuel

Cearense, jornalista, quase geógrafo (ainda cursando), meio praieiro e ligeiramente antissocial. Minha viagem é aprender o máximo possível sobre a vida e sobre a morte, e assim ir assimilando alguns mistérios da existência. Vivo como se fosse um detetive, mas minha mente vagueia muito. Sou fã de Star Trek, Jefferson Airplane, e do Massacre da Serra Elétrica original.

One thought on “Sonhos de Horror (1989)

  • 01/06/2023 em 11:58
    Permalink

    Fiquei interessado, verei se consigo assistir, obrigado pela postagem Pedro gostei muito 😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *