A Torre de Londres (1962)

5
(3)

A Torre de Londres
Original:Tower of London
Ano:1962•País:EUA
Direção:Roger Corman
Roteiro:Robert E. Kent, Leo Gordon, F. Amos Powell
Produção:Gene Corman
Elenco:Vincent Price, Michael Pate, Joan Freeman, Robert Brown, Bruce Gordon, Joan Camden, Richard Hale, Sandra Knight, Justice Watson

“São nossos atos que escurecem o céu, ou o céu que escurece a alma do Homem?”

Durante o cultuado ciclo de filmes da década de 1960 inspirados em histórias de Edgar Allan Poe, na parceria entre o diretor Roger Corman e o ator Vincent Price, tivemos uma pausa para o lançamento de A Torre de Londres (Tower of London, 1962), um horror gótico com fotografia em preto e branco e que está disponível no Youtube em versão original com opção de legendas em português.

Dirigido por Roger Corman, produzido por seu irmão Gene Corman e estrelado pelo ícone do horror Vincent Price, é uma refilmagem de uma produção da Universal de 1939 dirigida por Rowland V. Lee e com Basil Rathbone e Boris Karloff, além do próprio Price em outro papel.

No século XV, após a morte do Rei da Inglaterra, seu irmão Richard de Gloucester (Vincent Price), um tirano com deformação no ombro, é nomeado Protetor do Reino e, auxiliado pelo comparsa de crimes Sir Ratcliffe (Michael Pate), não mede esforços para conquistar o trono do Rei. Para isso, ele planeja eliminar todos que cruzarem seu caminho ou que possam criar algum empecilho para seu objetivo obscuro, incluindo membros de sua própria família, como o irmão George, Duque de Clarence (Charles Macaulay), e criados, como a jovem Srta. Shore (Sandra Knight).

Para tentar impedir seu sucesso, um grupo une esforços para proteger os herdeiros legítimos do Rei, seus dois filhos pequenos, o Príncipe Richard (Donald Losby) e o sucessor do trono Edward V (Eugene Mazzola). O grupo é formado por Sir Justin (Robert Brown), sua namorada Lady Margaret (Joan Freeman), a Rainha (Sarah Selby) e o curandeiro Tyrus (Richard Hale).

Com as mãos sujas de sangue e a consciência atormentada, o desonesto e conspirador Richard de Gloucester vai perdendo lentamente a sanidade ao ser assombrado por visões e vozes dos fantasmas de suas vítimas, que, vagando no limbo sem paz, procuram por vingança contra seu perverso algoz.

A Torre de Londres, de Roger Corman, tem uma inclinação maior para o horror em vez do drama histórico do filme da Universal. E logo já sabemos se tratar de mais uma divertida produção de baixo orçamento com as tradicionais características do cinema de Corman. O filme é curto, com apenas 79 minutos, e tem o diferencial da presença ilustre de Vincent Price, ator totalmente associado ao gênero com uma vasta e valiosa carreira, principalmente com personagens vilões e com a já reconhecida atuação que o imortalizou na galeria de atores lendários do horror.

A diversão dos fãs de filmes atmosféricos é garantida pelo imponente castelo com câmara de torturas no subsolo, pela família amaldiçoada com atos de traição e assassinatos, além dos fantasmas atormentados assombrando os cantos escuros e a mente perversa do vilão.

Curiosamente, a história tem alguma inspiração no poeta e dramaturgo William Shakespeare, que não foi creditado. E como característica nos filmes de orçamentos reduzidos de Corman, as cenas da batalha de Bosworth foram reaproveitadas do filme de 1939.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *