O Apanhador de Sonhos
Original:Dreamcatcher
Ano:2003•País:EUA, Austrália Direção:Lawrence Kasdan Roteiro:William Goldman, Stephen King, Lawrence Kasdan Produção:Lawrence Kasdan, Charles Okun Elenco:Morgan Freeman, Thomas Jane, Jason Lee, Damian Lewis, Timothy Olyphant, Tom Sizemore, Donnie Wahlberg, Mikey Holekamp, Reece Thompson, Giacomo Baessato, Joel Palmer, Andrew Robb, Eric Keenleyside, Rosemary Dunsmore, Michael O'Neill |
Há 20 anos eu assisti o longa O Apanhador de Sonhos e tenho na memória de ter sido uma péssima experiência. Ao navegar na HBO Max, o título aparece na minha frente depois de tanto tempo e me questionei: será que realmente o filme é ruim? Será que eu já tinha maturidade cinematográfica para ter compreendido o intento dos realizadores? Será que a experiência de mundo que tenho hoje pode me proporcionar uma visão diferente do filme? Será que com o passar dos anos alguma qualidade escondida do filme veio à tona?
Me fiz todas essas indagações ao relembrar o elenco e equipe técnica. Somente nomes de primeira linha. Lawrence Kasdan na direção. Simplesmente o cara que roteirizou O Império Contra Ataca (1980) e Os Caçadores da Arca Perdida (1981), além de dirigir grandes filmes que marcaram época, como Corpos Ardentes (1981), Silverado (1985) e O Turista Acidental (1988). William Goldman no roteiro. Esse cidadão escreveu e/ou adaptou clássico atrás de clássico, como Butch Cassidy (1969), Todos os Homens do Presidente (1976), Maratona da Morte (1976) e uma das melhores adaptações de Stephen King para o cinema, Louca Obsessão (1990). No elenco, atores competentes como Morgan Freeman, Thomas Jane, Timothy Olyphant e Tom Sizemore… E para coroar tudo isso, baseado num romance do já citado mestre King.
O filme até que começa bem, apresentando de forma bastante original quatro amigos que têm poderes paranormais concedidos por um misterioso quinto amigo a quem seremos apresentados somente no decorrer do longa. Bem, eles estão celebrando em uma cabana no meio do nada quando alienígenas invadem o local. E logo chegam os militares para resolver na pancada esse problema.
Exceto o começo promissor, o filme é uma colagem (muito mal feita) de cenas (porcamente produzidas) que geram apenas comiseração e vergonha alheia dos envolvidos. O filme é um amontoado de clichês, o roteiro derivativo atrapalha (não sabem utilizar a referência ao clássico Alien), a atuação dos atores é lastimável (nem Morgan Freeman escapa do desastre como um general linha dura) e dá-lhe sequências desconexas e efeitos de quinta categoria. A cena em que os helicópteros atacam uma nave alienígena em terra é difícil de classificar se beira o amadorismo ou foi puro desleixo mesmo.
Como o leitor já pôde perceber, a má impressão passada permanece no presente. Um desacerto geral, muito criticado na época e que não melhorou com o tempo. Não vale a pena.