O Apanhador de Sonhos (2003)

3.4
(10)

O Apanhador de Sonhos
Original:Dreamcatcher
Ano:2003•País:EUA, Austrália
Direção:Lawrence Kasdan
Roteiro:William Goldman, Stephen King, Lawrence Kasdan
Produção:Lawrence Kasdan, Charles Okun
Elenco:Morgan Freeman, Thomas Jane, Jason Lee, Damian Lewis, Timothy Olyphant, Tom Sizemore, Donnie Wahlberg, Mikey Holekamp, Reece Thompson, Giacomo Baessato, Joel Palmer, Andrew Robb, Eric Keenleyside, Rosemary Dunsmore, Michael O'Neill

Há 20 anos eu assisti o longa O Apanhador de Sonhos e tenho na memória de ter sido uma péssima experiência. Ao navegar na HBO Max, o título aparece na minha frente depois de tanto tempo e me questionei: será que realmente o filme é ruim? Será que eu já tinha maturidade cinematográfica para ter compreendido o intento dos realizadores? Será que a experiência de mundo que tenho hoje pode me proporcionar uma visão diferente do filme? Será que com o passar dos anos alguma qualidade escondida do filme veio à tona?

O Apanhador de Sonhos (2003)

Me fiz todas essas indagações ao relembrar o elenco e equipe técnica. Somente nomes de primeira linha. Lawrence Kasdan na direção. Simplesmente o cara que roteirizou O Império Contra Ataca (1980) e Os Caçadores da Arca Perdida (1981), além de dirigir grandes filmes que marcaram época, como Corpos Ardentes (1981), Silverado (1985) e O Turista Acidental (1988). William Goldman no roteiro. Esse cidadão escreveu e/ou adaptou clássico atrás de clássico, como Butch Cassidy (1969), Todos os Homens do Presidente (1976), Maratona da Morte (1976) e uma das melhores adaptações de Stephen King para o cinema, Louca Obsessão (1990). No elenco, atores competentes como Morgan Freeman, Thomas Jane, Timothy Olyphant e Tom Sizemore… E para coroar tudo isso, baseado num romance do já citado mestre King.

O filme até que começa bem, apresentando de forma bastante original quatro amigos que têm poderes paranormais concedidos por um misterioso quinto amigo a quem seremos apresentados somente no decorrer do longa. Bem, eles estão celebrando em uma cabana no meio do nada quando alienígenas invadem o local. E logo chegam os militares para resolver na pancada esse problema.

Exceto o começo promissor, o filme é uma colagem (muito mal feita) de cenas (porcamente produzidas) que geram apenas comiseração e vergonha alheia dos envolvidos. O filme é um amontoado de clichês, o roteiro derivativo atrapalha (não sabem utilizar a referência ao clássico Alien), a atuação dos atores é lastimável (nem Morgan Freeman escapa do desastre como um general linha dura) e dá-lhe sequências desconexas e efeitos de quinta categoria. A cena em que os helicópteros atacam uma nave alienígena em terra é difícil de classificar se beira o amadorismo ou foi puro desleixo mesmo.

Como o leitor já pôde perceber, a má impressão passada permanece no presente. Um desacerto geral, muito criticado na época e que não melhorou com o tempo. Não vale a pena.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *