Extraterrestrial
Original:Extraterrestrial
Ano:2014•País:Canadá Direção:Colin Minihan Roteiro:Colin Minihan, Stuart Ortiz, The Vicious Brothers Produção:Shawn Angelski, Martin Fisher, Sharan Wood Elenco:Brittany Allen, Freddie Stroma, Jesse Moss, Anja Savcic, Melanie Papalia, Gil Bellows, Michael Ironside, Sean Rogerson, Emily Perkins, Mike Kovac |
O canadense Extraterrestrial passou despercebido quando de seu lançamento em 2014. Conta a história de cinco amigos que foram curtir o fim de semana numa cabana no meio de uma floresta e, durante a estada, são surpreendidos pela queda de um OVNI nas proximidades e pela visita de seus passageiros extraterrestres. O fim de semana, que seria de celebração regado a muita festa e maconha, se transforma em um terror com um desfecho inesperado.
De autoria do realizador Colin Minihan, que tem no currículo ainda o interessante “O que nos mantém vivos” e “Fenômenos Paranormais”, este, realizado em parceria com Stuart Ortiz, sob a alcunha de The Vicious Brothers, Extraterrestrial não vai muito além do que já vimos em termos de sci-fis sobre abduções alienígenas. Mas clichês ainda funcionam quando bem realizados e argumentados, e para a sorte dos fãs do gênero, este filme é muito bom exatamente nisso. Ou por isso.
A começar pela construção do ambiente em que os protagonistas se deparam, que vai sendo desvelado aos poucos na primeira parte da trama. A região onde os amigos resolvem se hospedar tem vivenciado estranhos fenômenos, como a morte misteriosa de animais e o desaparecimento de pessoas, sempre associados à estranhas luzes no céu.
Os personagens também são bem construídos, coerentes, longe da superficialidade que vemos em filmes “teens” (a gente até pensa que eles vão por esse caminho logo nos primeiros minutos, mas depois percebemos que não).
Apesar de nada sutil, como os recentes Na Vastidão da Noite e Ninguém Vai Te Salvar, Extraterrestrial traz tudo que um fã viajandão do gênero gostaria de ver em um filme, com o bônus de boas cenas de suspense, e uma fotografia que, diferentemente de outros filmes semelhantes, exalta o vermelho – dando todo um viés ao temperamento dos visitantes, mesmo que estes, na realidade, nos deixem sem saber até o fim se estão só de passagem “trocando um pneu” e se protegendo ocasionalmente ou invadindo pra valer – , o que dá uma cara própria à produção.
O encerramento também surpreende, e se não estou viajando que nem os protagonistas, ainda há uma referência ótima ao clássico Arquivo X que justifica tudo que vimos até ali.
O filme obteve críticas negativas pelos veículos especializados, como Fangoria e o IndieWire, exatamente pelo que eles chamam de “excesso de clichês”, e pode ser, mas ainda é um filme divertido, redondo, e que se destaca – inclusive – por ter cara própria, mesmo referenciando os clássicos. Esse eu não encontrei nos streamings mais comuns, mas está disponível via torrent. Recomendado para fãs de Arquivo X.
Achei os personagens rasos e sem sal. Ninguém se importou se eles morreram. Ficamos sem entender o final (da parte Alien) e a cena final no buraco me fez dar risada. Enfim, bem ruinzinho.