3.9
(8)

Os Estranhos: Capítulo 1
Original:The Strangers: Chapter 1
Ano:2024•País:EUA, Eslováquia
Direção:Renny Harlin
Roteiro:Alan R. Cohen, Alan Freedland, Bryan Bertino
Produção:Alastair Burlingham, Mark Canton, Charlie Dombek, Christopher Milburn, Gary Raskin, Courtney Solomon
Elenco:Ryan Bown, Matus Lajcak, Olivia Kreutzova, Letizia Fabbri, Madelaine Petsch, Froy Gutierrez, Ben Cartwright, Stevee Davies, Richard Brake, Pedro Leandro, Ema Horvath, Janis Ahern

Em 2008, Bryan Bertino se baseou em uma história assustadora de sua infância para desenvolver o argumento original de Os Estranhos, produção que contava a história de um casal em crise que tinha sua residência invadida por três mascarados misteriosos. Apesar de não ser nenhum primor, o filme custou $2 milhões e faturou mais de $82 milhões, o que certamente resultaria em uma continuação. Em 2018 tivemos o lançamento de Os Estranhos – Caçada Noturna, sequência bem fraquinha que se passava em um acampamento em vez de uma casa isolada. As críticas foram bem piores e o desempenho nas telonas despencou significativamente (orçamento de $5 milhões para uma bilheteria de pouco mais de $32 milhões).

Eis que, em 2023, quando todos achavam que a franquia já havia dado o que tinha que dar, o diretor Renny Harlin (Do Fundo do Mar) anuncia que estariam em desenvolvimento não um, mas três novos filmes. Em maio de 2024, chegou aos cinemas Os Estranhos – Capítulo 1, o primeiro capítulo dessa presepada empreitada. De forma muito semelhante ao original de 2008, aqui também temos um casal em viagem, interpretados pelos astros das séries adolescentes Madelaine Petsch (Riverdale) e Froy Gutierrez (Teen Wolf). Quando o carro dos dois pombinhos quebra em uma cidadezinha suspeita, a dupla precisa passar a noite em um Airbnb no meio da floresta. O problema é que eles não parecem estar sozinhos.

Minhas expectativas não estavam altas para essa produção. Desde o início me parece um projeto meio deslocado da realidade, com grandes chances de naufrágio, assim como as novas trilogias de Halloween e O Exorcista. Só não imaginava que chegaria a esse nível. Os Estranhos – Capítulo 1 é ruim. Mas muito ruim mesmo. A impressão que passa é que tentaram emular o primeiro filme, na tentativa de compor a primeira parte da infame trilogia. Só que algumas situações poderiam até funcionar em 2008 (e outras nem naquela época funcionavam), mas 16 anos depois ficam insustentáveis. A cidadezinha suspeita, os moradores hostis, o carro que não liga na hora H… é tudo muito manjado e bobo.

No entanto, nada me tirou tanto da narrativa quanto as decisões erradas dos personagens. Sem entrar em spoilers, mas quando os personagens se separam sem motivo nenhum ainda no primeiro ato, eu já tinha desistido. Não satisfeito, ainda tive que lidar com protagonistas subindo escadas para fugir dos assassinos e se recusando a atirar nos vilões quando obtiveram a chance. Para completar com chave de ouro, o texto que aparece em tela nos primeiros minutos nos diz que esta é a história de um dos casos mais brutais já vistos, e o que vemos são cenas de morte rápidas, indolores e com pouquíssimo sangue envolvido. Deplorável.

A impressão que fica é que se preocuparam mais com a trilogia como um todo, dando um belo Ctrl-C + Ctrl-V no filme original, só que com muito menos qualidade. O resultado é um filme preguiçoso, repetitivo e esquecível.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *