Scarrafone
Original:Scarrafone
Ano:2022•País:Itália Direção:Giacomo De Bello Roteiro:Stefano Dallan, Giacomo De Bello Produção:Stefano Dallan, Giacomo De Bello Elenco:Laura Serena, Sebastiano Pigazzi |
Agnese (Laura Serena) é uma senhora que vive, aparentemente, sozinha em sua casa, no topo de uma colina no norte da Itália. Levando um estilo de vida típico de uma camponesa, inclusive em relação às roupas que usa, Agnese passa seus dias cuidando dos afazeres domésticos, da horta e de seus coelhos. Seu único contato com outros seres humanos parece ser com o amável carteiro Luigi (Sebastiano Pigazzi), que todos os dias leva a Agnese as cartas de um admirador secreto.
No decorrer do filme descobrimos que as coisas naquela região não são tão calmas como aparentam ser. Agnese esconde em um de seus quartos uma criatura a quem se refere como amore. Apesar de tratá-lo como marido, logo entendemos que seu hóspede não tem nada de humano. Por sua vez, Luigi também leva uma vida solitária, longe de ser ingênuo, o rapaz nutre um amor platônico, com um intenso e reprimido desejo por Agnese. A produção atinge seu clímax no confronto entre o segredo de Agnese e o ciúme desmedido de Luigi.
O filme tem um roteiro bem construído, atuações convincentes, com destaque para Laura Serena, sem mencionar a fotografia e a trilha sonora que são de primeira categoria. O jovem diretor Giacomo de Bello demonstra que tem potencial, com curtas-metragens premiados e outros trabalhos como assistente de direção em seu currículo, tendo inclusive colaborado com Luca Guadagnino em uma série para a TV.
Minha única insatisfação foi em relação ao final. Confesso que fiquei um pouco frustrado por conta das lacunas deixadas e perguntas não respondidas. Quem, ou melhor, o que era o marido de Agnese? De onde ele veio? Qual a sua origem? Como ele acabou preso/escondido naquele cômodo? Em um dos diálogos entre Agnese e Luigi ficamos conhecendo, ainda que superficialmente, um pouco mais sobre o passado da camponesa, mas a falta de informações acaba deixando o espectador ainda mais curioso.
Depois de refletir mais sobre o filme e digerir sua história, penso um pouco diferente. Acredito que sua força está justamente no que não foi dito, ou exibido. Cabe ao espectador a missão de usar as pistas deixadas para desenhar a criatura em sua imaginação e elaborar hipóteses sobre as raízes daquele mistério.
Scarrafone tem apenas 49 minutos e está disponível gratuitamente no canal oficial da produtora Whiterose Pictures no Youtube. Este é somente mais um exemplar, dentre tantos outros, que prova não ser necessário uma megaprodução para se fazer um bom filme de terror. Com poucas locações, dois atores e uma boa história, Giacomo De Bello conseguiu entregar um suspense de extrema qualidade, superior a muitos outros bombados na mídia e que pagamos caro para assistir neste ano.
“Quem, ou melhor, o que era o marido de Agnese? De onde ele veio? Qual a sua origem? Como ele acabou preso/escondido naquele cômodo? ”
Eu achando engraçado que, ora o pessoal diz que o mistério é a graça e não precisa de explicação, ora quer saber o porquê de tudo.
“Depois de refletir mais sobre o filme e digerir sua história, penso um pouco diferente.”