O Espaço na Terra
Original:Lo Spazio Sulla Terra
Ano:2023•País:Itália Direção:Massimo Bulgarelli Roteiro:Massimo Bulgarelli Produção: Elenco:Pietro Marone, Daniele Di Martino, Stefano Annunziato, Mariachiara Di Mitri |
O renomado cineasta Orson Welles é o tipo de cara que se pode dizer que já fez de um tudo nessa vida. Até filmagens aqui no nosso Ceará ele já fez, quando tentou documentar a saga de quatro jangadeiros para o “documentário-propaganda” It’s All True, projeto que fez parte da política da boa vizinhança que os Estados Unidos encamparam nos idos de 1940, mas que nunca saiu do papel de fato – sendo hoje um episódio que é um prato cheio para os documentaristas.
Antes disso ainda, Welles protagonizou outro episódio, este realmente inusitado, envolvendo uma adaptação do livro Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, transmitida em um programa de rádio em 1938. A dramatização radiofônica da invasão da Terra pelos marcianos, que aconteceu na noite das bruxas (30 de outubro) daquele ano, foi tão realista que teria despertado pânico generalizado nos Estados Unidos. Saiba mais, clicando aqui.
O acontecimento, inusitado, por si, já renderia argumento para muitas produções cinematográficas, e um dos trabalhos inspirados nele é o curta-metragem O Espaço na Terra, obra selecionada para a edição deste ano do Festival Boca do Inferno, e que vai abrir os trabalhos da mostra SciFi.
Com direção e roteiro do italiano Massimo Bulgarelli, o curta se passa em torno da década de 1950, e narra a história de um trabalhador (Pietro Marone) que, ao chegar em casa de mais um expediente exaustivo, se depara com a notícia de uma invasão alienígena. Transmitidos via rádio, os informes confirmam a destruição de grandes monumentos, de cidades, a colonização de populações inteiras, entre outras possibilidades desesperadoras.
Agora, desesperadoras para quem?! Esse é um dos motes da narrativa, construída com muito eficácia sob a filosofia “menos é mais”. Com cenários limitados (e práticos) e fotografia preto e branco, constrói-se a ambientação ideal para que o personagem principal, o único em cena, nos cative e nos prepare para o seu “segredo”.
Para além de uma ideia inspirada e bem realizada, O Espaço na Terra é uma boa homenagem aos clássicos sci-fi da década de 1950, época em que aquilo que era encarado como “estrangeiro” ou “de fora” era representado com motivos de desconfiança, e apenas ocasionalmente nos encorajava a exercitar nossa compreensão quanto ao outro.
O curta O Espaço na Terra integra a mostra Sci-Fi, que vai abrir a décima primeira edição do Festival Boca do Inferno. A exibição acontece em 17 de outubro, a partir das 19h30. O festival segue até o domingo, dia 20 de outubro, no Shuffle Bar.