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Quem Matou Rosemary?
Original:The Prowler
Ano:1981•País:EUA
Direção:Joseph Zito
Roteiro:Glenn Leopold, Neal Barbera, Eric Lewald, Mark Edward Edens, Sarah Higgins
Produção:David Streit, Joseph Zito
Elenco:Vicky Dawson, Christopher Goutman, Lawrence Tierney, Farley Granger, Cindy Weintraub, Lisa Dunsheath, David Sederholm, Bill Nunnery, Thom Bray, Diane Rode, Carleton Carpenter, Joy Glaccum

Em 1945, após ter enviado uma “Dear John letter” (como são conhecidas as cartas através das quais muitas garotas terminam os relacionamentos com seus namorados enquanto eles estão na guerra), a jovem Rosemary Chatham (Joy Glaccum) e seu novo amor, Roy (Timothy Wahrer), são mortos durante um baile de formatura por um misterioso assassino vestido com indumentária militar. Mais de três décadas depois, a cidade de Avalon Bay finalmente está retomando a tradição do baile, mas essa noite de alegria e romance também marcará a volta do vingativo soldado.

Com roteiro de Neal Barbera e Glenn Leopold – roteiristas do lendário estúdio de animação Hanna-Barbera, sendo que Neal é filho de um dos seus fundadores, Joseph Barbera -, Quem Matou Rosemary? (The Prowler, 1981) faz parte da abundante safra de slashers de 1981. Embora não tenha feito tanto sucesso na época quanto alguns de seus contemporâneos, foi ganhando um status cult ao longo das décadas, especialmente por conter algumas das mais violentas cenas desse período clássico do subgênero, cortesia do mestre do gore Tom Savini.

Não se deve minimizar, porém, a importância de Joseph Zito para o filme. O diretor que depois realizaria Sexta-Feira 13 – Parte 4: O Capítulo Final (Friday the 13th: The Final Chapter, 1984) já se revela aqui muito eficiente como manipulador do tempo, ao conduzir longas sequências sem deixar o suspense e a tensão se diluírem. A ambientação fantasmagórica – em uma península do estado de Nova Jersey fazendo-se passar por uma cidadezinha na Califórnia – é realçada pela bela fotografia de Raul Lomas (um dos pseudônimos do brasileiro João Fernandes, que tem em seu currículo até mesmo o clássico do porno chic Garganta Profunda (Deep Throat, 1972), além, também, de Sexta-Feira 13 – Parte 4: O Capítulo Final).

É interessante a escolha em ancorar o evento traumático que desencadeia toda a trama – uma característica dos slashers – em um passado consideravelmente distante, mesmo para 1981: a Segunda Guerra Mundial. Isso proporciona uma sequência de abertura em preto e branco, no estilo cinejornal, e os já mencionados assassinatos iniciais transcorridos nos anos 1940, além, claro, do marcante traje usado pelo psicopata. As cenas que o mostram vestindo seu uniforme do exército são inteligentemente montadas em paralelo com cenas das garotas se arrumando para o baile, talvez sugerindo que, para muitos jovens americanos, o salão do baile representa um verdadeiro campo de batalha, onde corações, popularidade, pares para a dança e coroas de rei e rainha juvenis são disputados.

Dentro dessa temática, temos também a protagonista Pam MacDonald (Vicky Dawson) usando a jaqueta da polícia local por sobre seu vestido de gala, algo que simboliza as duas facetas da personagem. Repórter do jornal universitário, Pam é uma Garota Final muito boa, agindo de igual para igual com seu namorado e assistente do xerife, Mark London (Christopher Goutman), e provando possuir um faro investigativo até mais apurado do que o dele – ainda que a investigação não leve a descobertas muito relevantes, o que acaba sendo um pouco frustrante dentro da trama. Outro ponto baixo são alguns personagens que aparecem e somem sem dizerem ao que vieram.

Quem Matou Rosemary? apresenta algumas semelhanças de enredo com outro slasher, Dia dos Namorados Macabro (My Bloody Valentine, 1981), além de conter uma cena muito parecida com Sexta-Feira 13 – Parte 2 (Friday the 13th Part 2, 1981), na qual a Garota Final Ginny (Amy Steel) aponta um forcado em direção à câmera. Curiosas coincidências, considerando-se que os três filmes são do mesmo ano.

Contando ainda com célebres atores como Farley Granger – que atuou em dois clássicos de Hitchcock, Festim Diabólico (Rope, 1948) e Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951) – e Lawrence Tierney – que ficaria marcado por seu papel em Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992) -, Quem Matou Rosemary? possui méritos suficientes para figurar entre os grandes filmes da Era de Ouro do Slasher, e vale a pena ser descoberto ou revisitado por qualquer entusiasta do subgênero.

 

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