![]() Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out
Original:Wake Up Dead Man
Ano:2025•País:EUA Direção:Rian Johnson Roteiro:Rian Johnson Produção:Ram Bergman, Rian Johnson Elenco:Daniel Craig, Josh O'Connor, Glenn Close, Josh Brolin, Mila Kunis, Jeremy Renner, Kerry Washington, Andrew Scott, Cailee Spaeny, Daryl McCormack, Thomas Haden Church, Jeffrey Wright |
O detetive Benoit Blanc está de volta em sua terceira aventura e em grande forma, num filme que quase chega perto do primeiro (Entre Facas e Segredos) e é um pouco melhor que o segundo (Glass Onion: Um Mistério Knives Out). Ou seja, mantem o mesmo grau de excelência na trama investigativa com humor, mistério e um tanto de suspense.
O diretor e roteirista Rian Johnson continua no comando, e Daniel Craig volta como o excêntrico detetive que, desta vez, é chamado para ajudar a polícia de uma pequena cidade onde um controverso padre local foi assassinado (Josh Brolin), num crime aparentemente impossível. O principal suspeito é o padre auxiliar (Josh O’Connor), que vinha tendo atritos com os métodos pouco ortodoxos do seu superior, mas outros membros da comunidade também podem estar envolvidos, como a beata que está sempre por perto (Glen Close), um médico chegado na birita (Jeremy Renner), um escritor em decadência (Andrew Scott), uma jovem com problemas de saúde (Cailee Spaeny) e uma advogada (Kerry Washington), cujo irmão procura subterfúgios para sempre “lacrar” nas redes sociais e quer fazer carreira política (Daryl McCormack).
Como se percebe, o elenco continua estrelar e todos, sem exceção, estão ótimos, mas vale destacar a atuação de Josh Brolin, Glen Close e Josh O’Connor, sendo que este último já havia me impressionado em Rivais (2024). Vale prestar atenção nos futuros trabalhos deste inglês que teve reconhecimento ao interpretar o Príncipe Charles na série The Crown e estará no próximo filme de ninguém menos que Steven Spielberg (chamado Dia D, em pós-produção).
Nos mesmos moldes dos romances da Agatha Christie, acompanhamos um mistério envolvente, com um roteiro bem articulado e algumas reviravoltas realmente surpreendentes. Além disso, a visão de mundo de Benoit Blanc (um ateu) conflita com as ações e sentimentos do jovem padre, proporcionando ao espectador um debate interessante sobre fé e altruísmo. Aliás, a dinâmica entre esses dois personagens é o ponto alto do filme, mérito dos atores e do roteiro que aprofunda a relação entre eles.
Há momentos engraçados, suspense e uma trama difícil de desvendar, suportada por personagens bidimensionais e uma direção que esbanja charme. Vivo ou Morto – Um Mistério Knives Out é um ótimo “filme de detetive” que merece ser visto pelos apreciadores e até por aqueles que torcem o nariz pelo gênero. Aliás, quem não viu, os dois primeiros filmes da franquia estão junto com este na Netflix.





