Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022)

5
(5)

Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Original:Glass Onion
Ano:2022•País:EUA
Direção:Rian Johnson
Roteiro:Rian Johnson
Produção:Ram Bergman, Rian Johnson
Elenco:Daniel Craig, Edward Norton, Kate Hudson, Dave Bautista, Janelle Monáe, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr., Jessica Henwick, Madelyn Cline, Noah Segan, Jackie Hoffman, Dallas Roberts

Assisti Glass Onion: Um Mistério Knives Out quando do seu lançamento na Netflix e o revi recentemente, numa sessão dupla com o primeiro Knives Out (Entre Facas e Segredos no título adaptado ao português). O repeteco de ambos se deve a bom motivo: minha família pediu para assistir um filme de mistério, tipo “quem é o assassino?”, cheio de pista falsas, personagens suspeitos e reviravoltas, com um detetive ou policial tentando desvendar o crime.

Ainda bem que há uma infinidade de bons filmes nessa seara do suspense, mas ao invés de me debruçar sobre os detetives clássicos (Holmes, Poirot, Miss Marple, Marlowe e tantos outros que fizeram e anda fazem parte de minha vida), resolvi apresentar para eles o menos famoso, mas tão sagaz quanto seus colegas de profissão citados, qual seja, o detetive Benoit Blanc, interpretado com um bom humor e muita disposição por Daniel Craig (para quem não o conhece pelo nome, apenas o 007 que acabou de pendurar as chuteiras…).

No primeiro filme, ele é chamado para investigar a morte de um escritor milionário cujo aparente suicídio não convenceu seu contratante. O elenco estelar, os diálogos afiados, o humor discreto e, é claro, a trama bem ao gosto dos melhores livros de Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle, rendeu um ótimo longa, que foi sucesso de bilheteria e rendeu muitos prêmios.

A gigante do streaming então resolveu financiar a continuação e temos aqui este Glass Onion, que tem exatamente as mesmas características do primeiro, contudo, um tantinho menos eficiente. Talvez pelo excesso de referências pop, pela solução menos cerebral e pelo tom mais estridente, este filme perde alguns pontos para o primeiro, mas ainda tem charme de sobra, uma trama bacana, além de todos os predicados de Entre Facas e Segredos, em menor grau.

Aqui, o bilionário Miles Bron (numa divertida interpretação de Edward Norton) chama, como todos os anos, seus amigos da juventude para um final de semana diferente em algum lugar paradisíaco do mundo. Desta vez, o programa é numa ilha grega onde a trupe terá que resolver o seu assassinato (lógico, de mentirinha…). Contudo, Benoit Blanc também recebe esse convite e parte rumo à ilha onde, isolados no final de semana, uma morte realmente ocorrerá e o detetive terá que desvendar esse mistério.

Dave Bautista, Kate Hudson, Kathryn Hahn, Janelle Monáe e Leslie Odom Jr. são esses “amigos” que têm interesses, medos e muitos motivos para cometer um crime. Os dois primeiros estão hilários, respectivamente como um influencer machista e uma modelo em decadência.

O diretor, roteirista e produtor de ambos os filmes é Rian Johnson, reconhecido pelo ótimo Looper: Assassinos do Futuro (2012) e bastante criticado por Star Wars: Os Últimos Jedi (2017), que aqui faz um excelente trabalho, tornando Glass Onion muitíssimo divertido e colocando o detetive Benoit Blanc no rol dos grandes detetives da ficção.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *