5
(1)

por Michel Goulart da Silva

Em 1987, foi lançado o álbum Abigail pelo músico dinamarquês conhecido pelo nome artístico King Diamond. O músico é famoso principalmente por ter liderado a banda de heavy metal Mercyful Fate, antes de se lançar à carreira solo.

Em Abigail, o segundo álbum da sua carreira solo, narra-se uma verdadeira história de horror, por meio de melodias sombrias e da letra das músicas. Essa história se passa em 1845, mostrando-se o casal Jonathan LaFey e Miriam Natias, que se mudam para uma mansão herdada do falecido Conde LaFey. No caminho, o casal é alertado a não entrar na mansão, além de enfrentar certa resistência dos moradores locais ao nome LaFey, em função de algum fato misterioso ocorrido no passado.

Na mansão, eventos perturbadores começam a ocorrer, como barulhos estranhos, como se houvesse outras pessoas na casa, flores até então saudáveis morrendo em pouco tempo, móveis balançando sem que ninguém os movesse, entre outros acontecimentos sobrenaturais.

O casal de protagonistas não passa ileso, sendo também afetado pelas misteriosas forças sobrenaturais. Jonathan começa a sonhar que conversa com o fantasma de seu avô. Miriam imagina figuras cada vez mais sombrias e as transforma em pinturas. Mesmo sendo estéril, Miriam inesperadamente fica grávida.

Os misteriosos eventos têm relação com o Conde de LaFey, que, no passado, desconfiado de uma suposta traição de sua esposa, grávida, acabou empurrando-a do alto de uma escada, matando-a na noite de 7 de julho de 1777. LaFey, ao ver a esposa morta, arranca o bebê do útero da condessa e o mumifica.

O bebê era uma menina à qual o conde deu o nome de Abigail. Com a chegada de Jonathan e Miriam à mansão, décadas depois, Abigail possui o corpo de Mirian, a partir do que se desenrola a história de horror descrita no álbum.

No álbum de King Diamond, os elementos do horror são mostrados desde o começo, como na ambientação antes da chegada dos personagens na velha mansão da família, a descrição da imagem assustadora do interior da casa, a gravidez anormal, entre outros aspectos.

A narrativa contada por meio das letras chega ao seu clímax na faixa título, “Abigail”, a oitava e a música de maior sucesso do álbum. Nessa parte da narrativa, finalmente, Abigail se revela, controlando a mente e o corpo de Mirian, e começa uma discussão com Jonathan. Jonathan pretende chamar um padre para praticar um exorcismo, e nesse momento, Mirian volta a si, pedindo para que ele a jogue escada abaixo, pois é o único jeito de impedir o renascimento de Abigail.

O álbum teve uma continuação, lançado em 2000, no qual uma parente distante da família chega à casa, anos depois, dando continuidade a muitos dos temas tratados no primeiro álbum e introduzindo outros como a violência sexual e a vingança.

King Diamond busca inspiração em elementos clássicos da literatura de horror. Os temas tratados mostram sua originalidade ao serem abordados com uma base musical que coloca como elemento a construção da tensão. Possivelmente Abigail é uma das mais criativas obras da história do rock.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário

  1. Não é o único álbum que poderia se tornar um filme….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *