Antologia FANTASMAGORIANA será lançada pela editora Sebo Clepsidra

5
(2)

Começa hoje, 15 de março, às 23:59, a campanha de financiamento coletivo de Fantasmagoriana (1812), antologia de Jean-Baptiste Benoît Eyriès que reúne oito narrativas de fantasmas alemãs escritas por autores diferentes e publicados no fim do século XVIII e início do XIX. Com tradução de Sabrine Ferreira, o livro faz parte da coleção Imaginário Gótico, das editoras Sebo Clepsidra e Aetia Editorial, e permanecia inédito no país.

Fantasmagoriana teve papel fundamental na criação de Frankenstein, de Mary Shelley, e O Vampiro, de John William Polidori. Foi esta a obra que os dois leram, junto com Percy Shelley e Claire Clairmont, para matar o tempo durante uma tempestade que caía sobre a casa de Lord Byron, a Villa Diodati, onde os amigos estavam reunidos em uma noite de 1816. Lá, Byron propôs o concurso no qual os presentes deveriam escrever seus próprios contos de horror gótico, o que acabou dando origem às obras de Shelley e Polidori, publicadas poucos anos depois.

Os contos e noveletas reunidas em Fantasmagoriana trazem diferentes tipos de narrativas de fantasma, incluindo desde passagens profundamente macabras até tiradas da mais aguda ironia. Barbeiros fantasmas, retratos amaldiçoados, noivas espectrais… um amplo panorama de lendas germânicas de assombrações está contemplado no livro.

Encadernado em capa dura, Fantasmagoriana pode ainda incluir mais textos, caso as metas estendidas da campanha sejam alcançadas. Corra para garantir o seu no Catarse a partir das 23:59 de hoje, e aproveite o desconto para quem apoiar a campanha na primeira semana!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *