Damien (2016) – 1ª Temporada

4
(3)

Damien (2016) – 1×07: Abattoir

Damien (2016) (9)

Damien - 1ª Temporada
Original:Damien - First Season
Ano:2016•País:EUA
Direção:T.J. Scott
Roteiro:Mark Kruger, Glen Mazzara
Produção:Glen Mazzara; Mark Kruger; John Ryan
Elenco:Bradley James; Tiffany Hines; Barbara Hershey; Megalyn Echikunwoke, Omid Abtahi, David Meunier, Robin Weigert, Sandrine Holt

Qual seria o destino de um homem aparentemente comum e que, no mundo atual, fosse colocado frente a frente com um grupo de seguidores misteriosos que o veneram como um Anticristo? Após a negação, rapidamente frustrada pelas recorrentes manifestações sobrenaturais e misteriosas, sobram o medo, a paranoia e a loucura. Foi assim que ao final do episódio cinco Damien optou por tirar sua própria vida, ao se ver sem controle e incapaz de lidar com esse pesadelo constante. A caminho do hospital, após ser salvo por forças das trevas que querem mantê-lo vivo, o Anticristo teve uma epifania, um longo sonho profético que nos foi apresentado no episódio seis, onde ele finalmente entendeu melhor a dinâmica das forças que estão atuando em seu entorno e quem são seus verdadeiros aliados: ninguém.

O sétimo episódio – Abattoir (Matadouro) – colocou Damien hospitalizado como um paciente de risco pela tentativa de suicídio. É de se esperar que um homem em tal situação acabasse em algum momento em um manicômio, pois é este o tratamento ocidental mais comum para aqueles que não se encaixam na sociedade. Ao longo dos episódios anteriores e do próprio filme original, a mera presença de Thorn foi capaz de levar pessoas sãs a loucura; o que esperar então ao vê-lo em meio a pessoas já em estado de insanidade? Os primeiros minutos do episódio deram um gostinho da histeria em massa causada pela presença do Anticristo, mas infelizmente foi pouco explorada. Tiveram em mãos a chance de explorar a loucura extrema como reflexo da manifestação do mal na terra, mas o fizeram de forma breve e até simplória. Mais uma vez, fica um ar de desperdício, que poderia ter sido evitado caso a série estivesse nas mãos de alguém capaz de estabelecer um enredo com mais profundidade. Nas mãos de um Bryan Füller, por exemplo, Damien teria potencial de ser uma das melhores séries da atualidade. Não que a série ainda esteja ruim, pelo contrário, aqueles que continuaram a acreditar nela com certeza estão se divertindo.

Damien (2016) (8)

Após sair do hospital com ânimo e motivação renovados, Damien decide encarar aqueles que considera como adversários, expondo-os como farsantes. A postura decidida do personagem, que beira o ódio, foi sem dúvidas uma virada de jogo interessante para a série. Faltando apenas três episódios para o final da temporada, já é possível vislumbrar o destino do Anticristo, que provavelmente irá abraçar sua posição como uma figura dominante e com mão de ferro, bem semelhante ao que acontece no terceiro filme da franquia cinematográfica.

Nas tramas paralelas, a irmã Greta (Robin Weigert) entra em contato com Simone, com o intuito de obter mais informações sobre o possível Anticristo. A atuação da mulher é sem dúvidas bem interessante, uma das melhores da série, construindo a irmã Greta como uma personagem forte e que será uma pedra no sapato de Damien.

Damien (2016) (7)

As investigações do detetive Shay continuam a todo vapor, conforme ele descobre mais e mais informações misteriosas sobre o passado de Thorn. Porém, as consequências não tardam a aparecer, quando um dos seguidores do Anticristo se volta contra um amigo por acreditar que este traiu a confiança de Damien. Temos aqui uma das cenas de morte mais impactantes da série, uma daquelas capaz de deixar os cabelos da nuca arrepiados.

Nesta altura do campeonato, a trama está claramente mais elaborada e com melhor fluidez. É possível ver um caminho para onde tudo aponta daqui a três episódios.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Daniel Rodriguez

Belorizontino, professor de inglês, psicólogo de formação e fã do bizarro, do estranho, do surreal, do sanguinário e do monstruoso!

6 thoughts on “Damien (2016) – 1ª Temporada

  • 25/05/2020 em 03:08
    Permalink

    Baixei os filmes recentemente (a quarentena tem disso) e recordei de um filme com uma criança demoníaca, mas que era uma menina. Lembro claramente de uma cena na qual mostrava que ela era filha de um padre e uma freira e de outra na qual ela praticamente comia a cabelos de uma boneca enquanto assistia o enterro da mãe adotiva. Com essas poucas informações, tentei buscar esse filme na Internet sem sucesso, pois estou escrevendo um livro sobre algo parecido e gostaria de mais material de pesquisa. Sabe me dizer o nome? Agradeço desde já.

    Resposta
  • 21/06/2016 em 14:49
    Permalink

    Particularmente não gosto do terceiro filme, embora a atuação do Sam Neil seja boa. Não gosto desse filme, porque o modus operandi para destruir Damien, bem claro no primeiro e no segundo filme se desfaz : Eram necessárias TODAS as adagas, cravadas no corpo em posições específicas e com finalidades distintas. No terceiro filme, cada padre fica com uma adaga para tentar matar individualmente o Damien. Não cola. Além do mais, o final do filme é apressado e mal amarrado. Quem espera um grande conflito, de proporções bíblicas (como seria de se esperar, já que o personagem e os fatos se baseiam no livro do Apocalipse) se decepciona muito…

    Resposta
  • 08/06/2016 em 13:49
    Permalink

    Fiz esse comentário antes da série ser cancelada, mas já esperava que isso fosse acontecer, confesso que a série começou à me preocupar (e muito!) logo no episódio dois (tá bom, no 1 também), não encontrava carisma em nenhum dos personagens (o próprio Damien demorou um pouco mas depois ficou ok) no episódio 1.06 Temptress acho que deu medo em todos os fãs de tudo ir ladeira abaixo (eu!) para no final mostrar que foi um sonho (ufa!). É difícil analisar uma série com essa premissa sem comparar com o filme clássico ou até mesmo o livro, ainda mais com a série mostrando várias cenas e citações do filme, mas se ela passar à andar com as próprias pernas (e eu espero que comece) tem tudo para se tornar uma grande série, imaginem eles explorando a influência de Damien na Casa Branca, os contatos e o caminho ele já tem através da dupla Ann Rutledge e do John, creio que isso cedo ou tarde acabe acontecendo, vamos esperar e torcer para que agora que o Anticristo despertou a série e os personagens também despertem. O que não veremos isso acontecer.

    Resposta
  • 25/05/2016 em 19:41
    Permalink

    Fico triste com o fim da serie, acho que sou um dos poucos que realmente gostou da serie e que era fã dos filmes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *