Morre o maquiador Dick Smith

Smith foi um pioneiro da maquiagem cinematográfica.
Smith foi um pioneiro da maquiagem cinematográfica.

Faleceu no dia 30 de julho, aos 92 anos, o maquiador Dick Smith, pioneiro da maquiagem no cinema e responsável por transformar atores em filmes como O Poderoso Chefão e O Exorcista.

A notícia da morte de Smith foi confirmada por seu amigo, ex-assistente e também maquiador Rick Baker. “O mestre se foi. Meu amigo e mentor Dick Smith não está mais conosco. O mundo não será mais o mesmo”, escreveu Baker.

O interesse de Smith pela maquiagem foi despertado quando ele leu o livro Paint, Powder and Makeup (Tinta, Pó e Maquiagem, em tradução livre) quando iniciou seus estudos na universidade de Yale. No campus, o artista era visto se transformando em monstros utilizando pastas e látex. Logo ele conseguiu seu primeiro trabalho na NBC, onde aperfeiçoou suas técnicas de envelhecimento e maquiagem protética, tornando-se pioneiro, mais tarde, no uso de espuma de látex, utilizando pequenas seções que deixavam os movimentos faciais dos atores mais livres.

O filme que chamou a atenção para o trabalho de Smith foi O Poderoso Chefão, de 1972. Mais tarde, ele mostrou sua técnica em filmes como Taxi Driver e O Exorcista, este lhe rendendo uma base de fãs composta por nomes como Guillermo Del Toro e JJ Abrams.

Em 1985, Smith ganhou um Oscar pelo filme Amadeus, filme no qual envelheceu o ator F. Murray Abraham. Sobre o filme, o maquiador comentou: “Foi o melhor trabalho que eu já tive. Eu fiz todo o trabalho, tive bastante tempo, total cooperação e um teste de cena apropriado”.

A partir da década de ’90, ainda que tenha continuado seu trabalho em alguns filmes, Smith concentrou seu tempo principalmente em cursos e treinamentos para maquiadores.

(Visited 32 times, 1 visits today)
Silvana Perez

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien