Cinemateca de Curitiba sedia 3º Festival Cultural Mondo Estronho

0
(0)

festival cultural mondo estronho

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cinemateca de Curitiba sediará o Festival Cultural Mondo Estronho. O evento será realizado de 30 de junho (quinta-feira) a 3 de julho (domingo), das 14 às 22 horas, com entrada franca. A realização da Editora Estronho, de São José dos Pinhais, conta com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Exposições fotográficas, oficinas literárias, palestras, debates e bate-papos com autores e editores, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, mostra com 60 filmes autorais (curta, média e longa-metragem), shows musicais (bandas Offal, Repelentes e Macumbazilla) e teatro (Danunó Cia. de Teatro, de Rolândia, Paraná), são algumas das atrações.

Desde já, estão abertas e são gratuitas as inscrições para as oficinas “Origamis” (Baltazar de Andrade), “Criando personagens: formas e estilos” (Waleska Ruschel) e “Criação Literária: Contos” (Saulo Adami e Jeanine Wandratsch Adami). Desta última, serão selecionados 10 contos para futura publicação pela Editora Estronho. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail editora@estronho.com.br, informando o título da oficina de seu interesse, nome completo e cidade onde mora.

Ele Tem O Sopro do Diabo nos Pulmões
Ele Tem O Sopro do Diabo nos Pulmões de Marcelo Amado será um dos lançamentos da Editora Estronho no evento.

Duas sessões de autógrafos reunirão na tarde de sábado 14 autores de 10 obras nos mais variados gêneros. Serão cinco lançamentos: “Malditas, as casas têm atmosfera”, antologia organizada por Celly Borges, e “Elas, cruéis”, organizada por Marcelo Amado, volumes 2 e 3 da coleção “Funesto”; “Ele tem o sopro do Diabo nos pulmões”, romance de Marcelo Amado; “Perdidos no Espaço”, de Saulo Adami e Carlos Gomes, volume 1 da série “TV Estronho”; e “De(s)amores e outras ternurinhas”, livro de poesia de Tânia Souza. Além de sessões de autógrafos com Sérgio Schulenburg (“O Degustador de pamonhas”), Valter Cardoso (“Tesouros de Curitiba e outras histórias”), César Alcázar (“O coração do Cão Negro”), Carolina Mancini (“Dias de chuva”) e Susy Ramone (“O edifício”).

O bate-papo vai rolar solto no Festival Cultural Mondo Estronho!

Dia 30, às 18h45, “Saiba como e onde meter o seu… texto”, com Marcelo Amado, vai abordar o mercado editorial, ética e comportamento nas redes sociais e o refino da escrita, temas indicados para autores novatos ou experientes, blogueiros e afins. Às 20 horas, as escritoras Celly Borges, Luciana Minuzzi e Tânia Souza conversarão sobre “Literatura de Horror”. Dia 2, às 18 horas, “Steampunk: do Mundo das Ideias ao Mundo Real” será tema para André Felipe W. Leite, Carlos Alberto Machado, Éverly Pegoraro e Renata C. Kamarowski. Domingo, às 16 horas, Cesar Alcázar e Luciana Minuzzi farão o bate-papo “Quadrinhos – Da Produção à Distribuição”, abordando o processo de criação de uma HQ desde sua ideia inicial até chegar às mãos dos leitores.

Sábado será dia de palestra (“Zumbis no Cinema”, às 14h45, com César Almeida), teatro (“Quente, molhado e sensual”, às 18 horas, com a Danunó Cia. de Teatro, de Rolândia, Paraná) e debate (“Unir Para Produzir: A Sobrevivência de Eventos Sem Apoio”, às 20h30, com Daniel Repelente, Docca Soares, Flávia Noguera, Giovanni Christian e Marcelo Amado).

Shows musicais ficarão por conta das bandas Offal e Repelentes (sábado) e Macumbazilla (domingo), às 21h30. No último dia do Festival Cultural Mondo Estronho, será encerrada a exposição fotográfica de arte tumular “Ars perpetuum”, do coletivo fotográfico Diálogos com a Cidade (Luciana Fátima e Arlindo Gonçalves). Dias 2 e 3 de julho, Luciana Fátima e Arlindo Gonçalves estarão presentes no evento.

Condado Macabro mistura horror com doses de humor
O longa Condado Macabro (2015) encerra a mostra de cinema do Festival Cultural Mondo Estranho este ano.

A mostra de filmes vai reunir 60 produções independentes em curta, média e longa-metragem nos gêneros animação infantil, comédia, horror, drama, ação, documentário, music, experimental e suspense. A curadoria é de Otavio Pereira. Será aberta quinta-feira, dia 30, às 14h30, com a animação infantil “Brichos”, de Paulo Munhoz. Dia 30, às 18h30, a sessão Melhores do Mondo Estronho 2015 trará exibições de “Mc Don’t” (2014), de Louis Mota, “Indianópolis, Meu Amor” (2015), de Guilherme Ferraro, “Pray” (2014), de Claudio Ellovitch, “Snuff Said” (2015), de Julio Wong, “Carniçal” (2015), de Rubens Mello, e “Judas” (2015), de Joel Caetano. A mostra será encerrada domingo às 19h15, com o filme de horror dirigido por Marcos de Brito e Andre de Campos Melo, “Condado Macabro” (2014).

Desde 2010, a Editora Estronho vem se destacando no mercado nacional com a publicação de novos autores – incluindo literatura fantástica –, as coleções “Cinema Estronho” e “TV Estronho”, “Funesto”, além de dois eventos de grande repercussão: Festival Cultural Mondo Estronho (anual, desde 2014) e o Cinemondo Cinemateca (mensal, desde 2015 promovido em parceria com distribuidoras de DVDs, com feira de livros e exibição de clássicos do cinema). A editora de Marcelo Amado e Celly Borges teve sua origem no site Estronho e Esquésito, criado em 1996 e voltado à publicação de contos de literatura fantástica a partir de 2005.

Para maiores informações, acesse o site oficial do evento, AQUI.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *